qui
14 jun
2018

Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

Você provavelmente já ouviu falar do Jalapão e ficou com vontade de visitar o Tocantins, não é mesmo? E se eu te falar que ali pertinho também tem uma outra região de ecoturismo ainda super inexplorada, mas cheia de paisagens lindas? Prepare-se, pois depois desse texto você vai querer incluir as Serras Gerais no seu roteiro 😎

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnoTocantins ou #TOP3Tocantins para ver mais fotos!

 

O que são as Serras gerais?

As Serras Gerais fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil! Essa região é formada por alguns municípios do Tocantins que são recheados de ecoturismo e história. Você vai encontrar muitas cachoeiras, lagos, trilhas e tudo o que um aventureiro procura.

 

Eu não sei vocês, mas eu AMO encontrar cantinhos desconhecidos mundo afora e poder explorá-los antes da massa turística é realmente um privilégio. Não me leve a mal, eu não descrimino nenhum lugar e adoro as muvucas bombadas também.. hahaha Mas fala sério, ter uma cachoeira dessas só para você é uma sensação que não se encontra em qualquer lugar:

 

cachoeira-serras-gerais-min-650x867 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Cachoeira Brejo Limpo, na cidade Rio da Conceição

 

O turismo nas Serras Gerais ainda está começando, e o lado bom disso é que você vai encontrar pouquíssimas pessoas disputando espaço com você. Tive a oportunidade de ser a primeira blogueira (junto com o Estevam) a oficialmente visitar a região a convite do Sebrae Tocantins, que está fazendo um trabalho incrível com as agências locais!

As pousadas são super simples, mas confortáveis (não espere luxos), as comidas caseiras maravilhosas e o atendimento dedicado. Posso dizer com propriedade sobre o resultado: eu nunca fui recebida com tanto carinho e calor em nenhum outro lugar do Brasil!

 

Onde ficam as Serras Gerais?

Em apenas 2:40h de carro saindo do aeroporto de Palmas você chega na primeira cidade das Serras Gerais, chamada Natividade. É super pertinho mesmo! Nesse mapa você consegue ter uma noção melhor das cidades da região e das distâncias com o Jalapão. A dica é pegar uns dias a mais e unir o roteiro com as duas regiões, como eu fiz! Porque a gente da valor a cada aéreo, não é mesmo? haha Vamos aproveitar!

  • O pin roxo é palmas!
  • Os pins laranjas são as cidades turísticas das Serras Gerais
  • Os pins verdes são as cidades base do Jalapão

 

 

As principais cidades com atrativos turísticos das Serras Gerais são Natividade, Dianópolis, Rio da Conceição, Almas e Aurora. A algumas horas dali você também pode chegar no município de Peixe, que não faz parte oficialmente das Serras Gerais (por isso está com pin azul).

A agência que organizou tudo junto com o Sebrae para nos receber foi a Seriema Ecoturismo, da incrível Fernanda, e é ela que indico para organizar também seu roteiro nas Serras Gerais. Mas antes, deixa eu te mostrar com destaque alguns dos lugares que mais gostei, pra te inspirar 🙂 E segura que no final desse post tem desconto, ein?

 

Aurora (Azuis)

É na cidade de Aurora, mais precisamente no povoado de Azuis que você vai encontrar o menor rio do Brasil com apenas 145 m de comprimento. É o terceiro menor rio do mundo e um dos lindos cartões postais das Serras Gerais!

Nos Azuis você vai desconectar: lá não pega telefone e não tem internet, é realmente bem roots! Mas isso vai te proporcionar curtir um dia de verdade com a natureza e não pensar em mais nada que está acontecendo no resto do mundo.

 

azuis-min-780x603 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Rio Azuis

 

A água do rio Azuis é morninha e absurdamente transparente. Juro, que delícia passar o dia ali! Mas a dica é fugir dos finais de semana! O resto do Brasil pode não conhecer, mas os Tocantinenses morrem de amores pelos Azuis e o lugar loooota nos sábados.

A Fernanda organizou nossa visita em uma segunda e olha a paz:

 

rio-azuris-tocantins-min-650x766 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Só tem 3 pessoinhas ali dentro!

 

A cidade de Aurora também possui vários outros atrativos como cachoeiras e trilhas, que não chegamos a conhecer porque só passamos um dia. Mas fala sério se não valeu a pena ter ido lá conhecer esse rio? Eu amei!

 

ONDE FICAR |  Nos hospedamos na Pousada Flor da Serra, que fica a poucos passos do rio Azuis. É um lugar super simples, mas limpo, confortável e com ar condicionado.

 

pousada-azuis-to-min-780x511 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Pousada Flor da Serra

 

ONDE COMER | Do mesmo dono da pousada, o Osmane, nossa dica é o restaurante Agenda 21! Comemos uma deliciosa carne de sol na nata, que estava super bem feita e ele ainda serve cervejinhas especiais, acredita? O lugar é super charmoso e na beira do rio, você não sente vontade de ir embora!

 

restaurante-agenda21-min-780x390 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

 

Rio da Conceição

Foi a cidade das Serras Gerais que fizemos mais coisas em pouco tempo. Para quem curte turismo de aventura, anote o nome ‘Rio da Conceição’, porque você tem que incluir no seu roteiro. Fizemos um passeio de bóia cross super legal, onde o atendimento me impressionou bastante! Os meninos eram suuuuper atenciosos, tinha sempre um guia na frente do grupo e outro fechando para ter certeza que todo mundo está descendo bem o rio.

Tudo muito seguro e confortável, que deixou o cagão do Estevam mais tranquilo.. hahaha juro, nunca vi pessoa tão medrosa!

 

boia-cross-serras-gerais-min-780x585 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Olha a cara de pavor do menino.. hahaha

 

Também fizemos uma trilha aquática, chamada de 17 Travessias, algo que eu nunca tinha feito na minha vida! Você caminha por pequenos pedaços de rios que desembocam em poços de água com mini cachoeiras, e nessa parte você vai boiando até o outro lado. SUPER diferente e levinho de fazer… eu gostei demais!

 

17-travessias-min-780x585 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Subidinha na trilha aquática. Mega diferente, né?

 

A dica é ir com um tênis que possa molhar e roupa, nada biquini. A ideia é ficar confortável. No final dessa trilha você chega na cachoeira da primeira foto 🌝

 

17-travessias-trilha-min-780x390 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Boiando em um dos poços de água. Que lugar gostoso!

 

E por fim, fomos conhecer a Lagoa da Serra, onde você pode fazer stand up. Não tinha ninguéeem lá além de nós e deu pra curtir uma tarde de super tranquilidade. Em algumas épocas do ano a água fica mais azulada, mas quando fomos estava super transparente e cheio de peixinhos. E no fundo, as Serras Gerais!

 

lagoa-da-serra-min-780x521 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

A lagoa toda só para nós!

 

ONDE COMER E DORMIR NO RIO DA CONCEIÇÃO

O restaurante Quintal de Casa, tem uma comidinha caseira deliciosa e com preços super em conta. Ele fica no centrinho, desembocando do Bóia Cross e trilha das 17 Travessias. Não deixe de provar o frango caipira! Para dormir ficamos no Hostel Rio Sol, que tem quartos privados!

 

quintal-de-casa-min-780x530 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Comidinha caseira do Quintal de casa

 

Se está gostando até agora dos atrativos das Serras Gerais, mande um email para a Fê pedindo um orçamento. Ela vai montar para você um pacote com tudo o que você precisa: pousadas, entrada dos atrativos, guia e deslocamento entre as cidades, para você não se preocupar com nada. E leitor do blog tem desconto de 5%! Só preencher o formulário abaixo para garantir 😉

 

Faça aqui a cotação com a agência Seriema Ecoturismo e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
seriema Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

 

Natividade

Para quem tem interesse na história do Brasil, não pode deixar de fora do seu roteiro das Serras Gerais a cidade de Natividade, a mais antiga do Tocantins. O Estado carrega muita história de extração de ouro e cultura da época dos escravos, e você vai poder viver isso de perto. A cidade é fofa, me lembrou muito Ouro Preto, mas sem as ladeiras 🙏.

 

natividade-min-780x545 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Natividade | Foto de Flavio Cavalera

 

A pegada de Natividade é o tursimo de experiência, onde você bota a mão na massa e não fica só olhando.

Aqui você vai jogar capoeira junto com os locais, aprender a fazer o biscoito mais tradicional do Estado chamado Amor Perfeito (que é sensacional de gostoso), vai ver de perto como os ourives trabalham até hoje com produção de jóias em filigrama e fazer um tour guiado para entender a história de todas as práticas. É muito interessante!

 

turismo-experiencia-natividade-min-780x922 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Turismo de experiência em Natividade

 

ONDE COMER E DORMIR | Nos hospedamos no hotel Serra Geral, super confortável e com ótimo café da manhã com tapiocas feitas na hora. Super recomendo! E para almoçar, indicamos o restaurante Casarão com comida à kilo caseira e super bem feita.

 

hotel-natividade-min-780x390 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

 

Almas

Outra cidade que pode estar no seu roteiro das Serras Gerais é Almas. Não cheguei a conhecer por falta de tempo, mas deixou um gostinho de “quero mais”. Aqui é para os loucos por adrenalina como eu! haha Se liga só nessa ancoragem para ver o cânion lá de cima! 😱 Eu quero sim ou com certeza voltar para fazer isso? Falem com a Fê para pegar mais informações sobre o que fazer na cidade.

 

almas-min-780x652 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Ancoragem em Almas

 

Peixe

Fora do roteiro das Serras Gerais, mas ainda nos arredores você tem a cidade de Peixe. Lá você pode fazer passeio de barco pelo rio Tocantins e até pilotar como eu! hehe Aqui na época do verão tem muitos shows e festivais e parece que o negócio esquenta. Em outras épocas é ótimo para quem quer relaxar e fugir um pouco da cidade.

 

rio-tocantins-min-780x578 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Cara da maluca no Rio Tocantins

 

ONDE COMER E DORMIR | Ficamos na pousada Rosa de Fogo que tem ar condicionado e a comida super bem feita. Olha só esse café da manhã. Da própria pousada você já sai pro passeio de barco 🙂

 

peixe-min-780x390 Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

Pousada Rosa de Fogo

 

Combinando o roteiro com o Jalapão

Indico pegar de 3 a 4 dias antes do Jalapão para fazer as Serras Gerais em um roteiro combinado. Escolha as cidades que mais se enquadra no seu perfil e converse com a Fê da Seriema Ecoturismo.

Eles vão organizar tudinho para você, incluindo o transporte entre cidades que é a parte mais chata, e te passar um orçamento com desconto de leitor do blog. Muito melhor ter alguém local para organizar tudo para você e poder explorar uma região ainda tão intocada do Tocantins ❤

 

Meu roteiro em Serras Gerais e Jalapão foi:

  1. Peixe (Serras Gerais)
  2. Natividade (Serras Gerais)
  3. Rio da Conceição (Serras Gerais)
  4. Aurora – Rio Azuis (Serras Gerais)
  5. Jalapão (Roteiro de 4 noites)
  6. Jalapão (Roteiro de 4 noites)
  7. Jalapão (Roteiro de 4 noites)
  8. Jalapão (Roteiro de 4 noites)

 

Faça aqui a cotação com a agência Seriema Ecoturismo e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
seriema Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins

 

++ Em breve roteiro no Jalapão e Serras Gerias combinado

 

Quem aí também ama um turismo diferente pelo nosso país?

 

LEIA MAIS

 

* Agradecemos a Seriema Ecoturismo e Sebrae Tocantins por nos receber tão bem. As opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)