sex
10 out
2014

Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Postado por Thaís Towersey - 21 Comentários

O passeio à Laguna Cejar foi escolhido para acontecer no nosso dia 2, em San Pedro do Atacama, pois é um dos mais leves em relação a altitude e, principalmente, esforço. Já tinhamos feito o Trekking Cuchabrache no nosso dia inaugural na cidade, e queríamos algo um pouco mais leve pro dia seguinte.

*Esse post foi atualizado e reformulado em set/2016 após minha segunda viagem ao Atacama, 2 anos depois de ter sido escrito. Enjoy! 🙂

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da minha viagem ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #GMAnoChile 😉

 

cejar-780x518 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Nosso tour à Laguna Cejar também foi realizado pela agência Flavia Bia Expediciones, que fizemos quase todos nossos passeios. Como é um tour leve que acontece na parte da tarde, iniciando-se às 15:00, ele pode ser conciliado com outro passeio na parte da manhã, caso você tenha pouco tempo no deserto.

 

A vista à Laguna Cejar é um exemplo clássico de como o Deserto do Atacama é peculiar. Você já pensou em entrar em uma lagoa tão salgada, tão salgada que você não consegue afundar seu corpo? É exatamente isso que você vai experimentar por lá. Com 80% de sua composição em sal, a Laguna Cejar ganha o Mar Morto nesse quesito, acreditam?

Não vou te enganar, a temperatura da água da Laguna Cejar é MUITO gelada (uma média de 15º). Independente da estação, é um choque térmico passar pela experiência de não afundar. Mas se você foi até o Atacama, tem que entrar, né?

 

boiando-cejar-780x518 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Nossa amiga Carol, que conhecemos no tour. A corajosa que entrou na água!

 

ESTRUTURA DA LAGUNA CEJAR

Sabe quando você vai à praia e depois de um tibum no mar, quando seu corpo seca, você fica meio branquinho, sentindo o sal na pele? É, meu amigo, o mar que conhecemos tem apenas 6% de sal. SEIS! Imagina a sensação de mergulhar em um com 80%? É uma experiência única!

 

Mas fiquem tranquilos, pois o local tem banheiros para se trocar e chuveiros para lavar o corpo com água doce  🙂

 

banheiro-cejar-780x390 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

 

Se por acaso você ler em algum outro lugar que nesse passeio não há banheiros e que você deve levar água doce para se lavar, desconsidere, pois ele está desatualizado. A implementação de banheiros não é mais tanta novidade na Laguna Cejar, mas você pode ver essa info ainda. Como vocês podem ver na foto acima, há vestiários, chuveiros e toda a estrutura que você precisa para fazer seu passeio.

 

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

 

 

ROUPA IDEAL PARA LAGUNA CEJAR

Aqui entra uma atualização importante. Minha primeira viagem ao Atacama foi em meia estação, em Setembro, e à tarde estava calor. Já na segunda era inverno, viajei em Junho. Já faz um pouco mais de frio durante o dia, e no por do sol venta bastante!!!

 

Não se esqueçam de já ir com a roupa de banho por baixo (para economizar tempo, já que tem fila nos banheiros), uma toalha e uma muda nova de roupa.

 

Verão e meia estação

Como no geral por lá faz calor, nós fomos de short, uma blusa de manga curta, chapéu, e eu já fui logo de chinelos. Em alguns pontos há lama, então achei que mandei bem de não ter ido de tênis como minhas amigas, que ficaram escolhendo onde pisar. Mas não deixe de levar um casaquinho leve, pois no final do dia ,quando o sol se põe, sempre venta e esfria um pouco, ok?

 

DSC04114 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Roupas que usamos em Setembro na Laguna Cejar.

 

Inverno

Em Junho e Julho o frio pega mais na Laguna Cejar, tanto que não tive nem coragem de entrar na água gelada (até porque já tinha entrado em 2014, né, eu já tinha pagado meu pedágio…rs). Cheguei de calça, tênis e corta vento. Na hora do por do sol tive que colocar um casado mais pesado, pois realmente enfriou muito!

 

andando-atacama-780x518 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Roupa que usei em Junho.

 

Bem, após muitas fotos super disputadas pelo espaço, fomos direcionados para o nosso snack time ao lado da Laguna Tebinquiche para apreciar o pôr do sol. Esse foi o dia que mais comemos, fiquei assutada. Mas os tacos estavam muuuuuito bons, e acompanhados com pisco sour feitos na hora pelo nosso guia!

 

mesa-cejar-780x585 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Mesa da Flavia Bia montada!

 

Claro que a Laguna Cejar em si é super especial e tals, mas eu acho que o carro chefe desse passeio é o momento do por do sol. Foi da primeira vez que visitei, e não decepcionou na segunda. Tomar um drink observando essa beleza da natureza é realmente algo impagável.

 

por-sol-cejar-780x518 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

 

Imagina você seu e amor apreciando esse momento? Quem disse que o Atacama não é romântico? Acho um super destino de lua de mel para casais aventureiros!

 

nos-cejar-780x519 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

 

E para completar, a Flavia Bia Expediciones ainda manda um músico para tocar música ao vivo durante seu snak no por do sol 😱 Fala serio, né, gente? Por isso eu amo os passeios dela, tem sempre um diferencial.

 

por-sol-musica-780x518 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

Música ao vivo ao por do sol, só com a Flavia.

 

 

Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor ❤ É só preencher esse formulário!

 

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
flaviabia Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

 

OS PREÇOS DA LAGUNA CEJAR

Como já contei em outros posts, basicamente em todo passeio no Atacama você deve pagar uma “entrada”, que é um valor pago diretamente no local para manter a preservação. Uma coisa super curiosa sobre as entradas da Laguna Cejar é que quando visitei em 2014 ela custava 5.000 pesos chilenos, e ano passado tinha subido para 30.000 pesos!!!!!!!

O que aconteceu: por causa do volume muito alto de turistas, estava se formando uma camada de protetor solar na Laguna, e claro que isso é inaceitável. Pra tentar diminuir essa degradação, eles jogaram o preço lá em cima. Agora o valor já caiu para 17.000 pesos, o que ainda é caro, mas não absurdo.

Por conta desses altos valores, acabaram descobrindo um novo paraíso no Atacama, as Lagunas Escondidas (que hoje é um dos meus passeios preferidos e custa 5.000 pra entrar). Não deixe de ler o post sobre ela para entender um pouco melhor.

 

cejar-sol-atacama-780x518 Laguna Cejar, no Atacama: a lagoa mais salgada que o mar morto

 

 

FICHA TÉCNICA DO PASSEIO*:

  • Agência: Flavia Bia Expediciones
  • Horários: 15:00 às 19:00
  • Refeições: Coquetel com lanche.
  • Transporte: Hotel – Passeio – Hotel
  • Entradas: 17.000 pesos
  • Preço do Tour: 35.000 pesos
  • Temperatura média no inverno: 17 graus.
  • Roupa: Citados acima.

 

A Laguna Cejar sem dúvidas é um clásscio do Atacama que todos deveriam conhecer, ainda mais com toda essa estrutura que amo!
Quem mais aí está pensando em ir?

 

LEIA MAIS

 

 

*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Junho de 2016. Agradecemos à FlaviaBia Expediciones pelo convite a voltar no Atacama!

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

21 Comentários:

  1. Fernando Casarotti30/05/2017

    Boa noite, Thais! Tudo bem?
    Primeiro, parabéns pelo blog! Está ajudando muito no planejamento de nossa viagem!
    Eu e minha esposa iremos ao Atacama pela primeira vez agora no meio de junho, não vemos a hora.
    Inclusive, faremos os tours com a FlaviaBia!
    Uma pergunta: nessa época, qual passeio você escolheria em se tratando dessa primeira viagem, Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas?

    Responder
    • Thaís Towersey02/06/2017

      Oi Fernando, que bom que está curtindo!
      Eu gosto mais de Escondidas. A entrada é mais barata, o coquetel é super legal e é um visu muito diferente do Atacama. Mas o por do sol da Cejar também é sensacional.. então vocês sairiam felizes também 🙂

      Responder
  2. paulo renato03/05/2017

    Boa tarde estou em Atacama e irei visitar a laguna Cejar e antes de mais nada agrareço as dicas que serão valiosas. Eu vou com a operadora Layama e paguei 18.000 pesos mas sem os mimos que vc. descreveu.

    Responder
  3. […] oferecem roupões atoalhados para os clientes da agência não sentirem frio. TOP!  E diferente da Laguna Cejar, em Termas de Puritama vocês podem mergulhar à vontade, pois as águas termais só podem fazer […]

    Responder
  4. Oi Thais, tudo bem? to indo em outubro e queria te perguntar, voce preferiu esse passeio ou as termas de puritama?? beijos

    Responder
    • Thaís Towersey29/08/2015

      Oi Barbara,
      são passeios beeeem diferentes, na verdade.
      As termas são pra relaxar e ficar lá de bobeira, e a Laguna Cejar você vai conhecer a sensação de entrar em uma água incrivelmente salgada e não afundar. Se você tiver que escolher, acho que a Cejar é mais diferente!
      Beijão 🙂

      Responder
  5. andreia09/07/2015

    Oi Thais, você acha de dá pra fazer esse passeio no dia que chegamos no atacama? É que terei a tarde livre no dia em que vou pra lá e estava pensando em aproveitar pois parece que a diferença na altitude não é tão grande.
    Obrigada.

    Responder
    • Thaís Towersey09/07/2015

      Oi Andreia, com certeza!
      Ou esse ou Valle de la Luna ou trekking Guatin, Termas de Puritama, Trekking Cuchabrache… todos esses são bons pro início da viagem!!! 🙂
      Beijão

      Responder
  6. Milena13/06/2015

    Oi Thais… Sera que pode me mandar o código do desconto para o seguro?

    Responder
  7. Carol11/04/2015

    Oi Thais, suas dicas estão nos ajudando muito a programar a nossa trip! Vamos agora na segunda quinzena de Julho (inverno master!!), vc acha que rola shorts, chinelos e entras nas lagunas??
    bjs

    Responder
    • Thaís Towersey12/04/2015

      Oi Carol,
      rola sim!!! Lá é quente, e na cidade você sempre vai usar shorts durante o dia.
      A grande coisa do deserto são as mudanças bruscas de temperatura!
      Se precisar de qualquer coisa pode falar, lá é um lugar muito diferente mesmo e gera muitas dúvidas 😉

      Não esquece de fazer seu seguro viagem, ein, é importante!!
      Pode cotar clicando aqui e coloque o código 15%abril pra ganhar 15% de desconto 🙂

      Beijão!

      Responder
  8. Lari Ferreira24/03/2015

    Oi Thaís, estou preparando minha viagem pro Atacama e seus posts estão ajudando demais!
    Mas tenho uma dúvida. Estou indo no começo de setembro e não sei muito bem o que esperar do clima, por que se eu nao me engano ainda é inverno né?
    Será que conseguirei usar shorts e entrar na Laguna ou é mais frio?
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey24/03/2015

      Oi Lari,
      que bom que estou ajudando. Fico sempre feliz de ouvir! 🙂

      Sim, ainda vai ser inverno em Setembro, mas você pode levar ao pé da letra todas as minhas informações sobre roupas e passeios, pois eu fui em setembro do ano passado!
      Qualquer dúvida pode perguntar no post sobre o passeio específico!
      Beijão, querida!

      Responder
  9. Natasha Catarina16/10/2014

    TEM QUE ENTRAR!
    É muito gelada a água, mas a sensação de boiar sem boiar é demais.

    Responder
    • Thaís Towersey16/10/2014

      Com certeza! Quando você colocar o pé na água da vontade de desistir, mas a sensação é única!

      Responder
  10. Gisela14/10/2014

    Adorei as dicas Thaís!!! As fotos ficaram lindas..
    Bjs

    Responder
  11. Rafael Leick11/10/2014

    Thaís, que fotos lindas!!! =)
    E, sim, os Ojos Del Salar tem água bem gelada e eu enganei uns gringos (mas numa boa rs), olhaí meu pulão:
    http://instagram.com/p/t7iuWYuVdM/?modal=true
    Mas foi incrível! 😉
    Amei o Atacama. Que gostoso reviver com seus posts. E fico feliz que a Flávia e o Mike te trataram bem rs Se ela estiver lendo, Flávia, tô de olho hein rs Saudade!
    bjs

    Responder
    • Thaís Towersey11/10/2014

      Oi Rafa, que bom que está gostando!
      Eu viajei nas suas também antes de ir! hehe

      Flavia me tratou suuuuper bem! Não podia ter sido melhor!
      Ainda conheci família completa, até a mãe do Mike estava lá fazendo os passeios com a gente! hahaha

      Beijão

      Responder

Conta aí o que você acha! :)