seg
11 jul
2016

Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

Postado por Thaís Towersey - 19 Comentários

Algumas das coisas que mais me perguntam sobre o Atacama são dicas de hotéis e quais passeios fazer. Eu estava devendo meeeeesmo um post bacana para ajudar vocês com o bê-a-bá e por isso resolvi escrever um passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama! Pode ficar um pouco longo, mas vou dividir em tópicos para vocês pularem até o ponto que tem interesse 😉

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos das minhas viagens ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #JustFunChile

 

lagunas-escondidas-min-780x519 Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

Lagunas Escondidas, um passeio novo e maravilhoso!

 

QUANTOS DIAS FICAR NO ATACAMA?

Acho que é a parte mais difícil de escolher, porque uma viagem para o Atacama pode durar facilmente de 4 dias até uns 15, e você não repetiria nenhuma atração. Já fui três vezes, né, gente, e ainda quero voltar por que tem várias coisinhas que acabaram ficando de fora. 😝

 

Bem, eu sei que dias férias é uma coisa complicada de se conseguir, e muita gente faz sua viagem para o Atacama em uma fugidinha de feriadão, mas se você tiver tempo, eu indicaria ficar 7 dias inteiros por lá. A cidade de San Pedro de Atacama fica a 2.400m de altitude, e algumas pessoas podem acabar passando mal por causa dos efeitos de altitude. Por isso, não é um destino que da para se fazer correndo, pois é necessário aclimatar o corpo. (Vou falar em outro post sobre o mal de altitude)

 

A altitude também te deixa mais cansado, e fazer aqueles pancadões de 3 passeios por dia, que fazemos em cidades na Europa, pode deixar você exausto. Na minha primeira viagem fiquei 8 dias, e AMEI fazer dessa forma, pois tínhamos algumas tarde livres para descansar e poder aproveitar melhor o passeio do dia seguinte.

 

Mas, se você só tem pouco tempo mesmo, dá para fazer uma viagem para o Atacama com 4 ou 5 dias, sim, não precisa deixar de viajar, mas saiba que algumas coisas vão ficar de fora, e que o ritmo será frenético.

 

COMO CHEGAR EM SAN PEDRO DE ATACAMA?

Para explorar as belezas do deserto, a cidade base é San Pedro de Atacama. E não vou mentir: é uma pequena missão chegar lá. Você deve comprar um voo para Santiago, depois pegar um voo até Calama (o aeroporto mais próximo de San Pedro) e depois um van que em 1:30h te deixa em San Pedro de Atacama. Ou seja, é um dia inteiro só para chegar, isso se você pegar os voos nos horários certos.

Chegar em Santiago do Chile é fácil, e tanto a Latam quando a Gol fazem o trajeto, mas e de Santiago para Calama? A Latam (fusão da Tam com a Lan) faz essa perna, mas é bem mais caro!

 

O pulo do gato é comprar com a cia SKY, que faz voos Low Cost até Calama. Eu paguei somente 19 dólares por trecho, tendo 23kg de franquia de bagagem!

 

Contei em um post separado como é voar com a Sky e algumas dicas básicas para não cair em pegadinhas e comprar realmente baratinho. Leia aqui! 🙂

A van pode ser comprada na hora, no aeroporto ou reservar o seu com antecedência para que uma empresa jea esteja te esperando com uma placa. Eu reservei minha última ida com a Pampa e contei tudo nesse post.  Hotéis mais sofisticados oferecem esse serviço incluso no valor da diária. O Awasi me buscou no aeroporto de Calama e o Alto Atacama me levou de volta.

 

relax-alto-atacama-min-780x518 Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

Relaxando no hotel Alto Atacama, no meio do deserto!

 

ONDE FICAR NO ATACAMA?

Como dito, a cidade base é San Pedro de Atacama, e mesmo sendo um pueblo bem pequenininho, existem opções de todos os estilos, do hostel até o alto luxo! Isso é algo que acho o máximo no Atacama: ele atende absolutamente a todos os públicos de todos os bolsos!

Para quem busca conforto com luxo, recomendo de cara os dois hotéis que fiquei. O Awasi é um hotel super no centro, all inclusive, com motorista e carro particular e o Alto Atacama já tem uma proposta de se hospedar no meio do deserto mesmo, rodeado por um vale.

Outras opções de luxo que me parecem muito interessantes para sua viagem para o Atacama, e que tem boas avaliações são o NOI Casa Atacama, o Cumbres e o Tierra Atacama. Esses hotéis atendem um público que não quer passar perrengue e está disposto a pagar por isso! (e eu acho que vale cada centavo!)

 

garganta-del-diablo-min-650x841 Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

Passeio oferecido pelos hotéis de luxo: Garganta del Diablo

 

Para quem busca conforto mais econômico, recomendo pessoalmente a Casa de Don Tomás, que também fui conhecer nessa viagem. O hotel é SUPER limpo, bem localizado, com café da manhã, aquecedor, banho quente, piscina.. tem de tudo, mas sem “fru frus”. Outra opção é o Pueblo de Tierra que uma amiga ficou e aprovou. Mas esse acaba rápido, pois é bem baratinho!

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

 

 

Para quem quer economizar bastante, há várias opções de hotels e hostals baratinhos. Há 2 anos eu fiquei no Nuevo Amanecer, que fica há uns 10 minutinhos do centro, não é tão pertinho, mas tem quartos privados a R$150 reais! Para opções de quarto compartilhado eu não tenho nada pessoalmente para indicar 😬

 

QUAIS PASSEIOS ESCOLHER NO DESERTO DO ATACAMA?

Ai ai ai, como isso é pessoal! Existem os passeios super famosos e meio que “básicos do deserto, mas você deveria ler o post específico de cada para saber qual se encaixa mais no seu perfil. São eles:

 

Alguns outros passeios que se tornaram bem procurados e você poderia incluir na sua viagem para o Atacama:

 

 

 

Ok, mas deixa eu te ajudar melhor. Digamos que você só tem 4 dias inteiros no Atacama, eu faria da seguinte forma:

1º dia – Geyser del Tatio (de manhã) e Vale de la Luna (à tarde)
2º dia – Piedras Rojas (dia inteiro)
3º dia – Lagunas Escondidas (de manhã) e Laguna Cejar (à tarde)
4º dia – Salar de Tara ou Trekking Guatin com Puritama

 

Aí, se tiver mais dias, você vai incluindo outros passeios e/ou deixando alguma tarde livre para respirar. Pode colocar a subida ao Vulcão Lascar, um passeio de bicicleta, também tem o trekking Cuchabrache, o Vale del Arco Iris e por aí vai….

 

Os hotéis de luxo que citei acima fazem passeios diferentes em lugares que as agências não chegam. Depois vou contar mais sobre isso, mas você pode pesquisar sobre Garganta del Diablo, Quebrada de Kari, Quebrada Kezala e Trekking Machuca Rio Grande.

 

COMO RESERVAR PASSEIOS NO ATACAMA?

Escolher uma boa agência faz toda a diferença sobre como serão os passeios da sua viagem para o Atacama. Se você se hospedar nos Hotéis de luxo, geralmente os passeios estão inclusos, e você não tem que se preocupar com isso, mas se ficar nos econômicos ou hostels, terá que buscar uma agência.

 

O que mais se lê é que o melhor é fechar os passeios na hora quando chegar na cidade para conseguir descontos. E se você está buscando só preço, realmente, essa é sua melhor opção. Depois vou contar um pouco mais a respeito, mas nessas agências menores que dão descontos, você não consegue garantir com quem você fará seu passeio, pois se agência não fechar um número x de pessoas, ela te realoca em outra agência.

Não sei você, mas eu não curto isso. Acho serviço essencial! Por isso minha indicação é fazer os passeios com a Flavia Bia Expediciones. Todo mundo sabe que ela é minha super parceria aqui do blog, e eu amo o trabalho dela, que é diferenciado. Os tours são menores, tem vários mimos, comida feita com o maior carinho pela cozinheira Carlinha e ainda por cima você pode fechar tudo em português com a Flavia por email.

 

mesa-cejar-min-780x585 Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

Mesa de tacos e Pisco Sour montada pela FlaviaBia Expediciones na Laguna Cejar

 

Você pode pagar direto em Real para a conta do BB dela, e fugir do IOF. A Flavia é super correta e faz uma conversão bacana, e você pode até ler sobre cotação de Peso e dinheiro para o Atacama aqui.

 

Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor  É só preencher esse formulário!

 

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
flaviabia Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

 

O QUE LEVAR NA MALA PARA O ATACAMA?

Se você já pesquisou minimamente, sabe como é complexa essa mala! Tem que ter roupa pra calor de 40 graus, até frio negativo, e é BEM complicada de fazer. Por isso escrevi há um tempo um post sobre o que levar na mala pro Atacama e que faz o maior sucesso, não deixe de ler pois está mega detalhado!!

 

QUANDO VIAJAR PARA O ATACAMA?

E por fim, é sempre bom saber se a época que você está planejando a sua viagem para o Atacama é ideal. O legal de lá é que todas as estações são boas e você pode viajar o ano inteiro. Mas é bom ficar ligado que em Junho, Julho e Agosto o frio é PESADO, mas se estiver com as roupas certas, ninguém vai morrer. Acabei de voltar de lá em Junho.

 

Setembro é uma ótima época, fui nesse mês a primeira vez, e além de ser baixa temporada, o frio já amenizou bastante. Dezembro e Janeiro é verão e o frio está bem mais controlado, mas são épocas de alta temporada e não se iluda, a procura dos hotéis é bem grande e você pode ficar sem hospedagem se não procurar com antecedência.

 

puritama-min-780x585 Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama

Brincando no Termas de Puritama

 

SEGURO VIAGEM

Gente, levem isso a sério! Nenhuma viagem deveria ser feita sem seguro viagem, mas principalmente para um lugar de aventura como o Atacama. Você pode passar mal de altitude, com a água, comida, tanta coisa! Quem me acompnha sabe que eu fiquei MAL no fim da viagem, tive que tomar soro… foi bem brabeira. Não dê mole, se previna, e viaje mais tranquilo. Eu indico a Seguros Promo que faz cotação em várias empresas diferentes. Se você cotar nesse meu link aqui e colocar o cupom GUIAMUNDOAFORA ganha 5% DE DESCONTO. E nesse link você ainda ajuda o blog a se manter de pé aqui dando dicas 🙂

 

Bem, acho que deu pra ter uma noção beeeem geral de uma viagem para o Atacama, não é? Vou lançar posts mais específicos com o tempo, mas se tiver dúvidas, já grita aqui nos comentários e eu vou te ajudando 😉

 

LEIA MAIS

 

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

19 Comentários:

  1. Outro post maravilhoso, dá um norte pra começar a se planejar

    Responder
  2. […] Passo a Passo para Planejar a Viagem para o Atacama no Guia Mundo Afora […]

    Responder
  3. Patrícia Carneiro07/09/2017

    Thaísssss estou apaixonada pelo seu blog,,, Nossa tá tirando muitassss dúvidas… Estou indo para Atacama com um grupo de amigas e lógico, estamos pesquisando.. Mas, sempre tem dúvidas.. Será minha primeira viagem internacional e estamos querendo primeiro ir para Santiago ficar uns dias e deixa Atacama por último.. e de lá pegar o voo de Calama para Santiago e Santiago para Brasil. Só que estou com muito receio fazer isso..Ainda não decidimos 100% a questão o que fazer primeiro pois vamos em 2018. Porém, acredito que daqui no máximo uma semana estamos com o roteiro pronto para fechar com a Flávia (esse foi a única coisa que temos certeza até agora) O que vc aconselha, melhor fazer Atacama primeiro ou assim não temos risco de perder o voo de volta pra casa?
    Parabéns por ajudar com suas dicas… Nós do grupo #parituChile estamos ansiosa.. rsrss

    Responder
    • Thaís Towersey15/09/2017

      Oi Patricia,

      Que bom que está curtindo! Desculpe a demora, mas estou viajando, aí acesso bem pouco o computador.
      Não entendi direito qual o seu receio. Da ordem das coisas? Na verdade tanto faz, acho que você tem que escolher pra quando as datas estiverem mais baratas, pois a ordem não vai influenciar nada.

      Você tem que colocar uma tempo razoável de um voo pra outro pra não correr esse risco por conta de atrasos.
      De resto, se joga que vai dar tudo certo 🙂

      Beijos

      Responder
  4. Iza R28/07/2016

    Obaa!!! Estou esperando o post da cia Sky tbm!!

    Responder
  5. Jonison A27/07/2016

    Thaís, cruzei c/ seu blog pesquisando sobre o Atacama, mas peguei várias dicas de outros locais. Parabéns, tudo lindo e bem detalhado!
    Irei em janeiro/17, e o que tá pegando é o trecho Calama – Santiago (ñ precisarei fazer Santiago – Calama, pois entrarei no Chile vindo de Salta/AR) . Li que que pela Latam é bem mais caro o referido trecho e é uma boa fazê-lo pela Sky. Estou aguardando seu post acerca para dirimir dúvidas.
    Abraço

    Responder
    • Thaís Towersey27/07/2016

      Oi Jonison, que bom que curtiu!!! 🙂

      Nossa, vou tentar planejar esse post pra amanhã, essa info está sendo bem solicitada! rsrs
      Fica de olho que já já sai!
      Beijão

      Responder
    • Thaís Towersey03/08/2016

      Oi Jonison, saiu o post! 😉

      Responder
  6. Iza R21/07/2016

    Olá Thaís!
    Adorei seu blog, todos os posts me ajudaram muito, estou indo pro Atacama no final de agosto, com meu namorado, conversei com a Flávia, sobre os passeios, vou fechar com ela. Sobre o voo, li aqui sobre a cia sky, realmente é bem mais barata, você já fez o post sobre ela? Que você escreveu que ia falar tudo, para nao cairmos em pegadinha, to querendo saber para eu ja comprar as passagens. Desde já obrigada. Parabéns pelo blog.

    Responder
  7. Natalia12/07/2016

    Thaís adoreii seu post!!! Preciso de uma ajuda hahaha! Como voce conseguiu Low Cost da Sky por esse preço? Comprou pela internet? Ontem quase comprei pela LATAN por R$ 200,00… mas não sei se o preço ta bom! tenho medo de deixar pra comprar lá e não achar voo pro dia que preciso!! HELP ME! RSRSRS!! Adoro seus post acho que ja li todos do ATACAMA umas 10x! beijosss

    Responder
    • Thaís Towersey12/07/2016

      Oi Naty, hahaha acabou de sair post novo sobre as LAgunas Escondidas. Você TEM que fazer esse passeio!
      Então, vou escrever sobre isso, mas eu comprei online mesmo. Da uma olhada em várias maquinas diferentes, pq pra mim aparecia 19 dólares e pra minhas amigas 119! Nenhum sentido pra isso!
      Comprei com cartão brasileiro normal.. mas olha, são R$200,00 com taxa? Não está ruim o preço, porque com as taxas, IOF, e convertende, vai sair quase a mesma coisa pela Sky.

      Beijão querida!

      Responder
  8. vida de um wanderluster11/07/2016

    Muuuito bom! Agora é só planejar e viajar para o Atacama hahaha o post não foi longo, tá tudo bem explicado e direcionado! Doido para conhecer!

    Responder
    • Thaís Towersey11/07/2016

      Ufaaa! Feliz de estarem gostando dos passo a passos!! Tem que marcar logo essa viagem, Atacama é lindo demais!! <3
      Beijão e obrigada pela visita!!

      Responder
  9. Eloah Rubbio11/07/2016

    In love com esse post!!! Ter um norte para planejar uma viagem é maravilhoso!!
    Está demais! Parabéns Thaís!!!

    Responder
    • Thaís Towersey11/07/2016

      Obaaaa! Obrigada Eloah, fico sempre em dúvida se vocês vão curtir posts tão longos… que alívio ouvir isso! hahaha

      Beijão

      Responder

Conta aí o que você acha! :)