Eu sempre quis conhecer um pouco mais da Inglaterra além de Londres. Apesar de ser APAIXONADA pela capital, o país tem muito o que oferecer e era um absurdo nunca ter explorado mais. Por isso na última viagem decidi fazer um bate e volta para Bath, uma cidadezinha histórica que fica a apenas 1:30h de Londres. Se você também não tem muito tempo, mas quer ir além do básico, acho que vale muito a pena fazer um passeio de um dia em Bath!
++ Confira os programas imperdíveis de Londres
++ Não esqueça o Seguro Viagem
O QUE FAZER NA CIDADE DE BATH
Bath é pequenininha e você não vai gastar uma Libra em deslocamento lá dentro, da pra fazer tudo a pé, o que é uma imensa vantagem e mais um motivo para visitar a cidade. Logo que comecei a caminhar me deparei com lindas ruas, lojas e artistas se apresentando.
Aliás, só pra dar uma panorama geral, é importante saber que esta é uma cidade histórica, patrimônio da UNESCO desde 1987, e há anos se tornou famosa por ser a única região da Inglaterra que possui poços de águas termais quentinhas! Vou falar mais sobre isso já já 😉
Agora, confira o mapa com meu roteirinho de um dia em Bath os principais pontos turísticos da cidade. Depois, aproveite as dicas do post para planejar seu passeio:
DICA: Minha primeira parada foi o centro de Informações turísticas, que fica do ladinho do The Roman Baths, onde peguei o mapa e algumas outras informações da cidade!
THE ROMAN BATHS
Antigamente acreditava-se que as águas termais cidade tinham propriedades medicinais (acho que até hoje se acredita nisso, né? Eu adoro!), e por isso os romanos fizeram de Bath seu “spa privado”, onde os mais importantes vinham para relaxar, se banhar e se curar! Por conta de tudo isso, minha primeira parada na cidade foi o então a atração turística The Roman Baths.
É um complexo gigante criado pelos romanos para seu uso próprio, onde ainda saem águas termais quentinhas. É incrível como o local ainda está preservado, e caminhar por ali é quase entrar em um túnel do tempo. Hoje em dia não se pode mais entrar nas águas do local, mas a visita é must see total em seu 1 dia em Bath!
Incluso no valor do ticket há um audio guide que explica toda a história, e vale a pena perder umas 2 horas lá dentro conhecendo um pouco mais das origens de Bath. A entrada custa a partir de £18 para adultos. Veja horários atualizados e mais infos no site oficial.
BATH ABBEY
Na mesma praça do The Roman Baths, você vai dar de cara com uma igreja maravilhosa, que é a Bath Abbey. A entrada é gratuita e é possível assistir a missas que acontecem normalmente até hoje. A igreja também tem um tour nas torres que promete uma vista bonita da cidade. Para subir, aí sim você paga por volta de £10. Eu não fui no topo, mas nesse vídeo você consegue ter noção do que te espera!
FREE WALKING TOUR
A saída do Free walking Tour é ao ladinho do Roman Baths e, como sempre, vale a pena fazer o clássico passeio guiado que conhecemos tão bem! Como você só tem 1 dia em Bath, é incrível poder ouvir um apanhado geral da história da cidade, e caminhar com quem entende nos locais mais importantes. Depois não deixe de voltar no The Circus e Royal Crescent para fazer mais fotos! Eu peguei o tour das 14:00, e tem outro que sai de manhã. No centro de informação turísticas eles podem te passar horários atualizados, não deixe de ver quando chegar!
ALMOÇO NO SALLY LUNN’S
Que tal comer na casa mais antiga de Bath, construída em 1942?? Foi nesse lugar fofo que eu comi o famoso Bath Bunn, um pãozinho fofo e leve, típoco de lá! O lugar é muito procurado para chá da tarde, servido em um kit de louça maravilhosa, mas infelizmente a boboca aqui não toma chá, e não pude experimentar. Acredite, já tentei e não consigo! Fiquei só babando na mesa posta para as outras pessoas e fui de Bunn Salt Beef com café:
Os preços são razoáveis para comer algo típico em um lugar tão antigo, e variam dentro dessa faixa, mas você pode ver o menu completo no site oficial.
Bunns = £3,98 a £9,88
Set de chá = £7,48 a £12,38
Chá solto = £2,98
Café = £3,18
THERMAE BATH SPA
Aí você pensa: “caramba, eu vou no único lugar de águas termais na Inglaterra e não vou poder me banhar?” Claro que sim! Em 2017 foi inaugurado o Thermae Bath Spa, um “spa-ponto turístico” onde você pode relaxar nas fontes águas termais, como os romanos há tantos anos atrás!
O lugar é disputado, e pelo menos quando eu fui estava cheio, mas nada que incomodasse. Peguei uma filinha de 30 minutos para entrar, e depois foi só felicidade! Eu passei o fim da minha tarde nas águas quentinhas e nas saunas, no Day Use de 2 horas do lugar.
Eles possuem uma piscina interna enorme, e uma externa no terraço, onde cheguei a pegar uma cor, de tanto sol que fazia! O clima para fechar este 1 dia em Bath foi mais que perfeito!
Existem vários pacotes para curtir o local e os valors começam por volta dos £35 por 2 horas, incluso roupão, toalha e chinelos. Veja ainda no site oficial os valores das massagens. Ela podem ser agendadas e pagas à parte!
Não esqueça de levar seu biquini ou maiô, claro, e seus ítens de higiene para se ajeitar no final. Eles possuem banheiros e armários com senha para guardar tudo e não se preocupar, é só relaxar!
COMO CHEGAR EM BATH
Vamos falar da parte prática: Bath fica a 185 kms de Londres, e pegando um trem que sai da estação Paddington, você vai gastar somente 1:30h de trem por trecho, o que possibilita fazer um bate e volta e passar 1 dia em Bath bem gostoso. Eu saí do meu hostel logo cedo pra aproveitar o máximo o dia!
A Great Western Railway oferece passagens a partir de £15 o trecho até a estação de Bath Spa, a que você deve saltar, se comprados com antecedência. Da pra comprar direto no site mais ou menos 1 mês antes para conseguir bons preços. Mas se por acaso você decidir fazer a viagem de última hora, os tickets saem uma média de £60 ida e volta!
Eu viajei na primeira classe deles, que é mega confortável, com serviço de bordo, Wi-fi e tomadas nos assentos para carregar o celular, super aprovado! Olha só como é o vagão:
SABIA QUE O SEGURO VIAGEM PARA A EUROPA É OBRIGATÓRIO?
Sim, sim, meu amigo. Se for viajar para Europa, nem pense em ir sem seguro viagem! A União Européia é composta de 28 países, e quase todos eles fazem parte do Tratado de Schengen. Esse acordo torna obrigatório aos turistas terem um Seguro Viagem na Europa de pelo menos 30.000 Euros de cobertura em gastos médicos. Portanto, se você chegar na imigração, te pedirem o documento e você não tiver, eles vão te mandar voltar!
Um seguro de viagem na Europa custa uma média de R$130,00 para 2 semanas de viagem e uma única consulta médica particular por lá sai na faixa de €300. Então mesmo se não fosse obrigatório, é muito inteligente fazer o seu!
Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.
MAIS DE 1 DIA EM BATH: O QUE TEM PARA FAZER
Se você ainda tiver pique e decidir ficar mais um dia na cidade, Bath também tem alguns museus interessantes como o Jane Austen Centre, The Holbourne Musuem e o Victoria Art Gallery. Eu finalizei o dia relaxada no spa mesmo e, depois, voltei pra Londres! Ah, não deixe de visitar o site Oficial Visit Great Britain (em português) para ver outras atrações que Bath que se enquadrem no seu perfil 🙂
Você já visitou Bath e tem algum ponto que gostou muito?
LEIA MAIS
- Seguro viagem OBRIGATÓRIO na Europa: saiba tudo aqui!
- Chip de internet ilimitada na Europa
- Tour nos Studios de Harry Potter em Londres
- 10 atrações imperdíveis em Londres para o primeiro viajante
- 4 pontos para ver Londres do alto!
- Musiciais em Londres: onde comprar ingressos e quais ver?
- Avião x trem na Europa: vantagens e desvantagens
- Dicas de como usar o metrô em Londres
- Trem de Paris a Londres: o trajeto com a Eurostar
- 5 dicas para planejar sua viagem para Londres
Me conte sua dúvida ou experiência