ter
19 set
2017

Trem na China: como comprar passagens e porque você deve usar!

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

Como contei no post sobre programação do roteiro na China, viajar de trem no país é fantástico! Eu não fazia ideia que a malha ferroviária de lá era tão eficiente, e em minha primeira viagem tinha começado a cotar tudo de avião, o que eu considero um erro. Vou te mostrar nesse post como é andar de trem na China com fotos e dicas de como comprar suas passagens, ok? 😉

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnaChina para ver mais fotos!

 

trem na China de velocidade

Trem bala na China

 

avião x trem

Eu já fiz um post de comparativo sobre as vantagens e desvantagens de pegar trem e avião na Europa, e a maioria das premissas são iguais:

Temos que considerar que os aeroportos costumam ser mais distantes, voos podem atrasar (e na China isso é bem comum), tem todas as regras de bagagem, peso e líquidos, e vários outros fatores.

Andando de trem na China você não precisa se preocupar com peso da mala e nem com carregar líquidos, os trem funcionam super bem, e o melhor, geralmente é BEM mais barato.

Durante as pesquisas confesso que fiquei com bastante medo de passar perrengue pegando trem na China, mas depois de arriscar e pegar vários trechos, sem dúvida virou meu meio de transporte favorito no país.

 

trem de 2ª classe

Eu comprei todas as minhas passagens de trem na China no site China Highlights na primeira viagem, e no China Trave Depot na segunda, que gostei muito mais! Vai ser a partir dele que faremos nossas pesquisas. A China possui trens de velocidade e trens mais antigos, assim como na Europa, e o ideal é sempre pegar os rápidos, não só para diminuir nosso tempo de deslocamento, mas porque os trens são mais novos.

 

Normalmente nesses trens você encontra 3 opções de assento: 2ª Classe, 1ª Classe e Business, uma sendo mais cara que a outra, obviamente. Eu andei de 2ª classe em todos os meus trechos, e vale muito a pena. O trem era assim:

 

Interior de Trem na China de segunda classe

Interior de Trem na China de segunda classe

 

Pode comprar esse sem medo! A primeira classe e Bussiness não cheguei a experimentar, mas no site deles, a imagem que colocam dos trens é essa:

 

Imagem do site China Highlights

 

trens noturnos

Como eu disse, os trens lentos são incrivelmente mais velhos e eu NÃO recomendo! Primeiro que passar 20 horas dentro de um trem é péssimo por si só, e segundo porque a experiência que eu tive foi realmente nojenta.

Peguei um trem de 24 horas de Zhangjiajie para Shanghai simplesmente porque eu queria saber como era para contar para vocês…rs (sim, eu tenho problema e sou uma ótima blogger haha). São 4 tipos de assentos diferentes:

  • Standing Ticket = que você não tem garantia nem de sentar
  • Hard Seat = assento, mas lotado de pessoas ao redor
  • Hard Sleeper = cama com 6 lugares em cada cabine
  • Soft sleeper = cama com 4 lugares em cada cabine

 

Peguei o Soft Sleeper, que seria a melhor opção, e ele era assim:

 

trem noturno na China

 

Até que a cama não era de todo mal, mas o resto do trem inteiro era podre. Banheiro impossível e a torneira de água “potável” eu não tive coragem de chegar perto.

 

Banheiro na esquerda e água “potável” na direita. Da pra confundir, não?

 

Aqui você pode ver a diferença de valores e tempo de deslocamento entre os trens rápidos e os lentos, no trecho Pequim – Xangai, que muitas pessoas fazem:

 

 

Por mais que seja MUITO mais barato ir no lento, eu não indico de verdade. Vocês foram avisados =D

 

alimentação nos trens

Os trens na China de velocidade costumam ter vagão de bar para comprar comida, mas o comum é todo mundo levar seu lanche. Na verdade, o que todo mundo faz é levar cup noodles e comer no trajeto, pois todo trem tem saída de água quente:

 

interior de trem na china

Esse botão vermelho é a saída de água quente, e ainda da pra ver onde guardam as malas

 

É normal, todos os chineses fazem, e se prepare por que o trem cheira a cup noodles sempre. Mas se você está comendo também, é de boa! 😆

 

Embarque nos trens na China

Na China a segurança é sempre bem rígida. Mesmo nos trens você passará por raio X com sua mala, até para entrar no metrô você passa em raio X, na verdade! Geralmente esse processo é bem rápido, mas indico chegar com uns 40 min de antecedência pra fazer com calma e achar sua plataforma.

Não adianta também chegar muito antes, pois as plataformas possuem uma porta que só abre 15 minutos antes do trem sair, então você terá que esperar do lado de fora de qualquer forma para embarcar, mas é bom já estar lá pronto pra não chegar esbaforido.

 

painel de trem dna Chima

Telão com número dos trens que saem daquela plataforma e a catraca pra descer na plataforma

 

Você vai encontrar na estação telões com os números dos trens, horários e a info de qual plataforma ele vai sair. Vai estar tudo em Chinês, mas calma! Os números estão no alfabeto ocidental, então não tem muito erro. Confira no telão, e depois novamente na porta de embarque, como da foto acima.

 

Entendendo seu ticket

No seu ticket você vai encontrar todas as infos que precisa sobre seu trem na China, mesmo sendo mandarim. Tem o número do trem, pra você checar no telão, às vezes já vem até o número da plataforma, o número do seu vagão e o seu assento. Montei esse esquema pra vocês entenderem melhor:

 

ticket de trem na China

Legendas de como ler seu ticket

 

E atenção! Não jogue seu ticket fora! Você vai precisar dele pra sair da estação quando chegar no seu destino final. Não há checagem de ticket dentro do trem, então acredito que essa é e forma de reconferir se você está desembarcando no local correto de onde comprou seu ticket.

 

bagagem

Não há franquia de bagagem para viajar nos trens na China, então você pode ir de boa com seu malão. Indico não viajar com muito peso, não só porque é uma bosta carregar mala pra cima e pra baixo, mas como os espaços para colocar as malas grandes não são muitos. Elas vão atrás das poltronas e alguns poucos espaços para malas grandes.

É normal você deixar sua mala no início do vagão e sentar lá na outra ponta. Desapegue das roupas! Leve sempre uma mochila com seus objetos de valor, dinheiro, laptop e câmera para colocar em cima do seu assento, e pronto!

E só pra te acalmar mais: a China é hiper segura, ninguém vai roubar nada seu assim dessa forma, fique de boa 🙂

 

Plataforma de trem na China

Plataforma de trem com sei lá quantos chineses!!

 

Comprando passagens de trem

Beleza, agora que você decidiu que vai viajar de trem na China, é hora de comprar suas passagens! 🙂 Como disse, comprei as minhas no Travel China Depot, mas também pode ser pela China Highlights e já ouvi falar do Ctrip. O preço da passagem é o mesmo, o que pode mudar é a taxa do serviço.

Eu gostei mais da China Depot porque o processo é mais fácil e da pra pagar com Paypal. Na Highlights você tem que mandar até seu passaporte escaneado… funciona, já usei, mas da muito mais trabalho!

 

Tome cuidado pra não errar o nome da cidade que você quer ir. Como todas as palavras se parecem muito, você pode errar de verdade! Eu quase comprei passagem pra Xianmen querendo ir pra Xian. hahah Ainda bem que vi antes!

 

Depois de tudo comprado, você vai retirar seus tickets na estação só quando chegar na China!

 

Retirando seus tickets na estação

Com a Travel China Depot você só leva a reserva na estação e retira seu ticket. Da retirar todos os trechos na mesma estação, ou seja: se você tem 5 trens saindo de lugares diferentes da China, você pode retirar tudo de uma vez em Shanghai, por exemplo. Mas eles cobram o valor de 5 Yuans (R$2,50) por ticket emitido fora da estação de saída. Suave e você já resolve!

 

Reserva que recebi por email e mostrei na estação para retirar meu ticket

 

Acho que é isso, galera. Se tiverem mais dúvidas, podem mandar ver que ajudo no que puder, mas podem ir com fé que os trens na China são mais baratos, rápidos e seguros!

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , ,
Thaís Towersey

29 anos, “mãe” orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês!
Ache-a no Google + e no Instagram.

Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)