sex
03 out
2014

Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Postado por Thaís Towersey - 33 Comentários

Quem me acompanha sabe que acabei de voltar de uma viagem maravilhosa no Deserto do Atacama, no Chile. Como estou mega ansiosa para contar tudo para vocês e principalmente para quem está com viagem marcada (e me contou no Instagram), não vou seguir muito uma ordem nos posts ok? Vou começar a contar sobre meu passeio preferido e seguindo para onde a inspiração me levar. Mas prometo que vou falar sobre tudo o que visitei 🙂 Nosso primeiro ponto de parada será em Piedras Rojas!!

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da minha viagem ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #GMAnoChile 😉

 


IMG_5719 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Meu passeio preferido aconteceu no Dia 3 que estava em San Pedro de Atacama, e ele seja chama Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas. 


É um passeio longo, de quase o dia inteiro, e que passa pelos seguintes pontos:

  • Piedras Rojas
  • Laguna Minique
  • Laguna Miscanti
  • Laguna Chaxa 

 

É importante dizer que Piedras Rojas não é um passeio básico oferecido por qualquer empresa no Atacama, e não entendo o porque, já que foi um dos lugares mais incríveis que visitei. A maioria das agência faz somente o tour até as Lagunas Altiplânicas com Salar de Atacama, que são lindas também, claro, mas que ficam incompletas, no meu ponto de vista. 
Por isso digo com firmeza: não deixe de ir a Piedras Rojas, pois vai faltar um pedaço importante da sua viagem.

90% dos meus tours foram fechados por email desde casa com a empresa Flavia Bia Expediciones de uma brasileira super simpática chamada Flávia (dãaaa), dona de uma das poucas agências que levam até Piedras Rojas, e que hoje se tornou minha amiga. Beijos Flá! 😉

 

 

Da uma olhada em algumas fotos de lá e veja se não vale a pena:

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

GOPR0534 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

DSCN3697 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

 

GOPR0581 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

IMG_5819 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama


A FlaviaBia Expediciones nos buscou no Hostel às 6:00 da matina para começar nosso passeio a Piedras Rojas que estava previsto para retornar somente às 15:30. Os locais a serem visitados eram distantes e contabilizando o dia inteiro, rodamos por volta de 260Km pelo deserto!

Na primeira parada já pudemos sentir o frio cortante que estava lá fora: zero grau. Eu não sofri muito pois estava incrivelmente bem agasalhada, mas digo logo que o frio do deserto não deve ser subestimado, portanto, como dizem os Chilenos: abriguem-se!

Conforme o dia vai passando e o sol esquentando, a temperatura sobe e vocês vão tirando os casacos segundo o tão conhecido “efeito cebola”. Mas para terem noção do frio, deem uma olhada no meu look no início desse dia: 

DSCN3714 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Incrivelmente agasalhada ao lado de uma lagoa congelada.

 

Depois de passado o choque térmico, relaxei meu corpo e minha mente para me encantar com a paisagem do lugar repleto de pedras avermelhadas*, claro,  devido a grande concentração de ferro oxidado, responsável pela cor das piedras rojas localizadas a 4.000 m de altitude.
>>> WHAT???<<<  Para quem não sabe, roja em espanhol significa vermelha


Enquanto tirávamos fotos, nosso guia lindo, fofo e favorito, Juan, ia montando a mesa do café da manhã ao lado de um lago congelado. Um dos diferenciais da Flavia Bia Expediciones além de oferecer passeios poucos explorados por outras agências, é a alimentação bem farta oferecida durante o dia. Olha que mesa fofa:

IMG_5734 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Café da manhã com uma paisagem chata, né?

IMG_5740 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Mesa de café da manhã

Depois da pança cheia, demos tchau a Piedras Rojas, voltamos para van e partimos para as Lagunas Altiplanicas. No caminho, às vezes ganhávamos alguns bônus surpresa como esse aqui:

DSCN3771 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Raposa que encontramos na estrada.


Subindo a 4.200 m de altitude, chegamos às Lagunas Altiplanicas. A Laguna Miscanti é mais bonita, em minha opinião, por conta da vegetação que a rodeia. Tire muitas fotos e desça todo o caminho demarcado no meio de uma paisagem complicada de descrever. Olha só:

 


DSCN3816 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Laguna Miscanti.

DSCN3830 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama


Para visitar as Lagunas é necessário pagar uma entrada de 2.500 pesos ou 2.000, se você for estudante. Eu, por acaso, levei minha carteirinha do Brasil mesmo e eles aceitaram. Não deixe de levar a sua, pois de grão em grão… né?


DSCN3823 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

 

Há banheiros nas duas Lagunas! Info bem importante para quem fica o dia inteiro fora no passeio.

 

GOPR0603_ Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Girls at the desert!


Logo do lado, chegamos na Laguna Minique, que também não fica atrás em quesito beleza.

IMG_5778 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Panorâmica da Laguna Minique.



Partindo para van de novo, chegamos a nossa última parada: 
O Salar de Atacama é o quinto maior do mundo, com 100km de longitude, localizado junto a Laguna Chaxa, habitat de inúmeros flamingos. Por isso, não podemos correr, nem gritar ou fazer movimentos muitos bruscos, para não espantar as aves. É necessário pagar uma entrada de 2.000 mil pesos para visitação, por se tratar de uma área protegida.

GOPR0619 Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Nós, no Salar do Atacama.


>>> WHAT???<<< Curiosidade sobre os Flamingos: Você sabe porque eles são rosados?
Pois se alimentam de micro camarões que, com o tempo, vão dando a coloração rosada às suas penas. Por isso, quão mais velhos eles ficam, mais rosados se tornam.

Agora da uma olhada no look dessa última foto. Vocês perceberam que já estamos sem os casacos? Nem parece o mesmo dia de passeio, né? rs  Ai, esse tempo loooouco do Atacama!
Para você não começar a se descabelar com mala, não deixe de ler meu post sobre “Como fazer a mala para o atacama (Especial Meninas)” que está fazendo ultra sucesso!
Se você estiver indo pro Atacama eu indico demais essa agência para passeios comuns e para os trekkings. Peça uma cotação para a brasileira Flavia aqui nesse formulário de contato e garanta um desconto especial  por ser meu leitor ❤

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
flaviabia Meu dia preferido no Atacama: Piedras Rojas, Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama

Ficha técnica do passeio*:
  • Agência: Flavia Bia Expediciones
  • Paradas: Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas, Salar de Atacama, Laguna Chaxa.
  • Horários: 6:00 às 15:00
  • Refeições: Café da manhã e almoço
  • Transporte: Hotel – Passeio – Hotel
  • Entradas: Total de 3.000 pesos.
  • Temperatura da primeira parada: Zero grau.
  • Temperatura do fim do passeio: 30 graus.
  • Roupa: Calça térmica por baixo; Legging por cima; Meia comum; Bota de pelo por dentro; Regata por baixo; Fleece; Casaco de Alpaca; Lenço; Touca e luvas.

*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Setembro de 2014.



Deu ou não vontade de saltar em um avião e ir pro Deserto do Atacama?
Conta pra gente o que achou, nos comentários!

 

 

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

33 Comentários:

  1. Luciana17/01/2018

    Olá Thaís, estou me preparando para ir ao Atacama com um grupo de amigas, vc acha melhor ficar no hostel, alguns são um pouco afastados do centrinho, cerca de 1,5km, ou eh melhor ficar hospedada no próprio centro?
    Olhei esse hotel (Restaurant y Residencial Chiloé) e gostei bastante. Estamos na dúvida entre o Hostel Campo Base e esse hotel citado no parentese.
    Outra dúvida eh se pegaremos esse frio que vc descreveu ai no blog, na época que vamos, que eh no período de 10/04/18 à 25/04/2018.
    Aguardo respostas, obrigada beijos
    Luciana

    Responder
    • Thaís Towersey18/01/2018

      Oi Luciana,

      Olha, 1,5km é um chãozinho pra uma cidade tão pequena. Na minha primeira ida eu fiquei afastada.. a gente ia andando todo dia pra comer e tals.. se tiver um grupo passa mais fácil, mas acho longe. Eu prefiro ficar no centrinho mesmo, a não ser que o preço compense MUITO!

      Essas temperaturas do blog são de Setembro. Você vai pegar um pouco mais tranquilo, mas nem tanto, não menospreze o frio de lá não, viu?

      Beijão

      Responder
  2. Jessica17/11/2017

    Oi Thaís!
    Estou adorando seu blog, tem me ajudado bastante com algumas dúvidas que eu tenho sobre o Atacama (principalmente a mala!) 🙂
    Estou indo pra lá em Fevereiro/18 e farei esse passeio. Como você já visitou o Atacama em mais de uma época, acha que encontraremos essa temperatura de 0 grau no início do passeio ou será mais tranquilo?

    Responder
    • Thaís Towersey18/11/2017

      Oi Jessica, que bom que pude ajudar ;))
      Então, Fevereiro é o inverno altiplânico, você pode pegar até chuvas… vamos torcer que não! Mas no geral a temperatura é bem amena e um pouco mais quente do que setembro (que foi o mês do relato desse post), mas eu me prepararia pro mesmo tipo de frio. Se esquentar, você vai tirando as camadas…

      Beijão e qlq coisa pode perguntar nos outros posts 😉

      Responder
  3. Luciana24/10/2016

    Olá, Thais.
    Estou adorando as dicas do seu blog.
    Vou para o Atacama em Novembro/16.
    Notei que em algumas postagens você coloca o valor da “Entrada” e “Preço do Tour”.
    Esses valores vc paga diretamente na agencia? Em alguns não tem o “preço do tour” pq simplesmente não tem um tour, só o translado, é isso?rs

    E outra questão… sei que é muito relativo, mas gostaria de saber quanto seria um valor considerável para levar para usar em passeios?
    Obrigada!!
    Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey24/10/2016

      Oi Luciana, que bom que está gostando!
      O preço da entrada é pago diretamente no local (é como uma taxa de preservação) e o do tour na agência. O do tour sempre vai ter, claro…rsrs A entrada que pode não ser cobrada em alguns lugares.
      Fala com a Flavia no [email protected] e pega um orçamento. Ela vai te falar melhor sobre valores. Não esquece de dizer que veio pelo blog e pede um descontinho, ta? 🙂

      Beijão

      Responder
  4. Monica21/07/2016

    Lindona, adorei o seu blog e estou anotando todas as dicas!!! Mas me tira uma dúvida, em que mês você foi? eu vou em outubro e estou com medo de estar tão frio assim!
    bjs

    Responder
    • Thaís Towersey21/07/2016

      Oi Monica, a viagem desse post foi em Setembro. Outubro vai estar um pouquinho melhor, mas acredite, da pra ser muito pior! rsrs
      Fui em Julho esse ano e estava MUITO frio, esse clima de setembro estava ótimo!

      Beijão

      Responder
  5. Fabiana Varella04/01/2016

    Thaís, vc pode me enviar o cupom de desconto do seguro saúde? Obrigada

    Responder
  6. […] Deserto do Atacama é o do Salar de Tara. Será? Vocês já sabem que meu passeio preferido é para Piedras Rojas, que quase ninguém conhece (infelizmente) e talvez por isso curtam tanto Tara. Gosto é algo mega […]

    Responder
  7. Sara25/06/2015

    Oba! Obrigada pela ajuda =)

    Estava pensando em fechar em 7 diárias por lá, seriam então para os passeios uns 5 ou 6 dias a depender do meu horário de chegada e saída. Acha que dá para aproveitar?

    Beijos!

    Responder
    • Thaís Towersey27/06/2015

      Sara,
      da pra você aproveitar tooooodas esses passeios ue ru tenho aqui no blog.
      Ei fiz eles com vários dias com tardes ou manhãs livres. Manda uma msg pra Ayllu que a Flavia te monta um roteiro assim perfeito como meu!

      Responder
  8. Sara25/06/2015

    Thaís, estou adorando seus posts sobre o Atacama, não conhecia o blog. Agora tenho certeza de escolhi bem meu próximo destino!

    Você tem algum resumo do reteiro, do que foi feito em cada dia?

    Beijos!

    Responder
    • Thaís Towersey25/06/2015

      Oi Sara,
      acabou que nunca fiz um post só de roteiro resumido, fui fazendo passeio por passeio.
      Quantos dias vc vai ficar? Te ajudo!
      E com certeza escolheu um destino perfeito, lá é demais!

      Beijão! 🙂

      Responder
  9. andersonhander08/04/2015

    òtimo post.

    Responder
  10. Oi Thaís, tudo bem? Estou indo neste domingo para o Atacama… Passaremos por Santiago e depois por Atacama. Vamos ficar 5 dias no Deserto (teremos 3 dias inteiros livres). Li os seus posts e estou um pouco na dúvida sobre os passeios a serem feitos.. Sei que 3 dias não são suficientes, mas quais passeios imperdíveis você me aconselha a fazer neste período? Queria fazer o Salar de Tara, mas pelo post que você escreveu, não sei se vale a pena, até porque está bem caro pela cotação que fiz.

    Obrigada pelas dicas da mala!! Como passaremos em Santiago antes, irei comprar lá as roupas de frio.

    Beijos e obrigada! Luciana

    PS: Somos bem parecidas, já que me formei em direito, sou casada e mãe de dois gatos!!!:-)))

    Responder
  11. Daniela Rozzeto04/01/2015

    Adorei encontrar seu Blog! Estou embarcando para o Atacama em fevereiro e suas dicas estão me inspirando muito! Contando os dias para chegar… Iremos tbm ao Salar de Uyuni. Vc teria alguma dica do Salar??? Obrigada!!! Feliz 2015, com muitas belas viagens!

    Responder
  12. Natasha Catarina16/10/2014

    Ai amiga to amando os posts!
    Estão demais!
    Por mais viagens como essa!
    E minha dica é: Piedras Rojas é BEM frio, eu fui com duas meias (uma térmica), 3 blusas e um casaco, calça térmica e calça jeans, bota, cachecol, gorro, luva…e de manhã ainda estava com bastante frio…Só melhorou quando chegamos na Lagunas altiplânicas.
    E mesmo o passeio mais bonito, as fotos parecem pinturas com esse visual.

    Responder
    • Thaís Towersey16/10/2014

      Para muuuuitas viagens como essa!
      Gente, escutem essa friorenta aqui, realmente é tenso!

      Responder
  13. Gisela09/10/2014

    Adorei – as fotos ficaram incríveis!!! Não vejo agora de ir..
    Thaís faz esse post sobre as roupas – urgente (please).. ahahahah… comprei alguns shorts para levar, mas acho melhor trocar por calças.
    Bjs e obrigada!

    Responder
    • Thaís Towersey09/10/2014

      Oi Gisela,

      é desesperador fazer a mala né? rsrs
      Quando você vai pra eu poder me programar pra escrever?

      Beijão

      Responder
      • Gisela09/10/2014

        Thaís
        Vou dia 5 de novembro!
        É muito chato fazer mala, principalmente quando você só pode levar 23kg.. ahahaha.. mas já comecei a esquematizar tudo, porque preciso comprar algumas coisas!!!
        Além disso.. tenho um mega trauma com mala x Chile, na última vez fui barrada pela Polícia Federal, por causa de um saquinho de uva passa na mala.. ahahaha.. imagina a confusão! Eles não perdoam..
        Obrigada pela ajuda.. vou esperar suas dicas!
        Beijos

        Responder
        • Thaís Towersey10/10/2014

          Oi Gisela,

          eles são MUITO chatos com entrada de alimentos no Chile. Não pode levar nada que não seja industrializado e lacrado.
          Bem, vou tentar lançar esse post semana que vem então pra te ajudar, ok? 🙂
          Mas já te digo logo, se for roupa de frio que você precisa, compre lá pois é barato demais!

          Beijão

          Responder
        • Thaís Towersey16/10/2014

          Gisela! Saiu o post das roupas especialmente pra você! 🙂

          Responder
          • Gisela17/10/2014

            Thaís
            Queridaaa.. muito obrigada!
            Já li tudo e respondi.. vou arrumar a mala seguindo seu passo a passo! Ficou ótimo o post..
            Ah! Vou seguir seu estilo academia.. ahahaha.. acho mais fácil! E talvez abandone meu tênis por lá também., porque a meia do trekking do ano passado ficou terrível – posso imaginar o estado que vai ficar o tênis também!!!
            Bjs

            Responder
            • Thaís Towersey17/10/2014

              Oi Gi,
              como eu já sabia que ia pro Atacama, guardei meu tênis de academia antigo já pensando em jogar fora. Você não tem noção do estado do bichinho! rs
              A gente não fica gata estilo de academia, mas foi bem confortável!
              Mas se você olha todas as fotos no Instagram, até que não fiquei zuada não! rs Os lenços ajudam muito a dar um estilinho!
              Beijão

              Responder
  14. Gabriela Moniz03/10/2014

    Fotos mais que perfeitas!! Amei o post!
    Parabéns 🙂
    Bjs

    Responder
  15. Adorei que vc começou a escrever sobre o Atacama! Vou pegar muitas dicas!

    Gostei também da parte da roupa. Afinal, eu morro de frio com os 20º do RJ. Vou precisar de roupas mais adequadas para encarar o deserto que mesmo em Novembro deve ser de baixas temperaturas até o sol aparecer de verdade.

    Responder
    • Thaís Towersey03/10/2014

      hahaha você vai morreeeeer!
      Vou fazer um post só sobre as roupas também, mas já pra te adiantar, os preços são ótimos na cidade. Compre coisas térmicas por lá! 😉

      Beijão

      Responder

Conta aí o que você acha! :)