qui
16 out
2014

Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

Postado por Thaís Towersey - 214 Comentários

Definitivamente esse foi o post mais difícil de ser escrever. E o motivo é simples: essa foi a mala mais complexa que fiz na vida! Como enfrentamos de temperaturas negativas até 40 graus (às vezes até no mesmo dia), fica muito complicado escolher o que levar na mala pro Atacama, sem levar nosso armário inteiro, claro. Então, como arrumar a mala para o Atacama?

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todos os looks da minha viagem ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #GMAnoChile 😉

 

Vou contar um pouco do meu drama:


Quando pesquisei sobre os passeios, vi que existiam lugares onde usaríamos biquini, e outros que faziam muito frio ou um calor absurdo, onde as pessoas apareciam até de regata nas fotos. Fiz milhões de pesquisas sobre o assunto antes de viajar e simplesmente não conseguia entender o que levar, pois tudo o que lia era muito genérico, como: “Leve casaco pesado, calça que vira bermuda, luva..blá blá blá”.
E eu sempre pensava: Qual, meu deus, qual menina tem em casa uma calça QUE VIRA bermuda??? A não ser que você faça trekkings pesados que exijam alguma roupa especial, sério, não dá.  Todas as informações disponíveis eram voltadas para homens!

Mesmo ignorando “a calça/bermuda”, as dúvidas continuavam: Ok, preciso de roupa de frio e roupa de calor, não é? Mas e aí? Vai fazer calor todos os dias e só em um passeio vou precisar de roupa de frio pesado? Ou faz frio todo dia? Tem passeio que da pra ir de short ou a radiação solar não permite? Preciso de roupa térmica ou colocar várias peças por cima já da conta? Não consegui achar respostas…
Juro, tive vontade de chorar, desistir da viagem ou levar 5 malas pra garantir tudo o que eu precisava… tudo passou pela minha cabeça (e minhas amigas estavam desesperadas também). Até que resolvi relaxar: fiz uni duni tê, peguei uma peça de cada e TCHAU.

Não tem como arrumar a mala para o Atacama! Seja o que deus quiser!

E foi assim que cheguei em San Pedro do Atacama, sem saber o que me esperava…

 

GOPR06801 Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

Roupas Valle de la Luna.

 

COMO COMEÇAR?


Temos que pensar o seguinte: em cada passeio você pegará uma temperatura diferente, o que dificulta demais fazer a mala para o Atacama que vai do biquini às luvas. O ideal é escolher peças chaves que possam ser reutilizadas e que sirvam para vários climas, para não perder espaço na mala ou acabar levando coisas que serão usadas somente uma vez. Tem que otimizar! Por isso,  leve calças e shorts de cores neutras, para revezar com tudo e ir inovando nos casacos e blusas coloridas. Além disso, levei vários lençinhos que davam uma diferenciada naquele visual repetitivo. Outra dica boa é ir revezando os casacos com as amigas! Fazíamos muito isso, para não aparecer sempre iguais nas fotos.

 

QUANTOS CASACOS LEVAR?


Tudo vai depender de quanto dias você vai ficar e quais passeios vai fazer, pois cada um pede uma proteção específica. Por isso, o ideal seria você sair do Brasil já em mente do que quer fazer, para poder levar as roupas apropriadas. Mas independente do que você escolher, para os passeios mais “básicos” você vai precisar de um casaco levinho de malhar, um corta vento e um pesadão para colocar por cima de outros nos dias frios. Isso é o mínimo! O ideal mesmo seria levar mais um casaco térmico, para os passeios mais frios como o Geyser, mas não precisa comprar, se não tiver. Eu sobrevivi sem!

casaco Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

SÓ ISSO DE CASACOS?


Aqueles são os que você usará por cima! Por baixo é importante levar uma segunda pele ou um fleece; e um casaco grosso de lã ou algum outro tecido pesado e quente. Eu comprei um na cidade, de alpaca, por 10 mil pesos. Além disso, leve várias malhas básicas de manga longa para usar por baixo, de preferência coloridas, pois em alguns passeios à tarde faz calor, e você acaba tirando os casacos, mudando completamente o look! Eu comprei 3 na Renner por R$19,00 antes de ir! Leve também 3 ou 4 camisas leves de manga curta, já que não fazem volume na sua mala para o Atacama. Esse fleece da foto eu comprei na Decathlon por R$19,00 e segurou bem o frio!

porbaixo_ Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

 

GOPR0728 Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

Roupas Salar de Tara.

 

QUANTAS CALÇAS? DA PRA USAR SHORT?


Essa foi minha maior dúvida ever! Eu tinha medo de colocar uma calça e passar calor ou de usar short e passar frio, ou pior,  queimada de sol (do jeito ruim). Leve uma calça jeans escura; de 2 a 3 leggings, pois elas são as mais confortáveis para caminhar; e uma calça térmica, caso faça o passeio do Geyser, Piedras Rojas, Tara ou Tour astronômico, que são realmente muito frios!  Vale levar um short jeans coringa pra ficar mais bonitinha na hora de almoçar na cidade. Eu não levei e fiquei com cara de academia.  Não esqueça de uns 2 shorts de tecido e/ou de malhar pra poder fazer as caminhadas, que foi muito útil em trekkings como Cuchabrache e Guatin. Saia e vestido nem pensar colocar na sua mala para o Atacama! Você não vai ter onde usar isso e ainda vai levar uns olhares tortos por estar “arrumada demais”.

calcas Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

 

E OS SAPATOS?


Sem dúvida você precisa de um tênis de academia velho, pois deve estar molinho e confortável no seu pé, e que você não se importe de sujar MUITO. O meu, eu joguei até fora no final da viagem. De verdade não vi necessidade alguma de usar uma bota específica para trekking, a não ser que você vá subir algum vulcão (também há lugares para alugar), não gaste dinheiro com isso! A bota que indico para sua mala para o Atacama é daquelas com pelinho dentro, pois esquentam muito e são confortáveis. Usei durante váaaaaarios dias e acho que foi a peça mais importante da minha mala. Minhas amigas que levaram bota de couro sentiram frio no pé, mesmo com meia grossa. Se você quiser ficar mais arrumadinha, é legal levar um tênis All Star pra sair pra almoçar e jantar na cidade. Eu não levei e acabava ficando sempre com aquele visual academia, que odeio, de novo. Mandei mal nisso. Mas, se você não se importa, um tênis só será suficiente. Um chinelo também é super necessário para usar no hostel e nos passeios com banhos.

sapato Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

 

PRECISA MESMO DE BIQUINI?


Sim! Você vai precisar usar no passeio da Laguna Cejar, no Geyser e nos Termas de Puritama. Eu levei maiô e as meninas biquini, tanto faz. Uma toalha também vai ser necessária, mas eu levava a do hostel mesmo, pois NUNCA que isso ia caber na minha mala para o Atacama! rs

 

GOPR0388 Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

Roupas Laguna Cejar.

 

E OS ACESSÓRIOS?


Os acessórios serão as peças chave pra inovar o visual. Use e abuse dos lenços coloridos e estampados que ficam lindos e protegem o pescoço e o colo do sol. Chapéu e boné também são importantes, pois o sol é realmente quente, e você precisa proteger sua cabeça. Escolha um brinco pequeno colado na orelha para usar todos os dias, pois venta demais e um brincão não será prático de levar na sua mala para o Atacama. Ah! E não se esqueça dos óculos escuros! É simplesmente impossível fazer qualquer passeio sem eles. Teve um dia que eu esqueci o meu no hostel e foi horrível. Sorte que minhas amigas são fofas e ficaram revezando comigo <3

acessorios Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

 

MEIAS, TOCAS E LUVAS? PRECISO MESMO?

Sim, sim, super sim! Lembra que eu disse que precisava de calça térmica? Aqui as luvas e toucas são essenciais na sua mala para o Atacama.

Se você não levar isso e for em um dos passeios frios que citei, sério, você vai morrer! Eu levei mittens (aquelas ‘luvas’ que não tem lugar pros dedos) que são mega quentinhas, mas se você não tiver, leve mais de uma luva comum para tentar colocar por cima da outra, se precisar. Além disso não deixe de ter um cachecol grosso, touca que cubra as orelhas e, se possível, meias térmicas. Se não, leve meias comuns e as meias mais grossas que você tiver.

 

DSC04212 Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

Roupas no frio do Geyser.

 

KIT SOBREVIVÊNCIA


Não pense que você só precisará das roupas certas na sua mala para o Atacama. Também é  necessário levar vários ítens para manter sua pele, olhos e boca hidratados no deserto mais seco do mundo. Por isso leve uma mochila, que será sua amiga em todos os passeios, contendo colírio para os olhos, hidratante labial, sorine, protetor solar pro rosto, protetor solar pro corpo e uma garrafa Squeeze com água. Não subestime o deserto, gente. Leve tudo isso, pois você vai precisar! O que menos usei foi o sorine, pois meu nariz não sangrou e nem ressecou por dentro, mas no geral todos precisam.

 

O QUE USAR NO HOTEL?


De volta no hostel, use um bom hidratante para o corpo, e não se esqueça das mãos e dos pés que ficam horríveis. No rosto o hidratante facial não estava dando conta, então passamos vaselina do nariz para baixo, pois era a única coisa que nos deixava hidratada!

Os cabelos foram uma surpresa: achei que ia ficar super seco e duro mas, pelo contrário, ficaram ótimos! Como meu cabelo é meio oleoso, ele acabou ficando bonito lá! =) Mas mesmo assim eu levei um Aussie (aquele 3 minutes Miracle) e usava como condicionador, pra garantir. Deu super certo! Olha as marcas que usei e supriram bem as necessidades:

mochila Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

 

E Na cidade?


Durante o dia na cidade, se vocês forem fazer passeios só na parte da tarde e saírem para almoçar em San Pedro, da pra ficar mais à vontade e ir de short jeans, regata, tênis e um chapéu. E claro, protetor! Muito protetor! À noite, quando sol cai, começa a esfriar bastante, chegando a uns 18, 15 graus. Você só vai andar por lá para sair para jantar, então a temperatura não ficará muito mais baixa que isso. Nós saíamos de calça jeans ou legging, tênis ou bota e um casaco médio por cima de uma blusa de manga curta.

 

Ufa! Acho que foi, né, gente? Mas pra facilitar mais como arrumar mala para o Atacama, vou fazer uma separação rápida aqui do nível de frio de cada passeio, ok?

Clique no nome de cada um para ler o post sobre lá, onde eu explico tudo sobre o lugar e o clima e falo exatamente cada peça que usei naquele dia!

Calor (para short) – Trekking Cuchabrache, Trekking Guatin, Termas de Puritama e Passeio de quadriciclo.

Calor com frio depois (com casaco leve) – Laguna Cejar e Valle de la Luna.

Friozinho (com casaco médio e calça) – Valle del Arco Iris

Frio forte (roupa térmica) – Geyser, Piedras Rojas, Salar de Tara e Tour Astronômico.


desconto para você!

Para melhorar ainda mais seus passeios, leitoras, fizemos uma parceria com a agência Flavia Bia Expediciones, onde fiz todos os meus. Preencha esse formulário abaixo e ganharão um desconto exclusivo para leitores do blog!! <3

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
flaviabia Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas)

 

 

Para finalizar, algumas dicas extras:
  • Se você não tiver as roupas térmicas, não compre no Brasil. Em San Pedro existem muuuitas barraquinhas que vendem calças, meias, toucas e luvas por um preço muito barato! Vale e pena comprar por lá!
  • Leve calças larguinhas, pois lembre-se que você terá que colocar a calça térmica ou outras por baixo!
  • Pense sempre no look inteiro, inclusive as roupas que ficarão por baixo de tudo, pois em alguns passeios você precisará tirar tudo e usar só a primeira pecinha que vestiu!

 

Bem, espero que tenha conseguido explicar….mas é tão difícil! rs

Me contem se gostaram ou se tem mais alguma dúvida, nos comentários! 🙂

 
LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

214 Comentários:

  1. Paola Dias30/06/2018

    Olá, que mês vc foi? todas as dicas anotadas… Devo ir em Agosto. Obrigada

    Responder
  2. Menina do céu! Agora eu super preocupei. Porque além do post, vi alguns cometários. Vou pra lá na última semana de Junho agora. Acho que vou congelar, então! Hahahaha Então gorro, luva e afins eu deixo para comprar lá?

    Responder
    • Thaís Towersey29/04/2018

      Oio Ana, Junho é frio…rsrs Já fui pra lá nessa época.. Compra calça térmica e essas coisas lá sim.. a não ser que você ache muito barato na Decathlon!
      Mas não surta não, você vai sobreviver.. hahaha

      Beijão

      Responder
  3. Ei, Thaís, tudo bem? Acabei de voltar do Atacama…olha, xotifalá….voltei doente. Subestimei a questão da touca. Fui com uma linda que eu tinha aqui, de tricô…quando subi para os gêiseres, senti frio em cada buraquinho da touca….esfriou minha cabeça, voltei mal…estava uns 8 graus negativos lá….o frio é pra rachar mesmo, não dá pra subestimar…o soroche me pegou também. Senti tonteira lá em cima, enjôo, tive que respirar fundo e andar em câmera lenta…Enfim, achei que era moleza, mas foi pura ilusão. Tem que ir protegido nos passeios em lugares mais altos.

    Outra coisa: quem vai pra Calama de avião a partir de Santiago para depois ir de van para São Pedro tem que pensar numa mala pequena caso compre passagem pela JetSmart. Trata-se de empresa low cost e não admitem mala acima de 45 cm. Mesmo sabendo disso, me pararam no embarque para me dizer que eu não poderia embarcar com “duas malas”, mas apenas um….mas..mas…essa aqui não é uma mala, é uma bolsa feminina que apenas tem formato de mochila….não pode. Então, tive que abrir minha mala pequinininha e enfiar minha bolsa feminina lá dentro, isso na fila de embarque!!!

    Eles estão bem rígidos com o tamanho das malas. Tem que pensar muito pra conseguir fazer uma mala pequena, com poucas roupas. Ainda bem que o clima lá é bem quente e dá pra lavar roupa no próprio quarto de hotel e secar pro dia seguinte…truques de mulher viajante…

    Bjs!

    Responder
    • Thaís Towersey18/01/2018

      Oi Rosalina,

      que comentário ótimo! Super obrigada por contribuir!
      Eu estava querendo saber mesmo dessa cia, que é nova, vou colocar seu comentário no texto sobre avião pra lá!
      Você não comprou mala despachada ou não tinha opção?

      Sobre o frio, é… o negócio pega, não da pra usbestimar mesmo! Melhor colocar todas as roupas e depois ir tirando do que passar frio, pois ele vai além do que estamos acostumadas!
      Já está bem???

      Beijão!

      Responder
  4. Vasti19/12/2017

    Ameeeei! Me salvou, flor! Obrigada ☺️

    Responder
  5. Suelen Mota28/11/2017

    Ola!
    Obrigada pelas dicas, me ajudou muito!

    Sucesso com o blog, beijos!

    Responder
  6. Isabella08/11/2017

    Oiie Thais, gostei muito da dicas da mala que estava com dúvida nisso. E uma pergunta, você levou mochilão ou foi de mala de rodinha mesmo?

    Responder
  7. Renata Itria10/10/2017

    Oi Thaís, adorei as dicas, acho que todas temos as mesmas dúvidas na hora de montar a mala. O texto que você fez foi baseado em que época do ano? Irei no fim de novembro, será que encontrarei os mesmos cenários de temperatura que você citou?

    Responder
    • Thaís Towersey15/10/2017

      Oi Renata, foi pra setembro. Em Novembro vai estar um pouco mais quentinho, melhor ainda!
      Beijos

      Responder
  8. Aline25/09/2017

    Oi Thaís! Adorei o seu post, foi muito esclarecedor! Uma dúvida importante: você conseguiu salvar a sua bota depois da viagem? Eu pretendia pegar uma bota dessas de pelinho emprestada com a minha irmã mas fiquei com um pouco de medo de voltar muito suja e não conseguir lavar. Obrigada! Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey28/09/2017

      Oi Aline,
      vai sujar muito, pq é sal e muita areia do deserto. Essa bota eu joguei fora!
      Bjs

      Responder
  9. Paola10/09/2017

    Obrigada pelas dicas sobre o que levar pro Atacama. Já havia pesquisado bastante, mas vc acabou com minhas últimas dívidas. Tudo de bom!

    Responder
  10. Fernanda Galdino27/07/2017

    Thaís minha filha, você simplesmente salvou a minha vida! Vou para Santiago dia 15 de outubro e 6 dias depois vou para o Atacama, então imagina meu desespero de levar na mala roupas para os dois lugares, que pelo que pude perceber o clima é super diferente mesmo sendo no mesmo país. Você tirou todas as minhas dúvidas sobre tudo e ainda li coisas mega interessantes nesse post que nem passavam pela minha cabeça. Vim aqui somente para agradecer, não costumo comentar em posts que leio em sites mas lendo o seu percebi o quanto tudo que você escreveu me ajudou e me senti na necessidade de vir aqui e falar isso pra você. Também tenho um instagram focado nas minhas viagens (caso se interesse @viagensdafe) e sei o quanto é legal ouvir comentários das pessoas sobre isso. Parabéns, te desejo muito sucesso, e claro, muitas viagens!

    Responder
    • Thaís Towersey27/07/2017

      Oi Fernanda, fico feliz em saber que te ajudei!! Essa mala é muito complicada mesmo, eu quase morri na época.. rsrs
      Obrigada pelos elogios e por ter vindo deixar esse recado. Vou te seguir lá 😉

      Beijos

      Responder
  11. Camila31/05/2017

    Oi! Adorei as dicas! Vou pro Atacama em agosto e to quebrando a cabeça pra fazer a mala. Nesse post você diz que as temperaturas vão de 40 graus até graus negativos em um único dia. Tu acha que nessa época que vou (início de agosto), por ser inverno, eu ainda pego temperaturas tão quentes ou pego mais frio mesmo? To na dúvida se será preciso levar camisetas e shorts…

    Responder
  12. Debora02/05/2017

    Oi Thais! Não consegui responder pelo meu comentário…
    Então, eu vou fazer só os passeios básicos mesmo! Nada de trekking!
    Eu já tenho a bota de pelo! E também estou levando meia bem quentinha! Será que suja muito a bota?
    Pq depois do Atacama vou para Santiago… e só vou levar essa bota e mais um tênis casual…
    Obrigada!!!!
    Beijo!

    Responder
    • Thaís Towersey03/05/2017

      Oi Debora, então não precisa mesmo não. Mas a bota vai ficar MUITO suja.. leve uma de cidade pra Santiago, tipo de couro e tals 🙂

      Responder
  13. MICHELE CRISTINA DE LIMA BARBOSA02/05/2017

    Oi Thaís! Irei para o Atacama em Julho e amei suas dicas..tira milhões de dúvidas da minha cabeça.
    Bom, agora só estou num certo impasse quanto à estadia.. procurando no Booking tentei encontrar lugares cuja descrição previa expressamente a existência de aquecimento, porque vamos numa época bem fria né, e ter dificuldade para dormir por causa do frio ninguém merece..
    Vi quatro que me agradaram (tanto nas caraterísticas quanto no bolso), mas apesar de olhar nos mapas fico um pouco na dúvida acerca da localização ser boa ou não.. (um deles, por exemplo, o pessoal diz que é longinho, mas a dona te leva para o centrinho se precisar, agora não sei se irá acontecerá quando eu estiver lá né..).
    Vc que já esteve lá, poderia me dar alguma dica a respeito? andei de olho no Vicuña Lodge, Quinta Adela Bed & Breakfast, Hotel Tambillo e Hostal Haalar (esse último que nas avaliações parece ser mais longinho)..
    Desde já, obrigada? Bj

    Responder
    • Thaís Towersey02/05/2017

      Oi Michele, que bom que está curtindo as dicas! 🙂
      A coisa do acquecimento é delicado mesmo. Ano passado em fui em junho, faz muito frio… muito…
      Me hospedei na Casa de Don Tomas, que tinha aquecedor, mas não deu conta. Pedimos mais conbertores e eles mandaram um aquecedor portátil extra que foi uma maravilha. Amei esse hotel e recomendo! Os outros dois eram All Inclusive, já são outro estilo de acomodação que não sei se é o que está buscando.

      Esses que você falou eu nnao conheço. Leia muitos reviews pra descobrir sobre o aquecimento! Em relação a localização, tudo que gire ali por 3, 4 ruas ao redor da Caracoles está legal. Esse negócio de pegar carona pra ir pra cidade ninguém merece… é bom poder andar e ter mobilidade.

      Espero que tanha ajudado 🙂

      Beijos

      Responder
  14. Debora01/05/2017

    Boa noite!!!
    Vou para o Atacama agora em junho! Estou ansiosa! Mas com algumas dúvidas!
    A maior delas é com relação ao calçado! Tenho uma UGG e queria saber se é o suficiente! Não queria comprar uma bota de trekking, pq eu não usar depois…
    Obrigada e parabéns pelo blog!!!

    Responder
    • Thaís Towersey02/05/2017

      Oi Debora,
      você vai fazer os passeios beasicos ou vai fazer trekking? Pra trilha TEM que ter a bota… faz muita diferença, e tem algumas que não tem como não ter.
      Mas se for fazer só os passeios de van, a bota de pelo da conta, mas compre lá ou leve meias térmicas. Junho é f***., muito frio! Fui ano passado..

      Beijos

      Responder
  15. Julia Antiques28/04/2017

    Oi Thaís, eu adoreeei suas dicas!!!! Vou seguir passo a passo e espero que fique mais fácil na hora de montar minha mala!
    Pretendo ir no início de Setembro, mais ainda não tenho hotel nem passagens aéreas compradas! Você tem indicações????
    Já entrei em contato com a Flávia para fechar os passeios!
    Beijão

    Responder
  16. Ana Paula Perdigão31/03/2017

    Oi Thais,
    Falei com vc por direct no instagran qdo vc estava lá no Atacama agora em março. Acabei de chegar de lá! Super obrigada pela sua atenção e por todas as dicas. O post da mala e o papo com vc me ajudaram bastante. Foi a viagem mais sensacional da minha vida! E olha que eu e meu marido viajamos pacas! Fizemos todos os passeios com a FlaviaBia Expeditiones, sem duvidas a melhor da região! Guias incríveis que além de passarem as melhores informações sobre os locais que visitavamos, tiraram as fotos mais incríveis da vida! Meu instagran bombou! Kkkk Luiz e Genaro são os melhores. Conhecemos o Elias tb! Sensacional. Deixamos a ascensão ao Lascar para a proxima vez justamente para termos mais um motivo para voltar ao Atacama! Março é um mês incrivel para visitar o Atacama. Lá me falaram q outubro e novembro tb! Certamente voltarei. Obrigada por tudo mais uma vez! Vou virar assídua do Deserto mais lindo da vida!
    Bjokas
    Ana Paula Perdigão

    Responder
    • Thaís Towersey01/04/2017

      Oi Ana, que comentário mais perfeito!!! Fico mega feliz em saber que você gostou das dicas, da agência e pude te ajudar pra sua viagem ser boa! <3
      O Luiz eu não conheço, mas o Genaro e Elias são muito legais né? rsrs Ouvi falar sobre esse dom fotógrafo deles também! ahhaaha
      Com certeza em breve você estará de volta e vai subir muuuitos vulcões, não só lascar 😉

      Beijos queridona, quero te ver mais por aqui!

      Responder
  17. Valéria23/03/2017

    Oi Thaís! Muito útil seu post! Obrigada! Quanto as malas, você acha que para ir para o Salar de Uyuni precisa de mochilão ou mala de rodinhas serve? Por imagino que as bagagens ficarão no carro da agência.

    Responder
    • Thaís Towersey24/03/2017

      Oi Valéria,

      eu só viajo de mala de rodinha! Quando fui pro Uyuni, fiz uma mochila pequena (pequena mesmo, essas de computador) e deixei a grande na agência. Exatamente assim!

      Beijão

      Responder
  18. Malu Toledo17/03/2017

    Oi, Thaís, tenho uma dúvida que vc conseguirá tirar, para o Atacama vc acha melhor uma mala de rodinhas ou uma mochila(tipo de mochileiro),qual seria mais apropriado?

    Responder
    • Thaís Towersey18/03/2017

      Oi Malu,

      eu só viajo de mala de rodinha, não importa para onde. Aqui no Atacama já vim 3 vezes de mala de rodinha 🙂

      Beijão

      Responder
  19. Luana Carvalho16/03/2017

    Oi!! Eu vou para o Atacama e Uyuni em maio e to ficando louca com as coisas da mala.
    Minha maior duvida é o tamanho da mala, ja que eu vou ter que comprar uma.
    Eu vou ficar 11 dias, vc acha melhor uma mala M ou G?

    Responder
  20. Tamires04/03/2017

    Oi Thais! Geralmente não sou muito de comentar em blogs mas achei que o seu, diferentemente dos tantos blogs de viagens que tem por aí, dá dicas realmente úteis pra quem vai viajar. O post sobre o que levar pro Atacama – especial meninas-foi excelente e me ajudou muito! Os outros blogs, como vc mesma disse, descrevem as vestimentas masculinas e são extremamente específicos. (Achei que precisaria comprar toda a seção da Decathlon)
    Além do mais, gostei dos seus relatos e a maneira que vc escreve: parece uma amiga que já foi lá e está nos ajudando a evitar perrengues e não como profissional da National Geographic.

    Obrigada pelas dicas e vou até fazer um Instagram pra poder acompanhar as novidades!!!

    Responder
    • Thaís Towersey07/03/2017

      Oi Tamires,

      que boooom que gostou!!! Essa mala é mega difícil de fazer né?
      Baixe o Instagram sim, estou aqui agora, você vai pode acompanhar de perto!
      ( e amei a parte da amiga que está ajudando, essa é a ideia mesmo <3 hahah)
      Beijão e veeeeenha pro deserto!

      Responder
  21. Fabiola21/01/2017

    Amei, amei e amei! Muito obrigada pela dicas! 🙂

    Responder
    • Thaís Towersey21/01/2017

      Oi Fabiola, que feliz que gostou!
      Obrigada por deixar sua marca no GMA 🙂

      Beijão

      Responder
  22. Camila29/11/2016

    Oi Thais,

    Estou indo para SPA em fevereiro e essa mala já está me deixando louca. Vc acha que aqueles casacos de frio mais ajeitados é too much para o passeio nos Geyser? Não tenho mtos casacos de frio, moro em Brasília, de friozão só tenho um (herança de qdo morava em SP) que combina mais com ambientes urbanos, trabalho, etc. Será que vou ter que arrumar um no estilo adventure?!

    Responder
    • Thaís Towersey30/11/2016

      Oi Camila,
      claro que da pra usar casaco urbano, não precisa comprar roupa de trekking pra isso. Claro que material específico é sempre melhor, mas se seu objetivo é só ir pra lá e não tem mais viagens assim no futuro, não acho que precise investir. Compre lá meias térmicas, se tiver casacos de lã e tals para botar por dentro para complementar também é legal. Melhor levar muito do que passar frio!

      Beijão

      Responder
  23. Rafaella17/11/2016

    Oi! Você acha que um coturno (mais bonitinho) substitui o tênis nos passeios? Tem q ter um solado muito grosso? Eu não tenho bota Ugg (de pelinhos dentro) da pra se virar sem? Pretendo viajar em maio. 🙂

    Responder
    • Thaís Towersey19/11/2016

      Oi Rafaella,
      depende muito do coturno e muito dos passeios que você vai fazer. Nessa segunda viagem já fiz bem mais trilha e precisei de uma botinha especializada..
      Se você for fazer os passeios básicos até da, vai depender do frio, pois minhas amigas que estavam com bota normal sentiram muito frio no pé!

      Beijos

      Responder
  24. Analy Reis10/09/2016

    Amei seu relato viu show de bola
    Altas dicas….estarei indo pra lá agora em outubro
    Valew

    Responder
    • Thaís Towersey11/09/2016

      Oi Analy,

      que bom que curtiu!! Vai amar, o Atacama é lindo.
      Se ainda precisar de seguro viagem ou qlq coisa, fala cmg 🙂

      Beijão

      Responder
  25. Luiza Luporini08/09/2016

    Adorei suas dicas, vou agora dia 23/09/16 ,será que preciso levar todos estes casacos?
    Em que mês vc foi ? Eu tenho aquele casaco japonês com pluma de ganso,o UNIQLO, ele ,uma roupa térmica, e blusa de lã Não seriam suficientes ? Bjs

    Responder
    • Thaís Towersey09/09/2016

      Oi Luiza, eu fui exatamente nessa época que você está indo!
      Bem, usei isso tudo aí que está no post, aí vai depender do seu frio 🙂

      Beijos

      Responder
  26. VERONICA CASTRO DE CARVALHO07/09/2016

    Adorei suas dicas sobre como arrumar a mala. Estou planejando a minha viagem para lá em janeiro/17 e estava com sérias dificuldades para organiza-la. Valeu mesmo pelas dicas. Muito obrigada.

    Responder
  27. Fernanda Maluf31/08/2016

    Gostei da sua matéria mas não acho que você deveria ter escrito que não é necessário uma bota específica. Dois conhecidos que foram tiveram seus solados de tênis comum derretidos pelo sal, saíram com os pés sangrando e não puderam aproveitar o restante dos dias. Mas enfim, isso mesmo, estou aqui penando com minha mala, kkkk. Vamos que vamos!

    Responder
    • Thaís Towersey31/08/2016

      Oi Fernanda, que bom que gostou!!
      Pro tipo de passeios que fiz nessa viagem realmente não precisei. O tênis normal aguentou mt bem o tranco!
      Talvez seus conhecidos tenham unida viagem com o Uyuni ou os tênis estivesse muito velhos…rsrs
      Boa sorte com a mala!! Espero que dê certo!
      Beijão

      Responder
  28. Simone Kovacs25/08/2016

    Olá Thaís…nossa você mencionou itens a levar que nunca passaram por minha cabeça…hehhee gostei muito de todas as dicas! Qual mês você foi para lá? Beijo Simone

    Responder
    • Thaís Towersey26/08/2016

      Oi Simone, sério? rsrs Essa mala não é fácil!
      Quando escrevi esse post, foi Setembro. Depois fui em Junho, aí recomendo cortar os hosrtes e incluir mais uma calça! 😉

      Beijão e boa viagem!

      Responder
  29. patricia taliberti05/08/2016

    meninaaaa…..
    amei suas dicas
    vou seguir à risca

    bjs

    Responder
  30. hahahah eu viii ja sua nova viagem pra lá. adorei e ja curtr todas as fotos. Mas então, essa minha ida para o Atacama agora, vai ser mais no estilo só pra conhecer os principais pontos turísticos, sem trekking kkkkk, até mesmo pq vai ser bem corrido, poucos dias, para fazer Bolívia – Chile – Peru. mas depois quero voltar exclusivamente para aproveitar o maximo o Atacama que qto mais vejo fotos e leio sobre o lugar me apaixono. Mas valeu, to sempre antenada aqui no seu blog! Tudo de bom e sucesso sempre! Bjos

    Responder
    • Thaís Towersey29/06/2016

      OBrigada, Mary,que bom que curtiu!! Atacama vale a pena voltar pra se jogar mesmo! rsrs
      Beijão e boa viagem!

      Responder
  31. Maria26/06/2016

    Sucesso esse post Thaís! Tá de parabéns! Adorei muito, principalmente Pq vc conseguiu tirar uma duvida cruel que eu estava a bendita bota de trekking hahahaha! Todo blog, post, conversa com colegas que já foram, todos falam que é preciso essa bota. Graças a Deus vc disse que não há tanta necessidade Pq eu não estava afim de comprar uma só pra isso. Fui em 2014 a Cuzco e Machupicchu e Tbm não vi necessidade, meu velho tênis foi guerreiro. Esse ano em setembro vou fazer um mochilao de 20 dias Bolívia/Chile/Peru. Estou super ansiosa pelo Salar Uyuni e o Atacama, ja fiz uns testes do que levar no Mochilão. Suas dicas foram essenciais para decidir tirar muita coisa kkkkkk! Sucesso sempre! Já virei seguidora no Instagram, adoroooo ver as foros desse povo andarilho mundo a fora haha! Bjos

    Responder
    • Thaís Towersey27/06/2016

      Oi Maria, que om que curtiu!!1 Olha, vou até atualizar esse post, porque acabei de voltar de lá.
      Se você pretende fazer trekkings mais pesadsos e vulcã, aí precisa do tenis sim.
      Agora eu tenho e usei muuuuuito nessa viagem, adorei. Mas fizemos trekking de mais de 4h, foi uma outra pegada de viagem!
      Analisa isso 😉
      Beijão

      Responder
  32. Natália Menezes07/05/2016

    Olá Thaís. tudo bom? Achei demais este post!! Estou planejando ir em Dezembro para lá, entre Natal e Ano novo, acha que vai estar muito frio? Eu amei demais, juro! Uma das partes que mais gosto na viagem é a minha mala..amo montar os looks!!! Obrigada,

    Bjos

    Responder
    • Thaís Towersey07/05/2016

      Oi Natália,
      aiiii, pra mim é a parte mais difícil.. hahaha
      Que bom que curtiu!! Não vai estar muito frio não, vai estar melhor do que quando fui (Setembro).
      O inverno é em Junho e Julho. Inclusive vou pra lá de novo agora em Junho. Segue no instagram pra ver os passeios, as roupas, tudo! No Snap também ;))
      Beijão!

      Responder
  33. […] Guia Mundo Afora fez um post bem detalhado sobre mala para o Atacama: https://www.guiamundoafora.com/2014/10/como-arrumar-mala-atacama-meninas/. Vale […]

    Responder
  34. Karina de Lemos Viegas03/04/2016

    Olaaa!!! Estou amando este post…vou em Julho para Santiago e Atacama e estava perdida. Gostaria de saber onde comprou o casaco pesado e qual o material.

    Beijo

    Responder
    • Thaís Towersey04/04/2016

      Oi Karina,
      que bom que está curtindo!! Prepara que junho.junho é beeeeem frio!
      O casaco pesado que levei era de algodão mesmo, desses tipo sobretudo, sabe? Mas não é ideaaaaal.
      Hoje eu levaria algo de Down, mas tenta adaptar pro que você tem. A não ser que não tenha roupa de frio nenhuma…rsrs
      Bj

      Responder
  35. Aline15/02/2016

    Thaís, realmente você salvou uma galera com essas dicas. rsrs. Eu estava super preocupada com a viagem e o que levar. Vc foi em que mês? Eu vou em junho e pelo que vi em outros blogs, nesse época, o frio no Atacama à noite chega a 13 graus abaixo de zero. Moro em uma cidade que quando faz 24 graus já é considerado frio. Por isso, não tem costume com baixas temperaturas e estou morrendo de preocupação de não aguentar as mudanças de temperatura do Atacama.

    Responder
    • Thaís Towersey19/02/2016

      Oi Aline,
      Fui em setembro, era inverno ainda, mas qnd vc vai vai estar pior.
      Mas o máximo que vc pode fazer é adicionar 2 calças térmicas e mais casacos por baixo.
      Mas fica tranquila, vc passa Mt tempo na van e o tempo que está exposta lá fora está sempre andando, aquece! 🙂

      Beijao e qualquer coisa me fala! Já tem seguro!?

      Responder
  36. Silvia11/02/2016

    Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog! 🙂
    Gostaria de saber se foi tranquilo viajar de mala de rodinha ou se você indica um mochilão (vou pra Uyuni).
    Agradeço desde já!

    Responder
    • Thaís Towersey12/02/2016

      Oi Silvia,
      pro Atacama foi sim! Eu não fui pra Uyuni. Até onde sei, lá não da pra levar rodinha, mas você pode super separar só o que você precisa pra esses dias e colocar em uma mochila menor e deixar o malão no hotel.

      Beijão

      Responder
  37. Cristiane30/01/2016

    Parabéns!!! Adorei as dicas. Vc consegue dar dicas sem ser “perua”. Escreve bem e com humor fino. Valeu!!!

    Responder
    • Thaís Towersey31/01/2016

      Oi Cristiane,
      que bom que curtiu!!! :))
      Obrigada pelo elogio e pela visita!
      Se precisar de algo é só gritar, beijão!

      Responder
  38. Bruna21/01/2016

    Oi Thais, muito obrigada pela ajuda!! Seu blog estar perfeito nos ajudando em que levar de roupa, como eh cada passeio, tempo.. Muito bom, parabens!! Eu nao sou muito de ficar comentando em blogs , mas adorei o seu!!! Ja entrei em contao com a flavia expediciones e disse que estou seguindo seu blog

    Responder
    • Thaís Towersey21/01/2016

      Oi Bruna,
      ai que feliiiiiz! Você não tem noção como é recompensador pro trabalho ouvir isso <3
      A Flávia é a melhor no Atacama, vai amar fazer passeio com ela!
      Se precisar de qualquer coisa mais grita, ta? Pode perguntar o quanto quiser 🙂
      Beijão!!

      Responder
  39. Bruna20/01/2016

    Oi Thais, otimas dicas pra e tentar arrumar minha mala que ja sei que nao vai ser nada facil huauauahu
    . Como falei no instagram, estou com duvidas sobre hospedagem, quero apenas um hotel com banheiro privativo e cama de casal sem muito luxo e logico com localizacao boa. Vi uns no site como. O Hostel Masairi, Hostel Miskanty e o Rincon Escondido Coyo. Por faor me ajude com hotel 🙂
    Outra duvida é sobre a passagem santiago – calama. Ja me disseram que é mais barato comprar pelo site da LAN Chileno do que no aeroporto. Mas parece que so posso comprar quando tiver em Santiago, porque comprando daqui do Brasil sai mais caro. Você sabe tambem tirar essa minha duvida?

    🙂

    Responder
    • Thaís Towersey21/01/2016

      Oi Bruna!!!
      Então sobre os hotéis, como te disse, o que eu fiquei fechou…
      Dei uma olhada nos que você falou e adorei o Miskanty. Muito fofo, parece super limpo e muito bem localizado! O Maisairi já é um pouquinho afastado do super centrinho, mad também não é longe, mas o outro é bem melhor. E o Ricon é no fim do mundo, não pegue! rsrs
      E como te falei no ig, se você puder reservar pelos links que coloquei agradeço, ajuda aqui o blog!

      Sobre a passagem, eu compre online mesmo, mas pelo site da Lan Chilena! Saiu mais barato mesmo, mas eu não arriscaria comprar lá na hora.. vai que não tem né?

      Responder
  40. Luciana10/01/2016

    Oi Thais, Excelente suas dicas ! Estamos indo eu, minha filha de 13 anos e meu marido, daqui há 2 semanas para o Chile e no Atacama vamos ficar apenas 4 dias. E estava com muitas dúvidas de como arrumar as malas da minha família. Você foi perfeita ! Só uma dúvida : Em algum lugar no Atacama podemos pagar com cartão ? Pretendo levar em espécie mas fico preocupada o quanto será suficiente para gastar nesses 4 dias, entre passeios e alimentação ?

    Responder
    • Thaís Towersey10/01/2016

      Oi Luciana,
      que bom que ajudei! Essa mala é fogo mesmo…rsrs
      Então, até aceita, mas dinheiro é bem melhor.. não se gasta muito para comer por lá, o valor vai mais pros passeios mesmo, que muitos tem alimentação. Já pediu cotação pra Flavia? Fala que veio do blog e pede desconto 🙂 email: [email protected]

      Beijão

      Responder
  41. Gabrielle09/01/2016

    Oi Thais! Vou para o Atacama daqui a 4 dias e estou com uma dúvida. De eletrônico estou levando o meu celular; tenho que declarar no aeroporto na saída do Brasil? Beijos

    Responder
  42. Gabrielle05/01/2016

    Oi Thais, tudo bem? Vou viajar em janeiro desse ano e estou com dúvida em relação à quantidade de dinheiro a levar e se eu levo em dólar, peso chileno ou real. Como você fez na sua viagem? Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey06/01/2016

      Oi Gabi,
      eu levei pesos, mas minhas amigas levaram real e trocaram em Santiago.
      Se você não for pra lá, tem casas de câmbio em San Pedro, mesmo, pode ficar tranquila.
      Agora quanto a quantidade, depende do número de dias que você vai viajar!
      Beijão

      Responder
  43. […] você não começar a se descabelar com mala, não deixe de ler meu post sobre “Como fazer a mala para o atacama (Especial Meninas)” que está fazendo ultra sucesso! Ficha técnica do […]

    Responder
  44. […] Sobre as roupas: apesar do sol e de em alguns momentos ter ficado com calor, principalmente porque minha calça era grossa, já que estava indo para Tara, o vento era forte e gelado. Indico ir de calça e um corta vento. Se você ainda não leu, indico muuuuuuito que veja nosso post sobre “Como arrumar a mala para o Atacama – Especial Meninas”. […]

    Responder
  45. Luisa Vieira23/12/2015

    Thaís,
    a minha mala é de rodinha e um pouco grande, pois depois ficarei um mês em Santiago fazendo um curso de espanhol. Você acha que passarei vergonha por causa da mala? Outro problema, por enquanto não falo nenhuma palavra em espanhol, dá para se virar?

    Responder
    • Thaís Towersey23/12/2015

      Oi Luisa,
      a minha era grande e de rodinha! rs Cada vez mais tem isso no Atacama, fique tranquila!
      Eu não falo muito bem também, mas você vai ver que da pra entender.. é de boa. E você já fechou os passeios?
      A minha indicação é a Flavia, brasileira, que oferece os melhores do Atacama e você ainda pode falar em português!
      Manda um email pra ela pedindo a cotação e fala que veio pelo Guia Mundo Afora pra ganhar desconto! [email protected]

      Beijão!!

      Responder
  46. Gabrielle20/12/2015

    Oi Thais!

    Estou indo pro deserto do atacama em janeiro de 2016 e ja peguei varias dicas aqui no seu blog. Mas estou com uma dúvida em relação à bota de pelinho. Estou pensando em comprar uma… Mas gostaria de saber se você usou a bota nos passeios também. A bota não fica muito suja?

    Responder
    • Thaís Towersey21/12/2015

      Oi Gabrille,
      que bom que está curtindo!! Não esqueça de cotar seus passeios com a Flavia e dizer que veio aqui pelo blog pra ganhar desconto!
      Então, usei ela nos passeios e ela ficou imuuuuuunda! Na verdade ela já era velhinha de outras viagens e joguei fora lá mesmo no final.
      Se você não tiver a bota e quiser investir em algo mais durável, aí eu compraria a bota de trekking pra usar em outras viagens!
      Qualquer dúvida grita! 🙂

      Beijão!!

      Responder
  47. Ju30/11/2015

    Thaís,
    Adorei as dicas, vou para o Atacama em janeiro!
    Gostaria de uma dica sobre que tipo de mala você levou? Vou fazer aquele passeio de 4 dias, você sabe se é possível levar mais normal ou precisa ser mochilão?
    Obrigada!

    Responder
    • Thaís Towersey30/11/2015

      Oi Ju,
      eu valei mala de rodinha normal. Que passeio de 4 dias? Até o Uyuni?
      Beijão

      Responder
      • Ju03/12/2015

        Isso vamos até o Uyuni, fiquei um pouco preocupada com o tipo de mala, eu não tenho nenhuma mochila capaz de levar todos os itens necessários.
        Beijos… Parabéns pelo blog! Adorei as dicas, esse post sobre a mala solucionou muitas dúvidas.

        Responder
        • Thaís Towersey03/12/2015

          Oi Ju,
          então, Uyuni eu não fiz, não sei se da pra fazer com rodinha não…=/
          Conversa com a empresa que você fechar o passeio pra ver o que eles falam!

          Que bom que pelo menos com o Atacam eu pude ajudar 😉
          Beijão

          Responder
  48. Vitória16/11/2015

    Oi Thaís!
    Você tem alguma informação à respeito do clima em fevereiro? É muito quente ou também pode fazer frio a noite? Obrigada! O blog tem ótimas dicas!!

    Responder
    • Thaís Towersey16/11/2015

      Oi Vitória,
      independente da época você SEMPRE tem que levar roupas de frio e calor, pois é o deserto mais seco do mundo e as temperaturas são bem extremas!
      Em Fevereiro o frio não vai ser tão forte, provavelmente será mais ameno do que peguei, mas leve bastante agasalho, pois nunca é demais!! 🙂
      Beijão querida!!

      Responder
  49. Juliana15/11/2015

    Ola Thais! Adorei as dicas da mala! Vou com meu marido no carnaval de 2016 e queria saber se o Hostal da agencia q vc indicou é bom! Vi q os precos e a localizacao sao excelentes! Tem algum contato com quem possa falar da Ayulli? Obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey16/11/2015

      Oi Juliana,
      então, eu não me hospedei no hostel da Ayllu, mas ouvi falar bem sim! Eles são ótimos!
      Atualmente eu estou indicando a Flavia Bia Expediciones, que é a empresa nova da brasileira Flávia que sempre falo! 😉
      Não esquece de cotar com ela (passeios) também e falar que veio por mim pra ganhar um desconto!
      Se precisar de seguro saúde ainda me avise que eu te passo um cupom de desconto!
      Beijão

      Responder
  50. Natalia27/10/2015

    Adoreeei as dicas!! Pretendo ir em outubro de 2016.. é uma época boa?
    Fiquei na duvida sobre o calçado… pensei em comprar aqueles tenis da timberland… que você acha? pode ser um tenis meu normal mesmo? não vou ficar descalça la não ne kkkkk

    Responder
    • Thaís Towersey27/10/2015

      Oi Natalia,
      é sim, já vai ter amenizado um pouco o frio!, mas de leve! Leva casaco normal!
      hahaha vai ficar descalça não, eu não tinha tenis de trekking. Hoje em dia eu tenho, e eu acho maravilhoso, ele segura bem o frio também, mas eu realmente não acho necessário comprar só pro Atacama.
      A não ser que já seja um investimento, e você vá usar em várias outras viagens, sacou? 🙂
      Se precisar de ajuda é só gritar! :))

      Responder
  51. Luanna Palmeira10/10/2015

    Melhor post do mundo! pretendo ir em Maio/2016 e imagino que o frio seja no minimo cruel!

    Responder
    • Thaís Towersey13/10/2015

      Obrigada, Luanna!!!!!! 🙂
      É, o frio vai ter beeem pesado! Leve seus casacos grossos e muitas camadas!!!
      Espero que goste de lá!
      Beijão

      Responder
  52. Natalia10/10/2015

    Oi Thais, voce ficou em qual hotel? Recomenda algum?

    Responder
    • Thaís Towersey13/10/2015

      Oi Natália,
      eu acho que o hotel que eu fiquei fechou =(
      Mas se vc quiser ver a reserva aqui nesse link pelo booking eu agradeço, pois o blog ganha uma comissão e o preço é igual pra vc!
      Desculpa não poder te ajudar mais!!
      Beijão

      Responder
  53. Flavia22/09/2015

    Olá Thaís, adorei o seu blog. As dicas sobre a mala para meninas foram excelentes.
    Tenho duas dúvidas. Vou em Dezembro. Você acha que nessa época a bota de pelos é essencial?
    Nos passeios que a temperatura subia, vc ia de bermuda por baixo das calças??

    Responder
    • Thaís Towersey23/09/2015

      Oi Flavia,
      eu achei a bota de pelo muuuuuito boa mesmo!
      Eu sinto mto frio no pé, e e estava sempre quentinha, e as meninas sempre com o pé gelado. Se vc conseguir comprar uma seria muito bom pra vc.
      Descobri que bota de trekking também esquenta bastante!
      Quanto a bermuda, não ia não. Eu ia tirando mais as camadas de cima e tirei uma calça térmica. A maioria dos passeios tem banheiro, então se vc achar que vai passar calor leva um shortinho, deixa na van e troca lá! 😉

      Beijão gata

      Responder
  54. Talita Silva13/09/2015

    Oi Thais !
    Conheci o guia mundo afora em fevereiro desse ano..ao pesquisar informações sobre o Atacama.
    Viajei no mesmo mês e sempre fiquei de voltar aqui e comentar..para agradecer a imensa ajuda que você deu ao fazer esse post e os outros também hahaha..segui todas as suas dicas inclusive sobre passeios,pois imprimi tudo e levei para a viagem para ter certeza que estava fazendo o certo..Lembro que quando li sobre a roupa correta para os Geysers pensei “nossa ela deve ta exagerando..de brincadeira”..mas só posso dizer que você salvou a minha vida ao fazer eu vestir todas as roupas da minha mala.Nunca tinha passado tanto frio na vida (moro no norte – Pará) O máximo de frio que senti foi o frio paranaense.Desde então sou uma visitante esporádica/frequente do blog..já que ele está nos meus favoritos..adoro a forma como você escreve,o capricho que você tem com as imagens e com toda a estética do blog que é linda..a atenção dispensada com o pessoal que comenta.Parabéns..inúmeros parabéns..você faz um trabalho 10 !
    Tudo de bom pra você sempre..Thais.!

    Responder
    • Thaís Towersey16/09/2015

      Oi Talita,
      nossa, não tenho palavras pra descrever como amei seu comentário!!! Juro!
      Obrigada por me seguir e voltar pra contar… eu sempre amo saber diretamente se vocês estão gostando das dicas e se estão sendo úteis!
      O geyser é friiiiiiiiio mesmo! rs Ainda bem que vc levou a sério.. hahaha

      Obrigada pelo carinho e espero te ver em breve por aqui 🙂
      Beijão

      Responder
  55. Hayla13/09/2015

    Oi Thaís! Show essas dicas de como arrumar a mala! Vou agora em setembro e não fiz o seguro ainda.vou olhar a mondial. Vc pode me passar o código? Bjo

    Responder
  56. Nathalia14/08/2015

    Thais, estou com dúvida e to pirando de tanto pesquisar hahah… em relação a moeda local.. como vc fez? Levou do Brasil os pesos chilenos ou levou uma quantia considerável de real para cambiar em san pedro mesmo? Eu vi que tem bancos para sacar o dinheiro, mas por ex.. o meu é bradesco, precisa ter o caixa do bradesco? Se eu sacar no cartão de débito pago algum imposto ? Me ajudaaaa 🙁

    Responder
    • Thaís Towersey14/08/2015

      Oi Nathalia,
      não pire! rs
      Nós levamos real e trocamos em Santiago, que a cotação era boa… mas em San Pedro estava ok também, eles trocam real!
      Sobre o Bradesco você tem que ver qual o seu tipo de conta com eles. Eu posso sacar internacional praticamente em qualquer caixa eletrônico, mas você paga 6,38% de IOF, o que não está valendo a pena. Trocar moeda hoje em dia é a melhor opção!

      Beijão 🙂

      Responder
  57. Gabi11/08/2015

    Oi Thais tudo bem?
    Seu post ajudou muuito a organizar as ideias, não só esse, mas todos do Atacama, hehe
    Estou indo pra lá em Novembro, e queria saber sobre o Seguro. Com quanto tempo de antecedencia você fez o seu?
    Obrigada 🙂

    Responder
    • Thaís Towersey13/08/2015

      Oi Gabi,
      pode fazer desde já, não tem problema não.
      Não muda nada na verdade fazer hoje ou dois dias antes, eu só sugiro não deixar pra fazer no dia, pra dar tempo de todo o pagamento bater certinho e tals.
      Depois me pede o cupom que eu te passo 🙂
      Me conta da viagem também, você vai amar!!!
      Beijão

      Responder
  58. Nathalia06/08/2015

    Oii Thais tudo bem?
    Adorei suas dicas!!! Me tira umas dúvidinhas!!!
    Estou indo em setembro agora também, será que vou pegar muito frio??
    Vc levou quantas malas? Levou mala de mochilão ou de carrinho grande? Vou passar 8 dias em San Pedro e pretendo ficar no hostel El Toconar em toconao, vc ouviu falar sobre esse hostel por lá?

    Obrigada!!! =)

    Responder
    • Thaís Towersey08/08/2015

      Oi Nathalia,
      sua viagem vai ser igualzinha a minha então, tanto na época quanto em quantidade de dias, os posts vão ser perfeitos pra vc se basear.
      Eu levei mala de rodinha e não era mto grande, não, mas minhas amigas eram maiores, mas era uma só.

      Em relação ao frio, as temperaturas serão idênticas as que escrevi, tem uns passeios bem frios sim, com -5 graus e tals.
      E o Hostel não conheço, mas se não me engano acho que essa rua Toconao era bem no centrinho, bem localizada. Espero que tenha reservado eplo booking, por aqui! heheh 🙂

      Se precisar ainda de seguro saúde me avise que te passo o código com 15% de desconto!
      Beijão e boa viagem!

      Responder
  59. Veridiana03/08/2015

    Olá! Os cupons de desconto do seguro ainda estão validos??
    Ótimas dicas, abraços!

    Responder
  60. Cybele Moura03/08/2015

    Oi Thaís!
    Gente estava com as infinitas dúvidas sobre o que vestir nessa viagem e teu blog foi o melhor que encontrei sobre o tema! Me ajudou demais. Viajarei em Outubro, não vejo a hora e com as suas dicas vai ser menos sofrido fazer essa mala rsrs
    Bjs

    Responder
    • Thaís Towersey03/08/2015

      Oi Cybele,
      que boooom! Fico sempre feliz em ouvir!
      Se precisar de qualquer outra coisa me avise 😉

      Responder
  61. Nathalia05/07/2015

    Que mês você foi? Obrigado

    Responder
  62. Fernanda Lira01/07/2015

    Oii!! Estou indo para o atacama daqui a duas semanas!! E tive seu blog como referência para toda a viagem 😀 Estou mto ansiosa, mas ainda não aderi o seguro e estou preocupadissima com isso 🙁 você já tem o cód de desconto desse mês? Tem como fornecer por favor?? Obrigada!!

    Responder
    • Thaís Towersey01/07/2015

      Oi Fernanda,
      que bom que está curtindo!!!
      Saiu sim, hoje. Clique aqui, faça a cotação e depois coloque o código “TODEFERIAS”
      Não deixa de fazer não, pois seguro é importante, infelizmente!

      Beijão e obrigada! 🙂

      Responder
  63. Milena13/06/2015

    Oi…
    Adorei as dicas sobre a mala… VC acha que vou conseguir usar short nesse período de junho?
    Ficaremos do dia 23/06 a 27/06 no Atacama…gostaria de uma ajudinha para organizar os passeios. O que me sugere?
    Estamos em dois casais e minha concunhada esta grávida… VC acha que tem algum passeio contra indicado?

    Responder
    • Thaís Towersey13/06/2015

      Oi Milena,
      de quantos meses ela está?? Já está com barrigão?
      Durante o dia e na cidade da pra usar short sim, à noite que a temperatura cai bastante. Levem gorros e casacos!
      Esses 5 dias são inteiros?

      Responder
  64. Jéssica Arruda10/06/2015

    Thais, estou indo pro Atacama sábado agora… Adorei todas as dicas sobre lá !
    Queria saber sobre as comidas, preços e tal..
    Tenho uma amiga que esta em Santiago e disse que levou um sustinho com o valor da alimentação. Como eu vou pro Atacama, Valparaíso, Satiago e ficarei 10 dias por lá, não posso gastar muito com comida (o orçamento ta cuuuuuurto), mas tb preciso comer né ? huaishasasuha
    Você poderia me falar sobre os lugares pra comer na cidade ?

    Beijos :**

    Responder
    • Thaís Towersey10/06/2015

      Oi Jéssica!!
      É, menina, Santiago é caro mesmo.. mas no Atacama é bem tranquilo. Estou há um século pra fazer um post sobre alimentação lá, mas nunca dá tempo.. rs
      A gente pagava uns 20 reais por prato, o que eu acho bem tranquilo! Minha maior dica é: não entre em qualquer restaurante. Dê uma roda nas ruas ali centrais e veja os cardápios, pois tem vários com PFs nesse preço e a comida boa e caseira! Não comemos em nenhum lugar ruim.
      Depois me conta como foi a viagem!! 🙂
      Beijão

      Responder
    • Rafael10/06/2015

      Estou indo para o ATACAMA segunda, dia 16 e gostei muito das dicas , principalmente pq tem 2 outras amigas indo c uma duvida imensa do que levar ! Todos deveriam compartilhar as experiências de viagens para contribuir c o próximo ! Cheguei mês passado da Colômbia ( Medellin , Bogotá e Cartagebs) e vou fazer algo parecido c o seu para orientar! Muito obrigado

      Responder
      • Thaís Towersey10/06/2015

        Obrigada pela mensagem, Rafael! Espero que facilite a vida das suas amigas.
        Vocês vão amar o Atacama!
        Já fizeram seguro viagem?? Aqui no blog tem 15% de desconto, se precisar!
        Beijão

        Responder
    • Areta18/06/2015

      Oiii tdo bem ?! Amei as dicas ….. Parabéns ! Aqui sinto mtooooo frio e fui convidada pra ir Chile e Atacama em setembro 2015 …. Estou com medo de não suportar o frio Rsrs! Por isso estou na duvida ir ou não ….. O q vc me diz? ️Obg

      Responder
      • Thaís Towersey19/06/2015

        Onde você mora Areta?
        Eu sempre digo que com as roupas certas todo frio é suportável!
        E com a paisagem do Atacama, acuo que tudo vale a pena, é incrível!!

        Responder
  65. Patricia04/06/2015

    Ola!! Adorei o blog! Pois tem informações super importantes e que poucas pessoas abordam em um blog de viagem. Muito obrigada pelas dicas! Estarei embarcando rumo ao Atacama amanhã! E agora estou fazendo minha mala… Rsrs beijos

    Responder
    • Thaís Towersey05/06/2015

      Oi Patricia,
      que bom que está curtindo!!! Aproveita muito, pois aquele lugar é mágico! 🙂
      Beijão

      Responder
  66. Aline08/05/2015

    Olá Thaís,
    Parabéns pelo blog. Ótimas as informações, estão me ajudando muito. Estou indo dia 03 de junho e fico até dia 09. Pretendo aproveitar ao máximo, vou entrar em contato com a Ayllu para os passeios. Vou tentar fazer exatamente os passeios que sugeriu, além de tentar ir um dia para a Bolívia. Qual o acesso do blog direto para a Ayllu e o do seguro também. Obrigadissima. Bj. Aline

    Responder
    • Thaís Towersey09/05/2015

      Oi Aline,
      pra falar com a Flavia é só entrar em contato pelo email [email protected] e mencionar que encontrou eles aqui pelo blog para ganhar um desconto exclusivo.
      E o seguro você clica aqui e no final da cotação coloca o o código maio%desc

      Que bom que está curtindo as dicas, eu amei todos esses passeios. Com certeza vou voltar lá um dia! <3
      Qualquer coisa que precisar é só falar!! 🙂
      Beijão e boa viagem!!!

      Responder
  67. Rê Montoro07/05/2015

    Nossa, que post perfeito! Amei o seu blog, me ajudou MUITO! Só acho que vou ter que levar mais roupas de frio, vou em Junho e é quase inverno por lá. Obrigada! <3

    Responder
    • Thaís Towersey07/05/2015

      Oi Rê,
      que bom que curtiu!!! 🙂
      Casaco nunca é demais! É melhor ir tirando as roupas do que passar frio.. nunca subestime o frio dos passeios de lá!
      Qualquer coisa pode perguntar nos posts dos passeios.
      Beijão e boa viagem!

      Responder
  68. Ana25/04/2015

    Olá Thaís, obrigada. Tava muito na dúvida sobre qual tipo de mala levar.
    Quero sim o desconto para o seguro saúde.

    Responder
  69. Ana19/04/2015

    Ei Thaís. Muito bom seu post. Estou indo para o Atacama agora em maio e estou em dúvida se devo levar mochila ou se posso levar mala de rodinha. O que vc acha?
    Obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey19/04/2015

      Oi Ana, que bom que curtiu! 🙂
      Nós 3 fomos com mala de rodinha e foi tranquilo!
      Se ainda precisar de seguro saúde me avisa e te passo o cupom de desconto de 15%.
      Beijão

      Responder
  70. mr0sa10/04/2015

    Oi Thaís!
    Estou indo pro atacama em maio, adorei todos os seus posts e dicas.
    Queria saber sobre o seguro saúde, vc disse que usou em uma ocasião… aí fiquei querendo fazer. Mas não achei o código com os 15%

    Abraço!

    Responder
  71. Meggue03/04/2015

    Oláaaaaaa!!! Meus Deus, uma luzzzzz!! Rsss
    Amei todas as dicas, vc organiza as informações muito bem!!

    Amei a Dica da Ayllu, mas estou com uma dúvida… eu acabei a uns dias atrás fechando um Hostell…

    Será que consigo fechar os pacotes de passeiossem estar hospedada com eles?????

    Beijossssss

    Responder
    • Thaís Towersey03/04/2015

      Oi Meggue,
      que bom que curtiu! Essa mala é fogo mesmo! rs
      Não entendi a pergunta. Você quer saber se consegue fechar os passeios com eles SEM estar hospedada?
      Consegue sim, eu estava em outro hotel! Manda um email pra Flávia pra já ir combinando preços e passeios e não esquece de falar que veio através de mim, pra ganhar desconto! 🙂

      Beijão!!!

      Responder
  72. Denise25/03/2015

    Amei o post e os comentários ! Mala super difícil com parada em Santiago na volta… vou com minha filha pequena então dobrou a preocupação .. Uma dúvida pois sou megafriorenta.. Pijama tipo fleese dá conta? Ou já levo dois para garantir?

    Responder
    • Thaís Towersey26/03/2015

      Oi Denise,
      vai depender muito de como e seu hotel né, o nosso tinha muito cobertor e era quentinho.
      Se for ocupar espaço na mala eu levaria os dois, porque nunca se sabe né? rsrs
      E passar frio é horrível!!

      Beijos e espero que faça uma boa viagem com a pequena!

      Responder
  73. Ellyss22/03/2015

    Olá, Thais! Estou indo para o Deserto do Atacama fim de semana que vem. Seu blog está me ajudando muito, obrigada! Tenho uma pergunta para te fazer… Vc por acaso achou que o sal da Lagina Cejar estragou seu biquíni? Sei que o ideal é sempre lava-lo, mas me pergunto se uma quantidade de sal tão grande não dá uma entranhada no tecido que fica difícil de lavar po completo… Estou pensando em levar um bem fuleiro pra não correr o risco. Qual foi sua experiência? Beijinhos!

    Responder
    • Thaís Towersey22/03/2015

      Oi Ellyss,
      que bom que está gostando! 🙂
      Então, eu fui com um maio que usava pra natação, e já era velhinho.
      Não sei te dizer se estragou, justamente por não dar muita atenção a ele, mas só consegui tirar o sal todo dele depois de umas 2 ou 3 lavagens!
      Então se você estiver mto preocupada com isso, eu levaria o bikini velho, pq vai que estraga, né?

      Depois volta pra me contar como foi!
      Beijão

      Responder
  74. Luciana Langaro Cadore17/03/2015

    Thaís, na loja aqui em Porto Alegre o preço das calças térmicas, por exemplo, partia de R$ 140,00!!! Acho que mesmo com esse dólar nas alturas, o preço de San Pedro ainda sai mais em conta. Outra coisa: tem alguma loja ou lugar específico para comprar as roupas?

    Beijo!

    Responder
    • Thaís Towersey17/03/2015

      Oi Luciana,
      caraca!!! A diferença é absurda!
      Não sei se você viu, mas a outra leitora respondeu seu comentário falando que acabou de voltar e comprou por 15 reais!
      Eu até tinha material pra falar das vendinhas do Atacama, mas deu um bug no meu celular e eu perdi as anotações =/
      Mas não tem nenhum lugar muito específico, são nas vendinhas/barraquinhas espalhadas na cidade. As mais “afastadas” da meiuca (5 min andando) são mais baratas.
      Beijão

      Responder
  75. Mariana Matos16/03/2015

    Vi o último comentário e posso passar uma informação bem atual, da primeira semana de março: tá bem barato ainda pra comprar roupa térmica lá! Comprei uma camisa por 4 mil pesos, que dá em torno de 20 reais, e meu noivo tb comprou uma camisa pelo mesmo preço é uma calça por 3 mil, cerca de 15 reais!

    Responder
    • Thaís Towersey16/03/2015

      Pooo, ta vendo!! Muito bom! Vale muito mais a pena do que comprar aqui.
      Mesmo não sabendo quanto tá, definitivamente não estará R$15,00! rs
      Valeu Mari! 😉

      Responder
  76. Luciana Langaro Cadore16/03/2015

    Oi Thaís!
    Finalmente achei um post que realmente descreve o que levar para o Atacama.
    Apenas queria confirmar: é tranquilo para comprar as roupas térmicas lá em San Pedro? É que hoje mesmo estive em uma loja que vende essas roupas aqui em Porto Alegre, e o dono da loja também falou que era melhor comprar lá em San Pedro mesmo, que provavelmente seria mais barato e haveria mais variedade.
    Beijo!

    Responder
    • Thaís Towersey16/03/2015

      Oi Luciana, que bom que te ajudou!
      É tranquilo sim, eu já tinha, e mesmo assim comprei mais uma pra guardar, pq estava muito barato!
      Calça térmica, por exemplo, estava saindo R$30,00 em Set/2014. Agora deve ter aumentado um pouco né, com nossa moeda do jeito que está, mas mesmo assim é barato!
      Por curiosidade, quanto estava na loja aí?

      Beijão

      Responder
  77. Ana Eliza13/03/2015

    Thais, amei mil porcento o seu blog!!! Vai me ajudar supeeeer! Agora em Maio/Junho estou planejando ir para Santiago e para Atacama e a maior dúvida foi justamente quanto a roupa, pois vou mochilar e provavelmente sozinha. Vc foi agora recentemente, né? Estou com dúvidas também sobre a grana que levar? O que vc me orienta? Dolar, Real, Peso? Qual valor gasto médio por dia? Beijos e obrigada!

    Responder
    • Thaís Towersey14/03/2015

      Oi Ana,
      que bom que está curtindo! :)))
      Essa mala é mega difícil de fazer, mas acho que com o post deu pra pegar direitinho, né?
      Eu fui em Setembro/2014, bem recente. E olha, sobre a grana, não precisa de muito. Se vc já sabe com qual empresa vai fazer seus passeios e já tem os preços, fora isso você vai pagar algumas poucas refeições e no máximo comprar uma lembrancinha aqui e ali. De refeição nós gastávamos uns 30 reais cada, comendo em lugares ok. Aí vc tem que unir com o preço ho hotel + passeios e um extra pra gastar no que quiser.
      É tranquilo levar real e trocar nas casas de cambio de lá. Com o dolar no valor que está, não indico mesmo trocar aqui…

      Beijão!!!

      Responder
  78. The Jewelry Store

    Cool article, It was helpful.

    Responder
  79. brunao01/03/2015

    foi o primeiro blog que consegui leer e entender exatamente o que nos mulheres precisamos levar hahha parabensss guria ficou de mais!!! obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey01/03/2015

      Oi Bruna,
      obrigada pelo elogio! Essa mala é de deixar qualquer uma de cabelo em pé! rs
      Aproveite muito a viagem e se precisar ainda se seguro viagem, temos 15% de desconto por aqui! 🙂

      Beijão!

      Responder
  80. Emilene01/03/2015

    Nossa! Como vc me ajudou Thaís! Vou passar 10 dias no Atacama, em março, e me vi louca sem saber o que levar ao certo. Deserto varia demais a temperatura e ainda pretendo subir o vulcão Lascar! Kkk…. Muito obrigada pelas dicas de vestuário ! Estou tendo que comprar algumas coisinhas pra completar! Grande abraço

    Responder
    • Thaís Towersey01/03/2015

      Oi Emilene,
      que bom que consegui ajudar. Essa mala é uma loucura!
      Leve tenis pra escalada já que vai fazer o vulcão, por disseram que fica bem ruim de fazer com tenis normal!
      Beijão 🙂

      Responder
  81. Cecília Rêgo24/02/2015

    Olá Thaís. Nunca fui de escrever muito assim em blog, mas o seu, já é minha segunda vez.

    Vim agradecer a excelente contribuição e, de alguma forma, acrescentar aos futuros viajantes do Atacama, pois acabei de chegar de lá.

    Realmente a Ayllu é a melhor agência. Fechei com eles desde o Brasil (ela me deu o desconto como sua leitora). Fiz muitas amizades lá e muitas pessoas relataram que as agências davam “furos”, muitas vezes nem devolvendo o dinheiro. Isso é muito comum.

    Outra, nas Termas de Puritama, a MAIORIA DAS AGÊNCIAS deixavam os clientes lá em cima, a Ayllu, deixava muito mais próximo e ainda nos dava um roupão para quando saíssemos da água. Um mimo, que muita gente que viu veio me perguntar qual era essa agência.

    Suas informações quanto ao vestuário foram PERFEITAS!!!
    Só teria a acrescentar, levar uma canga na Laguna Cejar, eu levei (como boa carioca, sempre viajo com uma) e muita gente me pediu uma “pontinha”. É que aquele sal todo, gruda nas mochilas e roupas.

    Muita gente foi surpreendida com o preço das entradas e com a ausência de banheiro, mas eu com sua postagem toda em mente não passei qualquer “perrengue”.

    Ahhh também fiz o Tour astronômico. Com a Agência Space, que super recomendo, pois eles são beeeem honestos.

    No meio do Tour o céu fechou e ficou com muitas nuvens, impossibilitando de vermos com nitidez, pois ao final eles devolveram parte do dinheiro, em razão disso. Achei de uma honestidade indignante, já que o clima é um fator sorte e quando eu vi o tempo “fechando”, já imaginei que não tive muita sorte, mas jamais pensei em devolução do que tinha investido, já que a culpa não foi deles.

    No mais, tudo perfeito, graças a vc. Meu marido ficou impressionado com meus “conhecimentos”, kkkkk

    Mais uma vez, parabéns.

    PS: Coloquei meu email mas não tenho recebido nenhuma notificação do seu BLOG.

    Bjs

    Responder
    • Thaís Towersey25/02/2015

      Oi Cecilia,
      que depoimento gostooooooso de ler!! =D
      Você não sabe como fico feliz em ler que ajudei tanto, mesmo nos pequenos detalhes que já acalmam e fazem o dia ser mais tranquilo!
      Muita gente vai pros passeios sem saber e se assusta de verdade qnd descobre sobre entradas ou banheiros, mesmo. É sempre bom “estar no controle”, né?

      Sobre a Space, achei hiiiiiiiiper fantástico eles terem feito isso! Eu também nunca esperaria que isso acontecesse, principalmente se o tempo fechou no meio do passeio. Eles não tinham culpa nenhuma e, na minha visão, nenhum obrigação de devolver. Muito honestos mesmo! Curti!!!

      Sobra a Ayllu, eles realmente são o máximo, né? Adoro empresas mais exclusivas, que levam menos pessoas. O tratamento sempre é diferenciado, até no desconto pra leitores, viu? =) Quais passeios você fez?

      Sobre as notificações, você está recebendo esse aviso de resposta do email? Artigos novos não estão entrando mesmo porque estou viajando, mas agora em Março quando voltar do Caribe você vai receber muuuuitos!
      Beijão, queria, e obrigada pelo comentário!!!

      Responder
  82. Mariana Matos23/02/2015

    Thaís, você foi um amor vindo aqui responder pra mim! Muito obrigada mesmo! Já estou mandando e-mail pra Flávia pra organizar tudo!

    Brigadão mesmo! Beijo!

    Responder
    • Thaís Towersey23/02/2015

      Que isso! Estava com um tempinho livre hj 😉

      Depois volta pra me contar como foi tudo! Beijos

      Responder
  83. Mariana Matos23/02/2015

    Thais, que post MARAVILHOSO!!!

    Já estava louca sem saber o que por na mala, apesar de já ter pesquisado bastante, mas o seu post é o mais completo, sem dúvidas!

    Chego no Atacama com meu noivo no dia 1 de março, a noite, e tenho 4 dias inteiros e a manhã do quinto dia. Pensei nos seguintes passeios:

    1 – Salar de Tara
    2 – Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas
    3 – Geysers del Tatio + Valle de La Luna e da Muerte
    4 – Trekking Guatin + Termas de Puritana
    5 – Escolher passeio pela manhã apenas

    Gostaria de uma ajuda tua quanto a ordem deles, pra que a gente se acostume com a altitude, uma indicação de passeio para a manhã do quinto dia, e se você sugeriria alguma alteração baseada nas tuas experiências. Também quero fazer o Tour Astronômico e fiquei interessada nos passeios de quadriciclo, você poderia falar algo sobre eles?

    Vou virar frequentadora assídua do blog, pois também amo viagens e nem viajei ainda e já to pensando na próxima!

    Muito obrigada! Beijos!

    Responder
    • Thaís Towersey23/02/2015

      Oi Mariana,
      olha, conexão direta de Curaçao só pra responder seu comentário, ein! hahaha
      Então, a ordem com certeza seria 4,2,3,1, mas se você fizer lá na Ayllu, A Flavia se preocupa muito com a questão da altitude e vai organizar boas altitudes de acordo com a agenda. Também poderia ser 2,4,3,1…

      Agora sobre o último dia: o que ficou faltando que é muito legal é o passeio da Laguna Cejar (veja o post aqui), mas só acontece à tarde, se não me engano. Se eu fosse você conversava com ela pra ver se existe a possibilidade de ser de manhã. Se não rolar você também pode fazer Trekking Guatin + Cejar e no dia 5 Termas de manhã. Ou termas + Cejar e Guatin de manhã do outro dia… da pra mexer dessa forma.
      Muita gente também faz passeio de bike quando tem uma manhã livre assim, mas como a sua é no último dia só acho que valeria a pena se vocês curtissem muito a experiência de pedalar em lugares novos, porque vocês meio que “já vão conhecer” a região, sabe. O legal é explorar assim quando chega.

      Sobre o seguro que falei pra você no IG: clique aqui e ele te redireciona pra página e coloca o código FEV15OFF. Se gostar, não deixa de comprar por esse link, ok? O blog ganha um cascalhinho 🙂

      Bem, acho que é isso! Espero que tenha ajudado e fico feliz de ter conquistado mais uma viajante =)
      Beijão, Ma, e boa viagem!

      Responder
    • Thaís Towersey23/02/2015

      Ahhh, esqueci de falar do astronomico e quadriciclo.
      O Astronomico é legal, muuuuito frio, e é bom que da pra encaixar qualquer dia, pois acontece à noite. O céu é inexplicável no deserto.
      O quadricilo é bem maneiro também, mas o bichinho é pesado pra caramba e é bom pegar um só e ir revezando a direção com seu noivo. Fala com o Juan do On Safari e vê se ele consegue encaixar nessa manhã que você tem livre!

      Beijão

      Responder
  84. Priscila02/02/2015

    Adorei suas dicas, estou planejando uma viagem para lá em setembro, gostaria de saber quantos dias ficaram por lá, ou quantos você acha necessário para poder aproveitar tudo sem muita correria. Gostaria também de dicas de hotéis pois são tantos, estou em duvida de qual escolher, não queria nada luxuoso, mas que fosse confortável. Beijo 😉

    Responder
    • Thaís Towersey02/02/2015

      Oi Priscila, que bom que está curtindo 🙂
      Então, nós ficamos 8 dias e fizemos todos os passeios com a maior calma, mas talvez você possa achar muito. Eu indicaria de 6 a 7 pra poder fazer tudo legal.
      Sobre o hotel, eu fiquei nesse aqui e gostei: http://goo.gl/sm86Uv É bem simples como todos na cidade (fora os super resorts) e tem um café da manhã gostoso.
      Se puder reservar por esse link eu agradeço, pois o preço é igual pra você e o blog ganha uma comissão 🙂
      Mas não precisa ser esse hotel, qualquer um que você pesquisar a partir desse link.

      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar! Clique aqui pra ler todos os posts sobre o Atacama: https://www.guiamundoafora.com/categoria/atacama/
      Beijão

      Responder
  85. Profe Regina29/01/2015

    Thaís, obrigada pelas dicas. Vou para o Chile e ficarei 5 dias no deserto. Depois irei para Santiago e ficarei mais 3 dias. Eu estava em pânico, sem saber o que levar na mala. Embora eu seja gaúcha, detesto passar frio. Você me salvou “guria”! Tenho uma perguntinha básica pra você: levou secador de cabelos? Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey02/02/2015

      Que bom que curtiu Regina! Essa mala é a mais difícil de todas! rs
      Eu não levei, mas as amigas levaram. Pro Atacama eu nem usei, porque lavava o cabelo quando voltava dos passeios e na cidade é mto calor e ele secava sozinho bem rápido, mas pra Santiago você pode usar sim. Vê se não tem no hotel pra não levar à toa!
      Beijão

      Responder
  86. samia20/01/2015

    oi Thais! Seus posts ajudaram muito!!!!! agora voce poderia me dizer quais os passeios vc nao deixaria de fazer… chegarei dia 14 de março a tarde e ficarei ate quarta a tarde. ou seja 3 dias inteiros , uma noite ( a primeir ja que teria que fechar os passeios, e a gente chegando a tarde nao tem tempo pra fazer nada, acredito) e quarta pela manha. Se pu
    desse responder…. Ah!!! parabens pelo blog!!!!!!

    Samia Fiuza

    Responder
    • Thaís Towersey21/01/2015

      Oi Samia, eu faria:
      dia 1: Piedras rojas com Lagunas Altiplanicas
      dia 2: Trekking cuchabrache com Laguna Cejar
      dia 3: Trekking Guatin com Valle de la Luna
      Manhã do dia 4: Geysers

      Fica de fora o Salar de Tara, mas como é um passeio de dia inteiro fica difícil de encaixar, pois você teria que abrir mão de dois. Aí vai as suas preferências 🙂
      Beijão

      Responder
  87. Mariana20/01/2015

    Olá,seu post ajudou MUITO,mas ainda me resta uma duvida ahuaha eu sinto MUITO frio,e voce acha que compensa montar as 3 peças para as pernas?(calça termica,calça fleece e legging)ou so a calça termica mais a legging segura?Obrigada.

    Responder
    • Thaís Towersey20/01/2015

      Oi Mariana,
      se você já sabe que sente MUITO frio (rs), acho super válido sim, porque ninguém consegue aproveitar nada com frio, né?
      Eu usava só a legging e a térmica, mas eu sou calorenta demais, e às vezes sentir até calor.
      Se você ficar com calor, tira uma, melhor do que não ter e morrer de frio!
      Beijão

      Responder
  88. Joana16/01/2015

    Olá, amei as dicas da mala! Ajudou muitooo!!
    Estou indo ao Atacama dia 07/02 por 6 dias. Vc pode me dar uma noção de quanto levar em dinheiro? Vou levar em real pra enconomkzar em Iof e trocar em Santiago. Quero fazer uma quantidade parecida com a sua de passeios.
    Qual a média pra levar? (Nao incluindo hospedagem, somente passeios, alimentacao e transfer).

    Responder
    • Thaís Towersey16/01/2015

      Oi Joana,
      que bom que está curtindo! Você vai voltar maravilhada, o Atacama é lindo demais!
      Então, eu paguei quase todos os meus passeios com a Flávia, dona da Ayllu, que fez parceria com a gente e eu sempre falo nos posts.
      Eu adorei o serviço e os tours e o melhor é que você pode pagar em real daqui do Brasil, ainda e nem carregar esse valor. Todos o que fiz com ela (e foram muitos, né? rs) sai uma média de R$950, se não me engano.
      Mas manda um email pra ela e pede desconto, fala que é leitora do blog 🙂

      Quando pro resto do dia, como muitos passeios tem alimentação, a gente acabava basicamente só jantando na cidade.
      A gente gastou uma média de 30 reais por dia, bem barato! Mas é sempre bom levar um pouco mais pra ter uma margem, né.
      Beijão

      Responder
  89. Paula Marques12/01/2015

    Thais,

    Fiquei louca pelo seu blog. Adoreiii cada detalhe. Eu sou no dia 12/02/15 pra atacama e ficarei ate o dia 17/02 e depois vou para Santiago e fico ate dia 21/02. Vc acha que eh necessário levar roupa de frio, já que esta no verão? Vc tem dicas de roupas para Santiago bm? Realmente, fazer a mala ta difícil. rss
    Grata e parabens pelo blog.

    Paula

    Responder
    • Thaís Towersey12/01/2015

      Oi Paula,
      que bom que está curtindo!! 🙂
      Já leu os posts sobre cada passeio? Lá eu falo as temperaturas que peguei e você pode ter uma noção melhor.
      Eu fui no finalzinho do inverno e as temperaturas lá não mudam muito, ou seja, deve amenizar um tiquinho o frio, mas não muito não.
      Se você for friorenta eu levaria tudo igual.

      Sobre Santiago, vai fazer calor, provavelmente. Lá as temperaturas são mais firmas e de acordo com a estação.
      Te vejo nos outros posts 😉

      Responder
  90. Sandra23/12/2014

    Oi Thaís parece que você lê pensamento, pois seus posts tem tudo que as mulheres querem saber: que roupa usar nos passeios, qual sapato mais adequado e quais produtos para salvar nossa pele e cabelos.
    Também muito importante e que para os homens é frescura, é se tem banheiro nos lugares ainda mais se tratando de um deserto.
    Parabéns pelo seu trabalho, excelentes dicas e fotos. Que em 2015 você continue viajando bastante e nos ajudando a organizar as nossas viagens também. Super beijo

    Responder
    • Thaís Towersey23/12/2014

      Oi Sandra,
      que bom que está gostando!!! Poxa, não é porque estamos no deserto que temos que ficar feias e desleixadas, não é?
      Creminho é importante, sim! 🙂

      Fico feliz em saber que está curtindo blog e espero te ver mais nos outros posts.
      2015 vai ser cheio de surpresas! heheh

      Beijão!

      Responder
  91. Icimone15/12/2014

    Oi Thais
    estou indo para o atacama dia 26/12 e ficarei 6 noite lá. Depois irei para Santiago e ficarei mais 5. Estou numa duvida imensa de quanto levar de dinheiro!!! Primeiro não sei se vale a pena trocar real por dolar já que subiu pra caramba. 2o como os pesos são notas cheia de zeros será que o volume é maior pra carregar na troca por real….3o se levar só reais (volume grande tb) consigo trocar em atacama??
    Obrigada!! bj. Icimone Oliveira

    Responder
    • Thaís Towersey15/12/2014

      Oi Icimone,

      então, eu gostei quase tudo em cartão por lá, mas as meninas trocaram dinheiro e conseguiram uma boa cotação assim:
      Trocaram real por dolares aqui e dolares por peso em Santiago, que saia mais barato!
      Mas como o dinheiro acabou, elas trocaram também real no Atacama e disseram que o preço ficou legal. Posso tentar procurar aqui por quanto saiu agora em Setembro, mas com o dolar instável assim, não sei se da pra se apoiar muito.
      Beijão!!

      Responder
  92. Patricia12/12/2014

    ola
    gostaria de saber quais as divisões dos passseios. o que da pra reunir de passeio em 1 dia? Ficarei 3 dias, então tenho que otimizar o tempo. no aguado obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey13/12/2014

      Oi Patricia,
      tem vários passeios que acontecem só de manhã ou só à tarde e podem ser feitos no mesmo dia.
      Aí depende muito do que você quer. Já leu todos os posts de passeios que tenho aqui? Eu escrevo os horários de cada um.
      Inscreve seu email ali na barra lateral onde está escrito Newsletter, para você receber aviso de novos posts.
      Terça feita vou lançar um de roteiro pra você, ok? 🙂

      Responder
  93. Roberta12/12/2014

    Oii Thaís!
    To amando o blog, em especial esse post, rsrs Vou daqui a 2 semanas, e tava meio perdida com o que levar. Ajudou MUITO!!!
    Pretendo fazer os passeios com a Ayllu tb! Vc fechou lá mesmo ou aqui no Brasil? Estou em contato com a Flávia, e ela aconselhou fechar logo, pq vou num período de alta temporada. Não sei até que ponto é papo de vendedor, rs

    Ansiosa pelos próximos posts, rs

    Beijos!!!

    Responder
    • Thaís Towersey12/12/2014

      Oi Roberta,
      que bom que está curtindo!!! Modéstia a parte, mas eu tenho muito orgulho desse post! rsrs
      Então, eu fechei tudo aqui por email. Paguei 50% aqui e o restante lá. A maioria dos clientes da Ayllu já fecham por email com a Fla, e eu posso te garantir que eles são os melhores! Adorei mesmo!
      Fala pra ela que você é leitora do Guia Mundo Afora e pede desconto! 🙂

      Terça ou quarta vai sair post novo, sobre mais algum passeio. Tem vários faltando.. heheh
      Se tiver com dúvidas, pode ir perguntando lá nos posts! Já escolheu quais passeios vai fazer?

      Beijão

      Responder
  94. Cecília Rêgo09/12/2014

    Olá Thaís, in love com seu post sobre o Atacama. Vou em fevereiro e já estava pirando sem saber o que levar de vestuário. EXATAMENTE como vc postou, orientam que leve casacos mais pesados, mas tipo,… nível inverno europeu?? Não dizem!!!
    Já estava entrando em pânico imaginando como combinar biquine com casaco, rs.
    Só tenho a agradecer pela iniciativa do blog, virarei fã, com certeza.
    E parabéns pelo talento. É divertida no modo de informar, sem ser prolixa e elucida todas as dúvidas do futuro viajante. Bjão

    Responder
    • Thaís Towersey09/12/2014

      Oi Cecília,
      aiii obrigada! Adoro elogios! hahaha
      Fico muito feliz em saber que curtiu. Só quem começa a montar uma mala pro Atacama sabe o quão sofrido é. Eu tinha vontade de chorar.
      Da gosto de ouvir que consegui diminuir o sofrimento de alguém!

      Olha, os posts sobre o Atacama ainda não acabaram, não. Dei uma parada para postar umas novidades de Orlando, mas semana que vem eu já devo soltar mais passeios.
      Insere seu email ali no canto direito do blog para poder receber as novidades e saber quando um post novo está no ar 🙂
      Beijão

      Responder
  95. Alice06/12/2014

    Oi Thaís. Muito legal seu post, super útil! Parabéns! Em que época do ano você foi pro Atacama? Eu estou indo na semana que vem, e não sei se preciso levar todas essas roupas de frio… O que você acha?

    Responder
    • Thaís Towersey06/12/2014

      Oi Alice,
      que bom que gostou! 🙂
      Eu voltei agora dia 20 de Setembro, final do inverno. Olha, você vai estar indo na Primavera, mas eu não diminuiria muito os casacos, não, pois o que pena são nos passeios que são distantes da cidade.
      Leva o que você tiver, e se não usar ok. Mas acho melhor do que não ter e passar frio! hehe
      Beijão!

      Responder
  96. Edmilson Fernandes21/11/2014

    Oi Thaís Towersey,
    parabéns pelas dicas, minha esposa e cunhada adoraram suas dicas. Estamos indo a SPA em 02/01/15 e gostaria de saber se tem informações sobre custo dos passeios. Abraços.

    Responder
    • Thaís Towersey22/11/2014

      Oi Edmilson,
      que bom que todos gostam 🙂
      Eu paguei por volta de 950 reais com a http://www.ayllu.cl e fiz muuuuuitos passeios. Foram em torno de 7 ou 8! Indico muito a agência, adorei!
      Beijão

      Responder
  97. Isabel Lima13/11/2014

    Gataaa!!! Que maravilha achar esse blog! Foi o mais completo que já li! DICAS ÓTIMAS!
    Irei ao Atacama em Janeiro (dia 14) com minha filha de 15 anos. Estamos hiper, mega ansiosas. Tinha muitas dúvidas em relação à roupas….. somos de Salvador-Ba, aí já viu né?! Nunca viajamos p fora e nem enfrentamos tanto frio assim. Já tava quase comprando as roupas térmicas aqui… sera mesmo que eu acho por lá? Aii tomara! Pq comprar essas roupas de frio tá me levando um dinheirinho bom! Sem contar que eu nem acho aqui em Salvador… pois estamos praticamente no verão, e só encontro shortinhos, regatas…. kkkk Tá difícil!
    Ah, me conta: vcs não fizeram nenhum tour astronômico? bjs

    Responder
    • Thaís Towersey22/11/2014

      Oi Isabel,
      que feliz ouvir isso! Que bom que está gostando :))))
      Fica tranquila que calça e blusa térmica, luva e touca você acha lá fácil! Todas as barraquinhas vendem.
      Siiim, eu fiz, mas ainda não escrevi sobre ele! Adoreeeeeei! É muito lindo e você vê o céu de uma maneira bizarra! Fiz com a empresa On Safari, a mesma do trekking cuchabrache e do passeio de Quadriciclo (que também ainda não escrevi). http://www.onsafariatacama.com/

      Beijão e pode perguntando se tiver dúvidas! 🙂

      Responder
  98. Renata Bosco10/11/2014

    Oi Thaís, faz um tempo que estou procurando dicas que nem essa na internet, estou absurdamente feliz em achar o seu blog! =D
    Vou passar o ano novo em San Pedro com amigos, você acha que vamos precisar dessas roupas de frio térmicas até nessa época do ano?
    Beijos e muito obrigada!

    Responder
  99. Fernanda Pires06/11/2014

    Oi, Thaís. Estou indo para o Atacama no final de dezembro e seus posts estão me salvando. A mala pra mim está sendo a parte mais complicada. Queria tanto usar short no calorzão, mas pelo o que vi não dá para colocar por baixo das calças, né? Não fica insuportável essas calças debaixo daquele sol? Obrigada! Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey06/11/2014

      Oi Fernanda,
      que bom que está gostando! A mala é tão difícil, né? um saco!
      Então, os passeios que dão pra fazer com short são: Trekking Cuchabrache, Trekking Guatin, Laguna Cejar e Termas de Puritama. O resto, apesar de estar sol nas fotos, eram frios!
      Todos esses tem post aqui no blog, da uma checada que eu falo a roupa em usei em cada passeio no seu post respectivo. Sobre Puritama, o post sai amanhã! 🙂

      Pode ir perguntando, ok? Sei que essa viagem é complexa! hehe

      Beijão

      Responder
  100. raphael campos04/11/2014

    Vocês são muito lindas!
    Adorei o post 🙂
    To colando no Chile ano que vem o/

    Responder
  101. Rachel Lima17/10/2014

    Thaís, AMEI o post… estava completamente perdida e vc me ajudou muuuito!!
    Seu blog é sensacional!! 🙂

    Bjos

    Responder
    • Thaís Towersey17/10/2014

      Oi Rachel,
      obrigada!!! :)))))
      Vou fiscalizar essa mala antes de você ir pra ver se você não colocou nenhum salto!! hahaha
      Beijão

      Responder
  102. Gisela17/10/2014

    Thais
    To aqui rindo sozinha!!! Esse post tá tão eu.. ahahahahah.. completamente perdida com minhas malas – minha e do meu marido!
    Semana passada comprei a luva, o gorro, o boné, uma calça bailarina, um casaco fininho, um moletom… alguns sports de corrida e um tripé.. ahahahaha.. enfim, depois de muito pensar resolvi ir total academia!!!
    Não dá para pensar em outro tipo de roupa, principalmente porque não quero ficar com um monte de roupa entulhada no armário, as quais não terei onde usar depois, como uma calça que vira bermuda (risos).. um casaco para temperaturas abaixo de zero!
    Bom.. mas adorei o post! Vou tentar separar a roupa por passeios conforme sua sugestão.. acho que assim fica mais tranquilo!
    Depois que voltar do Atacama passo daqui.. para dizer se deu certo!
    Obrigada pela ajuda! Esse post vai ajudar muita gente, porque realmente o que tem disponível na internet não é nada esclareçedor..
    Bjs

    Responder
    • Thaís Towersey17/10/2014

      Oi Gisela,
      calça que vira bermuda não da né??? hahahah
      Mandou bem nas compras! Mas olha, não deixa de comprar um calça térmica lá, sai por 5 mil pesos (uns 20 reais) e vai ser MUITO útil. Porque com frio ninguém consegue curtir nada, né?
      Que bom que gostou!! Estou muito animada com os posts sobre lá! E to gostando de te ver aqui sempre! 🙂

      Beijão

      Responder
  103. Monique16/10/2014

    Ah meu Deus!
    Salvou minha vida e das minhas amigas!
    Acho que vamos deixar pra comprar as roupas térmicas por là mesmo então 🙂
    Muito obrigada!
    Seu post foi incrivel

    Responder
    • Thaís Towersey17/10/2014

      Oi Monique!
      Nossa, estou muito feliz que gostou!!! :))
      Sim, compra lá. A calça térmica pagamos 5 mil pesos (uns 20 reais), por exemplo! Bem barato!

      Beijão

      Responder
  104. Gabriela Moniz16/10/2014

    Meu Deus!!! Que post sensacional!!!
    Fazer mala já não é uma coisa muito fácil, imagino então para um lugar como esse! Adorei, Thaís!
    Bjão

    Responder
  105. Natasha Catarina16/10/2014

    As dicas estão ótimas!
    É realmente a mala maaaaaais difícil da vida! Acho que não passarei por isso de novo.
    Mas vale a pena a dificuldade. Atacama é lindo! S2!

    Responder
    • Thaís Towersey16/10/2014

      Natasha,
      chega dar vontade de chorar né?
      Mas mesmo depois de tanto stress, vale demaaaaais essa viagem! <3
      Beijão

      Responder
  106. Arrasoooou nas dicas!! 😀 Atacama é bem difícil pra nós meninas mesmo, mas a gente dá um jeito! Vou deixar aqui a dica do Hipoglos, que pra mim foi a única coisa que resolveu a secura que ficou a minha pele nesse lugar! Eu fui no inverno, então tava muito muito seco e muito muito frio, e hidratante não fez nem cócega. Eu passava o Hipoglos à noite, antes de dormir, e de manhã minha pele já tava macia de novo 🙂

    Estou adorando ler os relatos da sua viagem, me dá uma puta saudade da minha! 🙂
    Beijão!

    Responder
    • Thaís Towersey16/10/2014

      Oi Maria,
      super difícil, né? Espero que agora facilite um pouco!
      A dica do hipoglos é boa mesmo!!! Vale tudo pra não ficar ressecada! rs

      Beijão!

      Responder

Conta aí o que você acha! :)