ter
26 set
2017

Comida na China: o que comer? Vou passar mal?

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

Juro que esse não era o título que queria colocar para esse texto, mas talvez essa seja a pergunta mais feita por vocês nas redes sociais enquanto eu estava na viagem: a comida na China te fez passar mal? E a resposta é não!

Talvez por conta dessa propaganda tão forte que a tv faz sobre turismo na China para se comer escorpião, barata e esse tipo de coisa, as pessoas ficam apavoradas quando se fala de comida chinesa. Já ouvi gente dizendo por exemplo que não comeu carne vermelha durante toda a viagem com medo de comer cachorro. 😰 Gente, não é assim que a coisa funciona.

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnaChina para ver mais fotos!

 

Não sou nenhuma especialista em comida chinesa nem nada do tipo, mas já viajei duas vezes para lá, para cidades e regiões completamente diferentes do país (que vocês sabem que é imenso) e só tive ótimas experiências.

Claro que você vai ver muita coisa estranha por aí, mas o negócio é saber escolher o que comer!

 

comida na China

Claro que você vai ver muita coisa estranha!

 

Vou ter que comer insetos?

Deixa eu acabar logo com esse mito sobre a comida na China: os chineses não comem insetos em seu dia a dia, não é algo comum e basicamente é montado pra turistas. Já visitei mais de 10 cidades chinesas, e o único lugar que vi vendendo algo do tipo foi em Beijing, na Wangfunjing, que é uma rua completamente turística montada pra turista comer comida de turista. Ponto.

 

insetos de comida na China

Escorpiões em Beijing

 

E como eu sou turista (RÁ!), eu queria até experimentar e comer um escorpiãozinho, mas não consegui por dois simples motivos: primeiro que a rua fede a óleo e fritura velha e só de andar por ali já te embrulha o estômago; Segundo que os escorpiões ficam vivos, se contorcendo espetados no palito esperando alguém vir comê-los para serem fritados na rua. Na boa, mas isso é crueldade, não importa se é com inseto.

Comer ou não, fica a seu critério 😉

 

Da pra achar comida internacional?

Se por algum motivo você realmente não gosta da comida na China e quiser passar pra algo mais internacional, fique tranquilo que você em qualquer canto. Claro que em cidades menores a oferta é mais restrita, mas tem sempre um Mc Donalds ou especialmente KFC pra salvar a galera hahaha

Mas juro, gente, quebrem os medos e se esforcem! Não tem nada mais incrível que experimentar a gastronomia local de qualquer país no mundo, ainda mais de um tão distante e diferente de nós. Faz parte do turismo.

 

sorvete na China

Sorvetinhos feitos da fruta vendidos no país inteiro!

 

O que se come na China?

Esteriótipos à parte, a comida na China no geral é muito saudável e variada. Você vai encontrar muito frango, porco, muuuuuitos vegetais e coisas feitas no vapor ou cozidas. Claro que eles tem frituras, todo país tem, mas não é algo tão comum nos pratos típicos.

Veja alguns dos pratos que mais amo e são super fáceis de encontrar em qualquer restaurante. Eu não sou super fã de coisas verdes, digamos assim, então eu sempre caio pra pratos com mais proteína e arroz, que são próximos do que comemos no Brasil, mas ainda suuuuper da gastronomia local!

 

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, E VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, mas super me ajuda a continuar postando conteúdo GRÁTIS!

 

 

DUMPLINGS OU DIM SUM

Se jogue nos Dumplings, meu prato favorito, que nada mais são que trouxinhas de vegetais, porco ou camrão, cozidas no vapor nessas cestas de palha tradicionais. São leves, saudáveis, baratas e você encontra em qualquer lugar. Tem coisa melhor?

 

dumplings na China

Os melhoooooores!

 

FRIED RICE

Acho que uma das frituras mais comuns na China: é arroz frito com alguma coisa, geralmente pedacinhos de presunto, ovo, frango e ervilhas. É simples, mas delicioso! Se você gosta de arroz como eu, da pra comer sem pedir mais nada de acompanhamento (e é sempre incrivelmente barato).

Também é facílimo encontrar muitos pratos com arroz, frango com curry e afins, bem parecido com o que estamos acostumados a comer!

 

comida na China

Juro que não é difícil comer o arroz com palitinho!

 

ROASTED DUCK

Esse é o famosão e típico de Beijing, o pato. Você consegue encontrar em muitas cidades mas é em Pequim que você vai comer os melhores e”clássicos. Vale muito a pena, não é aquele tipo de comida turística que o povo fala “tem que comer”, mas no fundo é uma m*rda, sabe?

 

Roasted duck na China

Você coloca o pato, vegetais e molho dentro desse wrap, enrola e come!

 

HOT POT

Esse aqui é famoso de Chengdu, mas é uma comida na China também da pra comer em qualquer canto. Você senta em uma mesa com uma espécie de panela que fica fervendo água temperada todo o tempo, como um fondue, onde você cozinha ali na hora suas próprias carnes e vegetais. Da pra pedir basicamente qualquer coisa, mas o mais típico é comer tripas, fígado e esse tipo de coisa.

 

hot pot na China

Não deixem de comer Hot pot!

 

Com vocês podem ver na foto acima, meu hot top está divido em 4, que são temperos e níveis de pimenta diferentes. O jeito que se come em Chengdu é impossível pra mim, na segunda garfada já saia fumaça das minhas orelhas igual em cartoons. Sempre vou na água sem pimenta, que é temperada com cogumelos e uma delícia!

 

CAÇAROLAS COM VEGETAIS

Normal você acabar em uma prato tipo caçarola, com carne ou frango banhados em bastante vegetais. Não sei o nome disso, mas é gostoso e muito bem temperado. Pode ir na fé!

 

comida na China

 

FRUTAS NA RUA

Você vai ver muitas barraquinhas vendendo frutas já cortadas no palito, principalmente perto de atrações turísticas. Melancia, melão e Dragon Fruit (essa branca com sementes) são as mais comuns de todas. Maravilha pra refrescar no meio do dia e comer algo mais saudável.

 

frutas na China

Melancia é a fruta mais comida na China disparado!

 

CHÁS

Com a cultura do chá muito forte, existem casas de chá incríveis para se visitar por toda a China, mas em muito restaurantes você encontra gratuitamente para tomar junto coma refeição. Deve ser por isso que eles são magros!

 

chá na china

 

Nós comemos várias vezes e ninguém morreu, viu? rs Não fique com nojo e nem cheio de dedos achando que por tudo você vai passar mal. Quanto mais pensamos, mais atraímos.

 

Tem sempre muita pimenta?

Nop! Cada região tem uma particularidade de temperos diferentes, e no geral a comida na China não é apimentada, nem se compara com a Tailândia! Na região de Shanghai, por exemplo, a comida chega a ser adocicada, super leve. Já em Sichuan, onde está Chengdu, a pimenta pega. O negócio é experimentar e descobrir novos paladares sempre.

 

O Matheus do blog o Baú do Viajante morou na China por 1 ou 2 anos, e eu o conheci durante minha passagem por Huangshan. Ele tem um post bacana falando de comida também, que vale a pena conferir 🙂

 

 

E aí? O que achou da comida da China?

 

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , ,
Thaís Towersey

29 anos, “mãe” orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês!
Ache-a no Google + e no Instagram.

Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)