qua
07 fev
2018

Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

Postado por Alan Towersey - 0 Comentários

Apesar de Huaraz ser conhecida por ser o centro de turismo para as trilhas e escaladas na Cordilheira Blanca, a maioria das trilhas e montanhas está mais proxima da cidade de Yungay, como a Thais explicou nesse texto aqui. Uma grande exceção à essa regra é a trilha para o Lago Churup, que pode ser feita de Huaraz, ou melhor ainda, como fiz, saindo do Churup Mountain Lodge.

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoPeru 

 

Para coroar as sequência de trilhas na Cordilheira Branca, passamos um dia no Churup Mountain Lodge que fica mais próximo de Huaraz propriamente dita, e do lado do Lago Churup, o que foi uma ótima pedida. Foi meu último passeio na Cordilheira Branca e não ficou devendo nada para os outros, muito pelo contrário.

 

 

0-churup-650x867 Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

 

 

Como já estava bem aclimatado, saí cedo do hotel, que é perto de um dos começos da trilha. De bônus, fui até o Lago Churupita – um lago menor que fica um pouco mais a diante na trilha bem perto do monte Churup, de onde achei o visual até melhor que o do próprio Lago Churup. Além dos dois lagos o monte Churup que tem 5.545 metros de altitude e fica logo depois do lago Churupita completa a paisagem.

 

DICA: É importante lembrar que essa trilha envolve caminhar acima de 4.000 m de altitude, logo ela é para que já encarou a altitude em Cusco ou deve ser deixada mais para o final dos passeios na região da Cordilheira Blanca.

 

++ Leia sobre altitude no Peru e os efeitos no corpo 

 

Para cada uma das trilhas o hotel oferece um folheto com as instruções (em inglês) de como se localizar em cada etapa, o que possibilita fazer tudo sem guia. Pra essa trilha eu usei o applicativo MotionX GPS para me orientar – vale lembrar que é importante ficar de olho na bateria e/ou levar um powerbank.  Antes de partir, o simpático pessoal do lodge entregou o meu lanche para o de trekking. Também é fundamental levar uns dois litros de água, já que hidratação é ainda mais importante na altitude.

 

que roupas usar na trilha

Um tênis para corrida em trilha ou uma bota leve, preferencialmente impermeável, especialmente na estação chuvosa devem ser a escolha para esse passeio.

Calça leve e uma malha não pesada de manga comprida – tipo fleece, são essenciais, mais um corta vento – preferencialmente impermeável. Assim você estará pronto para um dia com mais vento ou um pouco mais frio, sem carregar coisas desnecessárias.

Uma mochila de 30/35 litros será ideal – mas eu me expremi em uma de 10 litros (leia aqui sobre itens de treking para iniciantes) Além do lanche é importante levar filtro solar, pois o sol na altitude, apesar do clima fresquinho, é bem mais forte do que em nossas praias tropicais. Boné/chapéu complementam a proteção contra o astro rei. Repelente, óculos escuro, pelo menos 10 soles (moeda do Peru) para cada pessoa, sua câmera para fotos sensacionais e papel higiênico para as emergências.

 

>>Leia sobre: Câmbio no Peru com valores atuais

 

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

 

 

tempo de trilha

Como já estava bem aclimatado e feito várias trilhas, achei ótima apossibilidade de fazer trilha completa até o lago Churupita.que tinha o plus de ter o lugar só para mim.

O caminho completo de ida e volta do lago Churupita foi de 17km, gastei cinco horas ao todo e subi um total de 1.400 metros, chegando numa altitude máxima de 4.576 metros. Para os que não estiverem tão aclimatados, a caminhada só até o Lago Churup é bem mais tranquila – somente 10 km.

 

Existem alguns trechos um pouco mais íngremes, mas não é nada técnico e ainda há cabos para ajudar a segurança nesses trechos. Então, mesmo para iniciantes, a trilha é recomendada, não sendo necessária experiência com escalada ou escalaminhada. Mas vá preparado, pois é uma trilha relativamente estensa na altitude com um desnível razoável – costuma se classificá-la entre média e pesada.

 

1-churup-780x585 Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

Os cabos que ajudam na subida

 

O INÍCIO DA AVENTURA

Saindo do Lodge, só por volta das oito da manhã, comecei andando pela estrada e não tive dificuldade em encontrar o início da trilha após andar por uma meia hora.  Todo o caminho de ida é de subida então segui em um bom ritmo, mas dosando a passada por conta da altitude.

Segui a caminhada na trilha que é bem larga, numa região que tem vegetação rasteira, então é possível apreciar a paisagem o tempo todo. Quando me aproximava do lago, percebi que estava num ritmo muito bom e que poderia ir até lago Churupita, então em vez de seguir direto para lago Churup, segui por um caminho pela esquerda que levava direto para um mirante,  para então de lá seguir para o lago churupita e voltar pela trilha principal que chega direto no lago Churup.

 

DO CHURUP PRO CHURUPITA!

Do mirante, a trilha seguia ao lado do lago, onde era possível observar a vista do lago o tempo todo, até chegar numa Florestinha. Depois da Florestinha, havia mais um trecho de subida – uns 100 e poucos metros – e pronto, estava no Lago Churupita.

Tirei umas fotos como essa aí:

 

3-churup-650x867 Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

 

Seguindo a trilha no Parque Huascarán para o Lago Churup, depois de andar subindo alguns minutos passando a beira de uma canaleta de água se chega a um ponto onde se atravessa o corrego e há um muro de pedra e um portão. Nesse ponto, se houver alguém da comunidade, tem que pagar 10 Soles para seguir (pegar recibo – senão o cara embolsa em vez da grana ir pra comunidade).

 

Aproveitei para curtir a vista e comer meu lanche que havia trazido do lodge. Comecei o caminho de volta para o lago Churup,  afinal esse era maior objetivo do passeio. Além de ver o lago Churupita, uma vantagem de subir até ele é ver o lago Churup de outro angulo, como eu ví quando comecei o caminho de volta:

 

4-Locais-650x867 Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

 

Enquanto voltava na trilha pelo lado do Lago Churup me deparei com duas locais que subiam esse trecho da trilha. Confesso que não faço idéia do que elas estavam fazendo lá, e foram as únicas pessoas que vi no trajeto de ida e volta entre os lagos.

 

DICA: Pelo lado positivo, foi ótimo ter aquela imensidão toda pra mim, mas como é um pedaço menos frequentado se está indo sem guia, é prudente deixar alguém avisado pro caso de algum incidente, o resgate ser acionado.

 

 

CHEGADA NO CHURUP!

Chegando no Lago Churup, lá tem varias formações rochosas onde se pode deitar, sentar para lanchar, meditar ou só apreciar a bela vista e o ar puro da montanha. Essas rochas permitem várias perspectivas diferentes para tirar fotos, então é legal explorar a área pra procurar seu angulo favorito para aquela foto memorável!

 

5-churup-650x867 Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

 

A volta, morro abaixo, é beeeem mais tranquila do que a ida. Tirando o trecho onde tem os cabos a trilha é bem suave, então o tempo de volta é bem menor que o da ida. Lembrando que se você vai voltar para o lodge, tem que tomar cuidado para não seguir a trilha para Pitek!

Após 5 horas de trilha, estava de volta no Lodge. Mas eu praticamente não parei e estava bem aclimatado e andei bem forte pois queria ter certeza que teria tempo para ir até o Churupita, então é importante avaliar o tempo de subida e se vai haver tempo para ir até lá.

Das 5 horas de passeio 4 foram andando e uma nos lagos apreciando a vista e comendo aquele lanchinho. A maioria das pessoas faz apenas o Lago Churup em 5-7 horas. Se ficar apertado para ir até o Churupita, melhor não forçar e curtir com calma o belo visual do Churup.

 

DESCONTO PARA VOCÊ NO LODGE

Se você também amou esse passeio, não deixe de se hospedar no Churup Mountain Lodge que já dá acesso direto à trilha! Consegui um desconto de 15% na hospedagem por ser meu leitor colocando o código THAISBRA, se fizerem a reserva direto pelo site deles aqui. Vocês vão amar! ❤

 

 

huandoy-post-10-vista-da-descida-min-780x518 Trilha no Parque Huascarán: Lago Churup e Churupita

Vista da descida da trilha

 

FICHA TÉCNICA DO PASSEIO*:

  • Hotel: Churup Mountain Lodge
  • Horários: 8:00 às 15:00
  • Refeições: Snack no trekking
  • Transporte: Saída a pé direto do Hotel ou Taxi/Van de Huaraz
  • Entradas: 10 Soles
  • Temperatura média: 12 a 20 graus.
  • Roupa: Tennis de trekking, casaco leve e corta vento.

 

Recomendo muito essa trilha no parque Huascarán para todos que vão passar 4 ou 5 dias fazendo trekking na Cordilheira Blanca!

 

LEIA MAIS

 

 

*Agradecemos ao Llanganuco Lodge pela incrível hospedagem e informações da trilha. As opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , ,
Alan Towersey
Servidor público e pai de 3 gatos. Costumava viajar sozinho desde os 15 anos pelo Brasil e pelo Mundo Afora desde os 18, mas agora tem sempre a esposa ao seu lado e mais de 50 países na bagagem! Motociclista e com interesse em mergulho, snow e trilhas, agora conta aqui pra vocês esse lado mais radical das viagens!
Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)