De todas as informações que recebi e conheci visitando a Tribo Masai, essa foi a que mais me surpreendeu: a alimentação. Mas muito além disso, a vida da Tribo Masai é incrivelmente rica em termos culturais e interessante. Você definitivamente não pode deixar de fazer uma visita quando estiver no Quênia ou na Tanzania. Vá com a mente aberta e descubra uma realidade muito diferente da nossa.
++ Veja quais roupas levar para fazer safári no Quênia
++ Conheça o centro de girafas de Nairóbi
QUEM SÃO OS MASAIS?
As Tribos Masais são grupos de semi nômades que vivem predominantemente na Tanzânia e Quênia. São como se fossem os nossos índios daqui: escolheram manter as tradições e cultura, por mais primitivas que sejam. Claro que tiveram que se adaptar ao século 21 e modificar alguns detalhes de sua tradição, mas a essência é a mesma.
++ Saiba como foi meu primeiro safári na África
CURIOSIDADES SOBRE O POVO MASAI
Vou listar alguns tópicos que achei super interessante da cultura da Tribo Masai, assim você consegue conhecer um pouquinho dessa história também e ver como eles vivem de forma diferente:
1. OS LEÕES TÊM MEDO DELES
Antigamente, quando alcançava a idade adulta, os homens da Tribo Masai deviam matar um leão, inclusive para poder se casar. Hoje em dia isso é proibido no Quênia, e a prática de afirmação mudou. Mas seja como for, os leões ainda tem pavor dos Masais que só andam de vermelho para serem identificados (e os Masais alegam não ter medo nenhum dos leões).
2. FAZEM COMPETIÇÃO DE PULO
Como não podem mais matar leões, a Tribo Masai teve que mudar seus hábitos. Ninguém soube me explicar o porque, mas hoje em dia eles fazem competição de quem salta mais alto, e desde pequenos eles treinam. O cara que pular mais alto tem o direito de se casar sem pagar o dote ao pai da moça, o restante tem que pagar 10 vacas por esposa. (isso mesmo, por esposa)
CHIP DE INTERNET COM 15% DE DESCONTO
Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip do O Meu Chip tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 15% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!
3. PODEM SE CASAR MAIS DE UMA VEZ
Se você tiver vacas suficientes para pagar o dote, você pode casar quantas vezes quiser! Elas são usadas como forma de pagamento, mas também para o sustento da própria família, sendo a única fonte de alimentação da Tribo Masai.
4. COMEM SOMENTE CARNE, LEITE E SANGUE
A mesma vaquinha que serve de moeda, serve de alimento. Eles só comem o que vem da vaca, inclusive o sangue, que é tirado fresco das veias da bichinha (e depois estancam, pois a intenção não é matar). Já a água é comprada na cidade, um dos pontos que tiveram que se adaptar.
5. VIVEM EM CASAS DE ESTERCO
Os homens tomam conta da segurança no vilarejo contra leões e outros predadores, protegendo as famílias e as vacas, enquanto as mulheres cuidam dos filhos e constroem as casas, feitas de esterno da vaca. Quando um casal da Tribo Masai vai se casar, é dever da mulher construir a casa (que por curiosidade, é feita na altura da mulher. Se o marido for alto, ele deve se abaixar para andar dentro da casa).
COMO VISITAR O POVO MASSAI
Você pode organizar sua visita à Tribo Masai com seu hotel ou simplesmente chegar lá. Visitei quando estava em Masai Mara, e foi uma experiência super diferente! Eles nos receberam super bem, explicaram tudo sobre a cultura (em inglês) e mostraram suas casas, suas danças e até como fazem fogo.
QUANTO CUSTA A VISITA A TRIBO MASAI?
Mesmo você não pagando para entrar na Tribo, claro que nada é de graça nessa vida. As crianças da Tribo estudam e, para manter a escola, eles vivem de doações. Poucos falam inglês, eles têm sua própria língua, mas até os que falam precisam estudar pra aprender, né?
Quando você chega, eles deixam bem claro que a escola sobrevive das nossas doações e compras de bijuterias feitas pelas esposas. Todo o dinheiro é revertido para a Tribo, e mesmo não sendo obrigado a comprar nada, meio que é, né…
Comprei de bom gosto para ajudar, mas confesso que a situação é meio constrangedora. Enquanto você olha a “lojinha”, as mulheres e crianças ficam ali do lado de fora te obervando.
Nada tem preço. Você escolhe o que gostaria de levar, e eles decidem o preço entre eles. Pode negociar (inclusive tinha um árabe no meu grupo. Imaginem só o vai e volta de preços! rs). Eu peguei $25,00 por duas pulseiras e um elefante de cerâmica, sem negociação. É bem mais caro do que você vai pagar na cidade, claro que é, mas poxa, ninguém vai ficar mais pobre por causa disso, e pra eles faz diferença! 😉
RESUMO: VISITAR UMA TRIBO MASSAI É BEM INTERESSANTE
Viajar é ampliar horizontes, certo? E conhecer a rotina de uma Tribo Massai é uma experiência enriquecedora. Foi uma visita super diferente e oportunidade incrível de ficar mais próximo das raízes Quenianas. Mas que dá nervoso pensar em beber sangue, dá né? rs
LEIA MAIS
Oi thais towersey foi muito empolgante “viajar”com vocês, adorei tenho vontade de conhecer também
Muito top tenho vontade de conhecer tambem obrigado
Oi Thais, que feliz que curtiu e obrigada pelo elogio <3
Obrigada, foi ótimo conhecer essa cultura e bem curioso. Você escreve muito bem, senti sua empolgação, enquanto lia parecia que eu estava lá também . Beijos