Vamos ser práticos: Table Mountain (Montanha da Mesa) tem a mesma fama na Cidade do Cabo, na África do Sul, que o Pão de Açúcar tem no Rio de Janeiro? Então, é daqueles atrativos que praticamente nenhum turista deixa de visitar ao passar pela cidade também conhecida como Cape Town. E para fazer mais um paralelo entre os dois pontos turísticos, saiba que a principal forma de chegar ao topo desta montanha, a mais de mil metros de altura, também é de teleférico (ou, como conhecemos por aqui, bondinho). Vem ver mais detalhes <3
++ Não esqueça do Seguro Viagem na África do Sul
++ Confira dicas de onde ficar na Cidade do Cabo
POR QUE VISITAR A TABLE MOUNTAIN?
Uma das 7 maravilhas naturais do mundo, a tal Montanha da Mesa domina a paisagem e
e domina a paisagem da cidade com sua imponência . Na prática, pode ser vista de quase qualquer ponto de Cape Town com seus 1085 metros de altitude e um planalto de 3km. Ela vai da Cabeça do Leão a oeste até o Pico do Diabo a leste, compondo assim, o anfiteatro natural que circunda a Baía da Mesa.
A seguir vou mostrar pra vocês como ir para a Table Mountain e porque esse programa é imperdível para quem visita Cape Town.
COMO É A SUBIDA
Há duas maneiras de chegar ao topo da Table Mountain: fazendo um trekking ou pegando o Cable Car (bondinho). A maioria dos turistas opta pela segunda alternativa pela comodidade, afinal em poucos minutos estará lá no topo pra admirar a área urbana da Cidade do Cabo, com os oceanos Atlântico e Índico como moldura. Dica: lembre-se de levar um casaco, pois lá em cima venta MUUITO!
BONDINHO
O chão do bondinho é giratório e a cabine é redonda, permitindo que você tenha um visual panorâmico de 360 graus durante o trajeto. Massa, não é? Li também que esse formato arredondado ajuda na aerodinâmica em relação aos ventos fortes que costumam ter na Península.
O bondinho transporta 65 pessoas por vez, é bem rápido, em menos de 5 minutos se chega ao topo. Ele viaja a uma velocidade de até 10m/s e a distância entre as estações é de 700 metros. Os horários de subida e descida variam ao longo das estações. Você pode consultar essa informação e os preços aqui.
Atenção: a estação fecha quando venta muito e/ou quando há muitas nuvens e pouca visibilidade. É até bem comum ela estar fechada; por isso, assim que o tempo estiver bom, na primeira oportunidade, largue tudo vá para a Table Mountain! Sério! Li relatos de gente que ficou uma semana em Cape Town e não conseguiu ir.
A TRILHA PARA A TABLE MOUNTAIN
Há mais de 100 tipos de trilha na Table Mountain e, infelizmente, só tivemos tempo de experimentar uma. rs Vale lembrar que a duração vai depender do seu ritmo e condicionamento físico, mas geralmente leva de 2 a 4 horas. Nós fizemos em 2:30 hr parando pra descansar. e já adianto: não é uma trilha fácil!
É praticamente subida o tempo todo e depois da primeira parte, que é tranquila, o relevo fica bem acidentado e íngreme. Contudo, não é nada de outro mundo. O visual é um show a parte, a trilha é linda e vale muito a pena! Uma boa pedida é subir a pé e descer de bondinho. Você pode comprar o ingresso da volta lá em cima mesmo.
ONDE VER O PÔR DO SOL
Esta é uma dica para quem quer ver um entardecer diferente, sem ser lá no topo da Montanha da Mesa: curta o pôr do sol no final do Kloof Corner. No final do primeiro trecho da trilha, que é super tranquilo e dura cerca de 15 minutos, você encontra essa placa na foto abaixo. Virando a esquerda você segue para a Table Mountain e virando a direita você vai para esse local que citei.
O pôr do sol lá do topo é lindo? Sim! É magnífico. Mas desse ponto é tão lindo quanto, o visual é praticamente o mesmo, só que o lugar é bem mais exclusivo e você pode ficar até o fim do por do sol e descer de forma mais tranquila, já que esse trecho da trilha é bem mais de boa.
Nós vimos o pôr do sol lá do topo e ficamos até depois do último bondinho descer. Valeu a pena mas voltar no breu foi bem tenso, viu?! Só tinha a gente descendo! hahaha No outro dia seguimos essa opção e gostamos bem mais! O lugar era só nosso, fizemos nosso time-lapse com calma, ainda tem esse ângulo irado dos Doze Apóstolos. E a descida foi bem mais tranquila!
O QUE FAZER NO TOPO DA TABLE MOUNTAIN
É possível caminhar no topo da Table Mountain através de visitas guiadas gratuitas que ocorrem diariamente às 10h e às 12h. O ponto de encontro está localizado e sinalizado próximo à saída da estação superior. As visitas têm aproximadamente 30/40 minutos de duração. Pessoas com carrinhos de bebê e/ou cadeirantes não terão problemas, já que boa parte das trilhas é pavimentada e demarcada.
Mas confesso que conhecer por conta própria, com calma, se aventurando fora do caminho demarcado e contornando toda a montanha também é demais.
A vegetação presente na Table Mountain é do tipo Fynbos e conta com mais de 1400 espécies diferentes de plantas, incluindo a Protea King, que é a flor símbolo da África do Sul. Há também vários animais pela montanha, como cobras, lagartos, porco-espinho, entre outros.
Há 3 trilhas para fazer no topo da Table Mountain:
- Dassie Walk – dificuldade: muito fácil – 15 minutos.
- Agama Walk – dificuldade: muito fácil – 30 minutos.
- Klipspringer Walk – dificuldade: muito fácil – 45 minutos
A VISTA DO ALTO DA TABLE MOUNTAIN
Compondo o cenário da Table Mountain há outras montanhas conhecidas: a colina Signal Hill e Devil’s Peak(Pico do Diabo) a leste; Lion’s Head(Cabeça do Leão) a oeste e a cadeia montanhosa que se estende ao sul da Península do Cabo a partir da Table Mountain, conhecida como Twelve Apostles(Os Doze Apóstolos).
Do topo da Table Mountain é possível ver o centro da cidade, a Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso durante 18 anos, as praias de Camps Bay, Clifton Beach, o estádio de futebol de Green Point, inaugurado para o Mundial de 2010 e boa parte da Península do Cabo numa visão panorâmica. A energia e a beleza dessa montanha são incríveis e indescritíveis. Só estando lá pra saber!
DICAS ÚTEIS PARA OS VISITAR A TABLE MOUNTAIN
- No topo da Table Mountain há banheiros, uma loja de souvenirs e um café/restaurante. Mas os preços são um pouco salgados, então recomendo que levem um lanchinho. Que tal levar uma garrafa de vinho e fazer um piquenique no topo da montanha? 😉
- Leve um casaco para se proteger dos ventos. Até luva e gorro eu usei! rs
- No local onde chega o bondinho há wi-fi liberado.
- Reserve pelos menos 1-2 horas para explorar a montanha. Não cometa o mesmo erro que eu! Que não conheci quase nada do lado oposto ao litoral.
- Como esse ponto turístico é muito concorrido e todos esperam que faça um dia bonito para visitá-lo, recomendo que comprem o bilhete do bondinho com antecedência. Quando o dia está com poucas nuvens e vento, principalmente aos finais de semana, é comum ter uma fila chatinha para comprar o ingresso e, depois, para entrar no bondinho. Compre no site e evite filas.
- Há outra maneira de fugir das filas na estação do bondinho. Caso você use aquele ônibus vermelho de turismo, você pode comprar o bilhete direto com o motorista.
- Para pegar a montanha mais vazia, vá na parte da tarde. Mas alguns moradores falam que os ventos costumam ser mais intensos nesse horário, sendo mais garantido, pra quem vai de bondinho, a parte da manhã.
- É possível praticar rapel na Table Mountain.
ESTACIONAMENTO
No local só há estacionamento para os ônibus/vans de turismo. Se você vai de carro deve deixá-lo no acostamento da rua, que é super tranquilo e todos fazem isso. Mas quanto mais cheio, mais longe você vai ter que estacionar e mais vai ter que andar (subindo) até a estação da Table Mountain. Pra evitar isso, é uma boa utilizar a rota vermelha do ônibus City Sightseeing, que é o ônibus de turismo de 2 andares. Para consultar e comprar clique aqui.
PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM NA ÁFRICA DO SUL?
Eu digo e repito sempre por aqui: apesar do seguro viagem não ser obrigatório na África do Sul é extremamente inteligente viajar com o seu.
A gente sempre acha que nada vai acontecer, mas infelizmente não temos controle sobre isso. A Thaís, por exemplo, já teve de intoxicação alimentar a derrame ocular (algo que acontece do nada) e infecções intestinais. Se não tivesse seguro, estaria lascada! E olha que são doenças simples…
Um seguro viagem para a África do Sul não é nada absurdo, com opções para uma semana a partir de uns R$100. Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.
TABLE MOUNTAIN: COMO CHEGAR
A Lower Cable Station (estação do bondinho) e o início das trilhas ficam na metade da montanha, e você pode chegar na Table Mountain de carro, Uber, táxi, a pé, de transporte público ou com o ônibus de turismo. A estação está a poucos minutos do centro (levamos cerca de 15 minutos de carro). Para chegar lá basta pegar a rodovia M62 e depois seguir pela Tafelberg Road. O acesso é fácil e o caminho bem sinalizado. Coloquei esse mapinha para vocês terem uma ideia de distância e tempo dos lugares onde as pessoas costumam se hospedar, que são Green Point, Sea Point, Camps Bay e Centro, que é de onde tracei a rota.
Table Mountain
Lower Cable Station, Tafelberg Road Cape Town, 8001.
Tel: +27 (0)21 424 8181
Mais informações no site oficial.
Não deixem de me seguir lá no Instagram @nextrip para mais fotos e dicas!
LEIA MAIS
https://buypropeciaon.com/ – finasteride generic uk
Muito massa as dicas! Um cenario realmente incrivel.
Obrigada e que bom que gostou, Gustavo. O lugar é lindo mesmo. 🙂