sex
16 jan
2015

Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

Postado por Thaís Towersey - 29 Comentários

Quase todo mundo que conheço diz que o melhor passeio do Deserto do Atacama é o do Salar de Tara. Será? Vocês já sabem que meu passeio preferido é para Piedras Rojas, que quase ninguém conhece (infelizmente) e talvez por isso curtam tanto Tara. Gosto é algo mega subjetivo, e eu também gostei muito de Tara, não me leve a mal, você vai ver que eu exagerei na quantidade de fotos, inclusive! rs

Mas a verdade é que eu queria desmistificar um pouco essa ideia de que é o MELHOR passeio do Atacama, para você poder repensar a escolha do seu roteiro.

Bem, vamos lendo o artigo para vocês entenderem meu ponto de vista..

 

salar-tara-atacama-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora para ver todas as fotos da minha viagem ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #GMAnoChile 😉

 

 

O Salar de Tara é beeem distante de San Pedro e anda-se, só de carro, 260km para ir e voltar de lá. A viagem é bem desgastante, pois a partir de um ponto temos que sair da estrada e entrar em um super off road que balança, sacode e chega dar até um medinho do carro virar. Para vocês terem noção, essa caminhonete atolou na terra tentando voltar, e nosso guia e motorista saltaram para ajudar a empurrar o carro.

 

carro-atolado-tara-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

Carro atolado na terra no caminho de tara

 

Se você reparou a neve, vou contar esse pequeno plus do nosso passeio:

No dia anterior que deveríamos ir a Tara (quando fizemos o passeio para os Geysers) começou a nevar. NEVOU no deserto, minha gente. Onde estávamos caiu só um pouquinho, mas na estrada e na montanha a neve foi bem intensa. No dia seguinte quando pegamos a estrada para o Salar de Tara, ela estava fechada por causa da neve! Nossa sorte foi que tínhamos tempo livre no Atacama e pudemos rearranjar os passeios, e por causa disso que acabamos fazendo o passeio ao Valle del Arco Iris. Da uma olhada no visual da estrada:

 

estrada-salar-de-tara-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

Neve no deserto do Atacama

 

Fala sério, fica maravilhoso esse contraste de céu, deserto e neve, não é? Nosso guia da agência Flavia Bia Expediciones, que fizemos nossos passeios, parou o carro da estrada para podermos tirar fotos e mexer na neve, já que tinha algumas pessoas na van que nunca tinha tocado em neve. Agradecemos a mãe natureza por essa!

 

estrada-tara-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Seguindo viagem, passamos por todos esses morros de terra que contei e ficamos até um pouco enjoadas com o balancê da van. Afinal, o Salar de Tara está a 4.500 m de altitude e foi o passeio mais alto que fizemos. Movimentos bruscos a essa altitude é quase um soco no estômago. Até eu que não senti nenhum efeito de altitude em toda a viagem me senti esquisita nesse dia.

tara-salar-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

Las catedrales del Salar de Tara

 

Quando finalmente chegamos ao início do destino, a gente até esqueceu que estava passando mal, pois o visual é realmente beeeeem diferente e as fotos ficam lindas.

 

rochas-tara-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

As formações rochosas são incríveis e simplesmente gigantescas. A gente se sente muito insignificante diante de tanta beleza natural. Volta lá na primeira foto do artigo e repare que tem um homem de casaco azul, parecendo uma formiguinha.

 

salar-tara-chile-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

É importante lembrar que nesse passeio não há banheiros e se sentir vontade, vai ter que “hacer en la naturaleza”, como eles dizem 😉 E olha, você vai acabar tendo que fazer mesmo, pois o passeio ao Salar de Tara dura o dia inteiro de 8:00 às 16:00. Então, né?

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!


menina-tara Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Podemos observar a imagem famosa do Salar de Tara que se chama “monge de la Pacana”. Essa esquisita aí em baixo, mesmo.

 

tara-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

Monge de la Pacana, Atacama

 

Você já deve ter reparado que estamos todas agasalhadas. Esse passeio é bem frio, a temperatura estava abaixo de zero (não sei exatamente quanto) e ventava DEMAIS. Eu sou mega calorenta e confesso que foi bem sofrido fica fora da van. Eu senti mais frio aqui do que nos Geysers. Olha nossos looks:

 

girls-tara-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

Look Salar de Tara: Agasalhadas

 

Alguns amigos que foram em Abril disseram que estava frio, mas nada comparado a isso, então provavelmente na primavera ou verão não será tão bizarro.
Seguindo um pouquinho de carro, chegamos onde é o Salar de Tara propriamente dito, e o lugar conseguiu ficar ainda mais bonito. Definitivamente foi o passeio mais colorido que fizemos no Atacama, e esse contraste da mistura de cores parece irreal.

 

salar-tara-verde-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Mesmo depois daquele desertão marrom das fotos acima, damos de cara com essas cores incríveis e, ainda por cima, com animais! Olha a quantidade de Flamingos!

 

flamingos-tara-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Nós estavamos morrendo de frio, e eu fiquei me perguntando como os Flamingos estavam ali de boa com a patinha na água. Juan me contou que os flamingos aturam condições extremas de temperatura, suportando tanto 40 graus abaixo de sol, quanto extremo frio. Em junho e julho, quando o inverno é mais forte, há um programa especial onde fotógrafos vão para o Salar de Tara fotografar os flamingos presos pelas patas no lago congelado. Que loucura, né?

 

tara-colorido-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Ums das coisas que eu mais gostava no Juan era que, além dele sempre contar detalhes e curiosidades como essas, ele deixa a gente muito à vontade para tirar fotos e explorar o lugar, sem correria. Aí a gente brinca 🙂

 

fun-tara-chile-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

sentada-tara-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

brincando-salar-tara-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

salar-tara-650x488 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

 

Fizemos até uma “loucura” que foi tirar foto pulando em grupo. Os efeitos da altitude são pesados no Salar de Tara, por isso indico que as crianças não repitam isso em casa  ;D

 

jump-salar-tara-650x432 Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?

“Você é louca demais..”

 

Fim do passeio, e fizemos um super Snack com direito e vinho e tudo, mas dentro da van, pois ninguém aguentava ficar mais um segundo lá fora! hehe

 

MINHA CONCLUSÃO

O passeio ao Salar de Tara vale a pena? Lógico que vale, você viu nas fotos como é lindo! Maaaaas se você tem pouco tempo na cidade e sente muito a altitude, será que seria o ideal para você?
Quando se fala que aquele passeio é o “melhor” você acha que tem que ir de qualquer jeito, não é? Era isso que eu queria desmistificar aqui, pois tenho medo de você deixar de fazer outras coisas no Atacama, por causa do Salar, e acabar saindo insatisfeito por não ter conseguido curtir (nunca pelo visual, você vai sempre ficar boquiaberto, mas por ser sofrido). Só isso que peço: avalie, pois o caminho é longo, faz muito frio e não há banheiros, mas as imagens ficarão na sua memória para sempre, pode ter certeza!

 

Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor  É só preencher esse formulário!

 

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
flaviabia Salar de Tara: o melhor passeio do Deserto do Atacama?


FICHA TÉCNICA DO PASSEIO:

  • Agência: Flavia Bia Expediciones
  • Horários: 8:00 às 16:00
  • Refeições: Café da manhã e almoço
  • Transporte: Hotel – Passeio – Hotel
  • Entradas: não há.
  • Temperatura média: 0 grau.
  • Roupa: Calça térmica, outra calça, meias, bota e muitos casacos!

 

 
LEIA MAIS

 

*Os passeios, paradas e horários podem se modificar com o tempo. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Setembro de 2014 e agradecemos à FlaviaBia Expediciones por ter nos recebido. As opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

29 Comentários:

  1. Elaine16/01/2016

    Olá Thaís, tudo bom ? Amei seu blog, e suas dicas estão nos ajudando a entender um pouco esse destino maravilhoso!

    Eu e minha filha planejamos ir para o Chile em meados de abril.
    Primeiro fazer Santiago de 16 a 21/04 , de 21 a 28/04 San Pedro de Atacama.
    Mesmo fazendo muita pesquisa , ainda restam dúvidas, que só quem já foi
    saberá nos dar as informações mais precisas!

    Gostaria de saber quais os passeios mais imperdíveis, temos 6 dias inteiros lá, vc acha que dá ?
    Como estou muito sedentária ,trabalho muito tempo sentada, tenho receio de não aguentar as caminhadas, queremos aproveitar tudo que der !

    Quais os passeios que andam mto a pé?

    Já sei que Salar de Tara , parece ser muito puxado, e cansar muito , além de lindo pelas fotos que vi , como é feito esse passeio? Tem como andar mais de carro do que a pé?

    O problema de não ter banheiro em alguns passeios, vc poderia esclarecer
    esta questão ?

    Com as passagens aéreas caras , pensamos em comprar as passagens de Santiago para Calama , assim que chegarmos no dia 16 em Santiago , vc acha arriscado ?

    Vi que tem parceria com a agência da Flávia Bia Expediciones , como ela saiu da Ayllu, já está com uma boa infra estrutura ?

    Os passeios são fechados lá mesmo , ou tem que fazer reservas ?
    Com o dólar nas alturas , é melhor pagar em pesos ou dá na mesma ?
    O comercio lá em geral aceita pesos ?

    Estou muito apreensiva com a altitude, o que se faz qdo uma pessoa passa mal em um passeio ?

    Bom Thaís, aguardo ansiosa retorno,
    Um grande abraço !!

    Responder
    • Thaís Towersey16/01/2016

      Oi Elaine, vocês vão amar o Atacama.
      São muitas perguntas…rs Algumas já estão respondidas em posts, vou tentar te explicar o que não está.
      6 dias suuuper dá pra fazer quase tudo. Eu explico bem certinho como é cada passeio em seus posts específicos, inclusive falando sobre as caminhadas, que não são muito pesadas não.
      Em Tara você não anda quase nada, o que pega mais é a altitude. Tem gente que mastiga folha de coca, pra não passar mal, da pra comprar por lá.

      Onde não tem banheiro tem que fazer no meio da natureza, não tem jeito! rs

      Não indico MESMO comprar na hora a passagem, tem que fazer com antecedência pois você pode ficar sem. E tudo é pago em peso lá, dolar não rola, não.

      Quanto a Flavia, ela está 100% estruturada, pode ir sem medo! Fala que veio aqui pelo blog pra ela ta dar desconto. O email dela: [email protected]

      Indico muito fazer um seguro viagem também, caso aconteça algo… Se quiser me fala que te passo um cupom de desconto 😉
      Beijão querida!

      Responder
  2. […] forte (roupa térmica) – Geyser, Piedras Rojas, Salar de Tara e Tour […]

    Responder
  3. Maria das dores barreto de mello21/11/2015

    Estou ansiosa com a viagem, mas .., preocupada com a altitude. Quando leio que alguém se sentiu mal fico muito apreensiva .
    Não pretendo deixar o medo me empedir de ver toda está beleza
    Quem sabe você que já foi pode me acalmar .grata

    Responder
    • Thaís Towersey23/11/2015

      Oi Maria,
      não acho mesmo que vc deva deixar de ir. Cada organismo reage de um jeito… não se preocupe pra não passar mal psicologicamente.
      Só em Tara que eu senti um pouco, mas de resto não senti NADA.
      Vai tranquila e aproveite sem deixar isso entrar na sua cabeça! 🙂
      Bj

      Responder
  4. Eveline19/07/2015

    Obrigada pelas dicas Thaís. To quase me convencendo a ficar até o dia 22 por lá hehehehe O hostel que eu reservei já me mandou um email de boas vindas e também com indicações de passeios, preços e horários. Já ajuda bastante 🙂

    Responder
    • Thaís Towersey19/07/2015

      Eveline,
      eu acho! Santiago é fácil ir de novo, talvez até em uma escala, ou pegando uma promo, mas o Atacam não, é uma missão chegar até lá, então eu priorizaria fazer mais passeios por lá e meio que “matar” tudo.
      Manda email também pra Ayllu e fala que veio pelo blog que ela dá desconto 🙂
      Depois não esquece de fazer o seguro viagem, é importante! Aqui no blog tem 15% de desconto colocando o cupom.
      Beijão!

      Responder
  5. Eveline19/07/2015

    Estou tentando fechar meu roteiro e gostei bastante das suas dicas….. Chego no Atacama dia 18/11 pela manhã e pretendia ficar até o dia 22 mas vou diminuir um dia pra aproveitar mais Santiago…. Então eu teria o dia 18/11 praticamente inteiro mais o dias 19 e 20 inteiros também, fora o dia 21 pela metade (pelos horários de voo que vi na Lan)…. Será que dá pra encaixar bastante coisa? Pensei em fazer o valle de la luna e valle de la muerte no dia 18 mesmo, no dia 19 fazer lagunas altiplanicas e salar de atacama e laguna cejar, no dia 20 fazer o geisers del tatio e o tour astronomico a noite e aí ver algo de meio período pra fazer no dia 21 antes de voltar pra Santiago… será que rola?

    Responder
    • Thaís Towersey19/07/2015

      Oi Eveline,
      que bom que está curtindo!! Olha, eu sinceramente ficaria mais tempo no Atacama que em Santiago… aproveitaria pra fazer tudo por lá.
      Lagunas Altiplanicas não da pra fazer com Laguna Cejar, pois é um passeio de dia inteiro. Laguna Cejar pode ser encaixada com Geisers del Tatio, o Tour astonômico é só lá pras 20:00.
      De resto tá ok, sim! 🙂

      Responder
  6. Fernanda28/05/2015

    Oi Thais!
    Em qual mês do ano foi esta viagem?
    Estou programando uma viagem de lua de mel em maio/2016 para o Chile e queria combinar Atacama, Cordilheira dos Andes e Patagonia. Você acha que consigo juntar estes destinos em uma única viagem de aproximadamente 11 dias?
    Bjs, obrigada!

    Responder
    • Thaís Towersey30/05/2015

      Oi Fernanda!!
      Fui em Setembro pro Atacama. Maio vai estar perto do inverno e vai estar um pouco mais frio do que quando fui.
      Sobre a quantidade de dias, depende muito do que você está pensando em fazer na Patagônia, pois ela é enorme!!!
      Quais são seus planos??

      Beijão

      Responder
  7. Andréa Britto11/05/2015

    Olá, Thaís! Tou montando meu roteiro e tou adorando as dicas! Serão apenas 3 dias inteiros, então preciso deixar tudo acertadinho para aproveitar todo o tempo. Já anotei um roteiro que você indicou acima :)))
    As roupas você encontra fácil lá ou melhor garantir em Santiago (vou para lá antes)? Outra coisa, fiquei curiosa para saber onde você comprou o Aussie kkkkk Foi em Santiago? Se sim, lembras onde e o preço? hehehe

    Obrigada!!!

    Responder
    • Thaís Towersey14/05/2015

      Oi Andrea,
      as térmicas deixa pra comprar no Atacama mesmo. Barato e fácil de achar!
      Já o Aussie comprei nos EUA! rsrsrs
      Beijão!

      Responder
  8. Luciana01/04/2015

    Oi Thaís, tudo bem? Estou indo neste domingo para o Atacama… Passaremos por Santiago e depois por Atacama. Vamos ficar 5 dias no Deserto (teremos 3 dias inteiros livres). Li os seus posts e estou um pouco na dúvida sobre os passeios a serem feitos.. Sei que 3 dias não são suficientes, mas quais passeios imperdíveis você me aconselha a fazer neste período? Queria fazer o Salar de Tara, mas pelo post que você escreveu, não sei se vale a pena, até porque está bem caro pela cotação que fiz.

    Obrigada pelas dicas da mala!! Como passaremos em Santiago antes, irei comprar lá as roupas de frio.

    Beijos e obrigada! Luciana

    PS: Somos bem parecidas, já que me formei em direito, sou casada e mãe de dois gatos!!!:-)))

    Responder
    • Thaís Towersey01/04/2015

      Oi Luciana,
      Mãe de gato é sempre gente boa, já gostei de você! :)))
      Poxa, 3 dias vai ser pouco mesmo. Tara é aquela coisa que falei no post, tem gente que ama, mas sinceramente você tem tão poucos dias que eu acho que não vale a pena…
      Eu faria 1) Piedras Rojas + Lagunas Altiplanicas; 2) Geysers + Valle de la Luna 3) Trekking (Guatin ou Cuchabrache) + Laguna Cejar

      Quanto as roupas, eu não sei quanto custa em Santiago, mas as térmicas no atacama mesmo são beeeeem baratas, tipo menos de 30 reais uma calça, sabe. Eu acho que vale muito a pena!!

      Me conta depois o que decidiu e como foi! 🙂
      Beijão e ótima viagem!!!

      Responder
  9. Carol02/03/2015

    Ola, Thais! Amei o seu post! Estou aproveitando todas as suas dicas para minha viagem em 2 semanas. Você poderia me dizer como foi de Calama à San Pedro? É possível levar mala ou tem que ser mochila? Bjs e Obrigada!

    Responder
    • Thaís Towersey02/03/2015

      Oi Carol,
      que bom que está curtindo!!! Já reservou hotel, passeios e seguro viagem??
      A viagem foi tranquila, demora quase 2h e fomos de van. Nós 3 usamos mala de rodinha, normal… não precisa comprar um mochilão só pra isso não.
      Você pode reservar com antecedência a van pela net, ou fechar lá na hora…Beijão

      Responder
  10. Cecília Rêgo24/02/2015

    Estava com muita dúvida de fazer o Salar de Tara ou não. Segui seu conselho e não fiz. Não me arrependo nem um pouco. Várias pessoas que conhecemos lá e fizeram super se arrependeram, sem contar que é o mais caro de todos, né??

    Responder
    • Thaís Towersey25/02/2015

      Oi Cecilia,
      Tara realmente pode ser um passeio incrível ou terrível, dependendo do perfil da pessoa. E fora esse pequeno (grande) detalhe do preço, né? rs
      Fico feliz que pude te ajudar nessa escolha e que você tenha saído satisfeita!
      Qual a próxima viagem? 🙂

      Responder
  11. Que blog lindo! fotos perfeitas, textos caprichados. Parabéns pelo belo trabalho, inspirando as pessoas a viajarem cada vez mais.

    Responder
  12. Amanda Saviano16/02/2015

    Adorei o post! Muito bom!! As fotos estão lindas! Que época vc foi para pegar esse frio? Vou pro Atacama em Abril e estou preocupada! Bjs, Amanda
    http://www.amandaqui.com

    Responder
    • Thaís Towersey17/02/2015

      Oi Amanda,
      fui em Setembro. Abril não é frio assim, pelo o que sei de outros amigos que foram 🙂

      Responder
  13. Gisela03/02/2015

    Esqueci de falar sobre a Grado 10..
    Adorei o caminhão, que apesar de estar sempre bem sujo, era muito mais espaçoso que as vans. Os guias são super simpáticos, alegres.. super atenciosos – amei! Alias os chilenos são assim, né? Super fofos com os brasileiros.
    Inclusive um turista se perdeu no Valle da Lua e a guia teve que correr de um lado para o outro desesperada para encontra-lo, depois de um tempo sem nem sinal do turista.. ela mando o caminhão seguir o tour com os outros turistas e ficou no lugar sozinha para procura-lo. Por fim.. encontramos o turista no meio da estrada – caminhando sozinho na maior tranquilidade! Ele simplesmente resolveu entrar novamente dentro da caverna para pegar a lanterna que tinha esquecido lá, quando saiu errou o caminho e foi parar em outro lugar.
    Inacreditável.. depois de tantos avisos da guia para ninguém sair de perto dela! Apelidamos ele de “Tonho da Lua”.. ahahaha..
    O caminhão quase todos os dias estava com todas as poltronas ocupadas, mas foi super tranquilo, conhecemos vários turistas que ainda seguiriam para Bolivia.. então deu para trocar várias informações e experiências também.

    Responder
    • Thaís Towersey12/02/2015

      Oi Gisela,

      desculpe, eu dei uma sumida absurda! Mas está tudo muito confuso aqui em casa com viagens e mudança hehehe
      Caramba, uma pessoa se perdeu? Eu ia entrar em pânico! rs
      Mas o importante é isso, o guia ser bom, bem humorado e atencioso. São eles que fazem a grande diferença entre as empresas.
      Adorei o relato, obrigada por contar a experiência 🙂

      Responder
  14. Gisela03/02/2015

    Vou relatar sobre a temperatura do geyser no post de lá, pode deixar!
    O tour astronômico fizemos pela agência Latchir Expediciones, a qual não recomendo para ninguém, a sensação que tive é que estávamos sendo sequestrados, sem brincadeira!
    Imagina a situação.. um motorista passa para te buscar na porta do seu hotel e não troca uma palavra com você ou com os outros turistas, você entra na van que de repente começa andar por uma ruelas super escuras e apertadas até chegar numa casa onde não há iluminação, exceto por umas luzinhas vermelhas no chão marcando o caminho até a casa. Na entrada da casa vários homens estão parados na porta te esperando e sem nem ao menos se apresentar mandam você entrar dentro da casa – uma sala escura, só então de porta fechada esses homens começam a se apresentar e falar sobre o tour. Não é de arrepiar?! Quando fomos embora perguntei para meu marido, se ele teve essa mesma sensação e ele disse que sim..
    A apresentação foi horrível, o céu estava limpo, mas o guia sabia apenas o básico! Sinceramente.. fiquei sem entender nada, sem saber o que estava fazendo ali! Kkkk
    Além disso.. foi o tour mais caro da viagem!

    Responder
    • Thaís Towersey03/02/2015

      Obaaa Conta sim!!!
      Caracaaaa! Eu ia ficar com medo também!
      Pois a parte escura é normal, já que o que possibilita a observação é justamente o céu aberto e sem luzes, mas né? Cadê o diálogo? É uma cia de turismo, ora bolas.
      O nosso guia sabia explicar muitas coisas sobre todo o conjunto estelar. Ele fez um curso de sei lá o que…rs, foi bem interessante!
      E você não achou frio DEMAIS, não? Quase morri! Ele deu cobertores pra sobrevivermos.. rsrs

      Mas que pena que foi uma experiência ruim…. Acho que mais que perder dinheiro, odeio perder meu tempo de viagem que poderia estar sendo usado em outro passeio mais maneiro ou até dormindo pra aproveitar melhor o dia seguinte. Mas fazer o que… as decepções não são raras, infelizmente. Por isso que os blogs estão aqui pra tentar acabar com isso 🙂

      Responder
  15. Gisela03/02/2015

    Thais
    Voltei para contar sobre a minha viagem!
    Eu amei o Salar de Tara.. para mim é o melhor passeio do deserto (o paraíso), mas não fui em Piedras Rojas.. ahahahah.. infelizmente não deu tempo! Porém queria ressaltar que senti muita dor de cabeça depois que voltei do Salar de Tara, a ponto de ter que tomar remédio e ficar deitada por 3hs até melhorar, mas não deixaria de fazer esse tour por nada.
    A única coisa que notei de diferente da sua viagem foi a questão da temperatura.. em novembro quando viajei não peguei tanto frio nos geysers, mas no Salar de Tara quase congelei, porque fui completamente despreparada e nessa época ainda não tinha esse post! 😉
    Outra coisa, tive reação alérgica na laguna Cejar.. consegui ficar na água apenas dez minutos, depois disso minha perna começou a pipocar inteira, ou seja, quem tem alergia é melhor tomar cuidado. Como tinha ducha na laguna.. imediatamente fui me lavar, mas fiquei bastante assustada na hora, porque foi tudo muito rápido.
    Fiz todos os tours com a Grado 10 e adorei, nada a reclamar! O café da manhã deles é uma delícia..
    Já o tour astronômico foi um fiasco.. ahahaha.. foi tão ruim, que sai de lá sem saber o que as pessoas amam nesse tour e o que deveria ter visto de tão especial! A agência que nos levou é totalmente amadora, mas agora não lembro o nome.. se lembrar volto aqui para contar. Pela minha péssima experiência indicaria a agência Space para esse tour, que a mais indicada na internet, porém meu tempo era curto demais para fazer com eles.
    Fiquei nesse hotel e amei tudo.. http://www.dontomas.cl/
    Foi a melhor viagem da minha vida até agora.. amei tudo e com certeza vou voltar!
    Além disso, queria contar que todas as suas dicas ajudaram muito e que a viagem foi ótima! Obrigada!!!

    Responder
    • Thaís Towersey03/02/2015

      Ai, que comentário gostoso, Gisela!!! 🙂

      Poxa, que pena que não tempo de ler sobre Tara! Eu também não esperava que seria taaaaanto frio! É o que eu sempre digo: com as roupas certas, da pra aguentar qualquer frio! Eu achei Tara muito bonito, mas se eu tivesse passado mal assim teria saído falando mal….rsrs É porque você não foi em Piedras Rojaaaaas!
      Você pegou quantos graus no Geyser?? Se puder contar um tiquinho como foi a questão do frio no post de lá eu ia amar, aí começa a fazer um registro da época do ano de cada viajante 🙂 https://www.guiamundoafora.com/2014/11/geysers-del-tatio-deserto-atacama/
      Sobre a alergia da Cejar, eu não cheguei a sentir super forte ao ponto de precisar sair, mas achei que não me lavei muito bem e fiquei super me coçando em algumas partes do corpo. Vou reler esse post pra ver se falo de alergia lá e incluir!

      Eu fiz um tour astronômico e gostei, mas não foi com a Space, foi com a On Safari. Foi essa que você fez? O dia estava muito nublado? Será que foi isso?
      E eu ouvi falar super bem da Grado 10, também, mas eles tem esquema de onibuzão, né? Quantas pessoas tinham em cada passeio, mais ou menos?

      Beijão querida!!!

      Responder

Conta aí o que você acha! :)