dom
01 jul
2018

9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

O Jalapão é um lugar remoto, exótico e incrível. Dentre dunas, rios, cachoeiras, fervedouros, formações rochosas e muitas outras belezas naturais, o Jalapão te convida para uma imersão completa na natureza. Com quase 40% de sua população vivendo em zonas rurais, toda a região respira natureza intocada! Nesse texto você vai ver algumas fotos do Jalapão e dos seus principais pontos turísticos para te inspirar a ir para lá 🙂

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnoTocantins ou #TOP3Tocantins para ver mais fotos! 

 

 

Fotos do Jalapão: principais pontos turísticos

O clima estável do Jalapão garante céus claros para as suas viagens, tornando esse destino uma escolha certa. Como é um lugar ainda pouco conhecido e não há muito conteúdo produzido sobre ele, mostrarem aqui 9 paisagens do Jalapão que você não pode perder!

Os principais pontos turísticos do Jalapão no Tocantins são:

  • Fervedouro Bela Vista;
  • Fervedouro Rio Sono;
  • Fervedouro Buritizinho;
  • Fervedouro Buriti;
  • Cachoeira da Formiga;
  • Cachoeira da Velha;
  • Pedra Furada;
  • Dunas do Jalapão;
  • Canion Sussuapara;

 

Os lindos fervedouros

O Jalapão é a terra dos fervedouros! Eles são os pontos turísticos mais famosos do Jalapão, não só porque são lindos de morrer, mas porque te proporcionam uma sensação super diferente ao mergulhar. Você vai entrar em poços naturais com a água morninha e incrivelmente transparente. É uma experiência única de se sentir içado do chão pela água, é realmente impossível afundar sem se esforçar muito.

 

Fervedouro Bela Vista

O fervedouro mais bonito do Jalapão, na minha opinião (e na opinião de quase todo mundo, na real.. haha) Não só ele é o maior de todos, mas onde a pressão da água é mais forte. A estrutura de todo o receptivo é a melhor de todas, com um restaurante delicioso e até com uma pousada! Tivemos a oportunidade de nos hospedar por lá e amamos.

 

fervedouro-bela-vista-min-780x542 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Fervedouro Bela Vista

 

Da para tomar banho noturno no fervedouro Bela Vista e imergir demais com a natureza dormindo por lá. Fizemos esse passeio com a agência Jalapão 100 Limites que oferece desconto pros leitores do blog, veja aqui como conseguir o seu!

 

Fervedouro Rio Sono

No total o Jalapão tem 7 fervedouros visitáveis atualmente, e o Rio Sono é o mais fotogênico de todos. Ele não é muito grande, mas seu redor cheio de palmeirinhas deixa o lugar lindo. Da para ver como é bem cuidado, né? Pode ter certeza que ele será responsável por você voltar com MUITAS fotos do Jalapão!

 

rio-sono-jalapao-min-780x585 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Fervedouro Rio Sono

 

Fervedouro Buritizinho

Pode parecer que é sempre tudo meio igual e que visitar vários fervedouros no Jalapão será cansativo, mas NÃO! Te garanto que você nunca vai cansar de entrar nessas águas 😂

O fervedouro Buritizinho é o mais “natural” deles, vamos dizer assim, fazendo contrate com o Rio Sono. A grama não é tão bem cuidada, mas se você pensar por outro lado, ele é menos modificado. É o menor fervedouro do Jalapão!

 

buritizinho-min-780x585 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Fervedouro Buritizinho

 

Fervedouro Buriti

Logo ali pertinho você vai encontrar o irmão mais velho, o Fervedouro Buriti. O que eu mais gostei dele é que não é um fervedouro muito disputado, apesar de lindo. Tivemos bastante tempo livre sem outras pessoas por lá, e deu aquela sensação de que o lugar era só nosso. Perfeito para fazer muitas fotos do Jalapão!

 

fervedouro-buriti-min-780x585 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Fervedouro Buriti

 

 

ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

 

 

As cachoeiras

Se você já cansou de fervedouros, fique tranquilo pois o Jalapão vai muito além disso! Dentro de um roteiro de 5 dias no Parque Estadual do Jalapão você vai visitar duas cachoeiras, bem diferentes uma da outra.

 

Cachoeira da Formiga

Um dos lugares mais liiiiindos da região! A cachoeira da Formiga tem uma fama gigante de um dos principais pontos turísticos do Jalapão, e não é para menos. Eu sinceramente não me lembro de já ter visitado uma cachoeira azul e morna como essa aqui:

 

cachoeira-formiga-min-780x585 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Cachoeira da Formiga

 

Eu juro que a água é morninha!!! O ideal é visitar a Cachoeira da Formiga logo pela manhã, porque o lugar bomba muito à tarde e fica mais difícil para fazer fotos do Jalapão com mil pessoas ao seu redor. Mas uma coisa é certa: cheio ou vazio você vai amar!

 

Cachoeira da Velha

Essa não é liberada para banho e nós só fizemos contemplação, mas saiba que os aventureiros podem agendar um rafting na Cachoeira da Velha! Deve ser super radical, se um dia eu voltar farei com certeza.

 

cachoeira-velha-min-780x566 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Cachoeira da Velha

 

Mais paisagens diferentes no Jalapão

E para provar que é impossível enjoar durantes seus dias de turismo no Tocantins, o final da nossa lista de fotos no Jalapão vai te trazer mais 3 pontos turísticos diferentíssimos uns dos outros. Inclusive, o próximo é um dos meus preferidos de toda a região!

 

++ Leia sobre as Serras Gerais: o paraíso escondido do Tocantins

 

Pedra Furada

Um cartão postal do Jalapão é a Pedra Furada, que nada mais é que alguns buracos decorrentes da erosão em uma pedra gigantesca. Lá perto, você pode encontrar a cidadezinha de Ponte Alta, onde você vai fazer base na primeira noite do seu roteiro.

 

pedra-furada-min-780x585 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

 

É um daqueles lugares que você precisa visitar pra ontem, pois já já ele não vai mais existir. Para vocês terem noção, em apenas 1 ano os buracos se desgastaram quase 1,5m! 😱 Fique de olho porque esse ponto turístico não está incluso nos pacotes de 3 dias no Jalapão. Por isso indico fazer o roteiro de 5 dias!

 

Dunas do Jalapão

Os enormes bancos de areia dourada e alaranjada são realmente únicos. Cercados pela Serra do Espírito Santo, são cortados por um pequenino riacho que é repleto de buritis (uma árvore super típica da região). A união esses 3 elementos é suficiente para lhe deixar de queixo caído, te garanto!

 

fotos-jalapao-dunas-min-780x586 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Dunas do Jalapão

 

Como geralmente só se vai às dunas no final da tarde, você vai poder curtir um por do sol mágico no Jalapão!

 

Cânion Sussuapara

O Cânion Sussuapara fica a 15 quilômetros da cidade de Ponte Alta, e ao chegar lá você saberá porque é tão famoso. Com um cenário que lembra o filme de Avatar, você se encantará com a natureza local e como as raízes se esgueiram e descem como uma cortina pelas paredes do cânion abaixo.

 

canion-sussuapara-min-780x540 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Canion Sussuapara

 

Quantos dias ficar no Jalapão?

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos do Jalapão, tenho certeza que quer saber a quantidade de dias ideal para ver isso tudo!

Eu indico você pegar o roteiro de 5 dias, pois é o mais completo de todos (e passa por todos esses atrativos). Mais que isso seria um pouco de “enche linguiça” e somente 3 dias faltam algumas paisagens interessantes. Claro que se você só tiver 3 dias, vai amar também o Jalapão e aproveitar bastante, não precisa entrar em pânico. Mas se puder escolher, eu diria que o de 5 é o ideal 😁

Agora basta procurar uma agência de confiança para organizar tudo para sua vigem ser confortável e segura (porque não indico mesmo fazer por conta própria!) Em minha viagem eu usei os serviços da Jalapão 100 Limites e recomendo muito. Consegui para os leitores do blog um DESCONTO de 5% em qualquer pacote! É só preencher o formulário abaixo pedindo um orçamento para automaticamente garantir o seu 😉

 

Faça aqui a cotação com a agência Jalapão 100 Limites e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
jalapao-100-limites 9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

 

Teve algum lugar que você gostou no Jalapão e não entrou nessa lista?

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)