Planeje sua viagem para o Jalapão Tocantins

O Jalapão é um dos lugares de Ecoturismo mais lindos do Brasil! Porém, mesmo estando super em alta atualmente, é um destino ainda foi pouco explorado e é importante entender com calma como planejar sua viagem para lá! Nesse texto você vai achar todas as informações para viajar agora para o Jalapão Tocantins!

Dentre dunas, rios, cachoeiras e fervedouros, o Jalapão Tocantins te convida para uma imersão completa na natureza. Com quase 40% de sua população vivendo em zonas rurais, todo o Parque Estadual do Jalapão respira natureza intocada e isso acarreta um pouco de falta de infra estrutura. Precisamos ficar atentos!

Prepare o popô para passar muitas horas dentro do carro enfrentando estradas de terra, mas que valerão a pena no segundo que você ver os fervedouros do Jalapão, como esse:

 

fervedouro-bela-vista-min-780x493 Planeje sua viagem para o Jalapão Tocantins

Jalapão: a terra dos fervedouros!

 

PLANEJE SUA VIAGEM PARA O JALAPÃO TOCANTINS

 

 

como-ir1 Planeje sua viagem para o Jalapão Tocantins

 

Para começar sua viagem você precisa pegar um voo para capital do Estado, que é Palmas. De lá saem todas as expedições para o Jalapão Tocantins, que podem durar de 3 a 5 dias. Você vai andar por muitas horas em estradas de terra e por isso é preciso contratar uma agência com carros 4×4.
Veja mais em: Onde fica o Jalapão? Como chegar?

 

 

quando-ir1 Planeje sua viagem para o Jalapão Tocantins

 

Um dos pontos positivos de viajar para o Jalapão Tocantins é que vocie pode ir o ano inteiro! Eu vaiejei em Maio, que é a época das secas, e amei a experiência.
Veja mais em: Quando ir para o Jalapão (em breve)

 

 

 

onde-ficar2 Planeje sua viagem para o Jalapão Tocantins

Todas as pousadas do Jalapão que você vai dormir já estarão inclusas no seu pacote, então é importante questionar isso com a agência antes de fechar com ela. Tem muitos lugares fuleiros, então contratar uma boa agência é essencial. Em Palmas, você vai ter que dormir uma noite pelo menos na chegada, já que as expedições saem de lá suuuuper cedinho!
Veja mais em: Lista de hotéis em Palmas com ótimo custo benefício.

 

 

 

DOCUMENTOS E O QUE LEVAR

Como o Jalapão Tocantins fica dentro do Brasil, você não precisa de quase documentação nenhuma. Pode viajar tranquilo com seu RG ou CNH válida e você vai chegar ao paraíso. Agora, o que você não pode deixar de levar são muitas roupas frescas, porque o calor lá é forte, além de repelente e protetor solar. Dei várias dicas em Como montar sua mala para o Jalapão – looks!

 

QUANTO CUSTA

Como destino nacional eu poderia dizer até uma viagem para o Jalapão Tocantins é um pouco cara. Mas se você colocar na balança as belezas naturais que vai ver por lá, o negócio vale a pena! Você não precisa se deslocar para o Caribe para ver águas azuis quentinhas e nem pro deserto para ver dunas. O destino vale cada centavo.

Não esqueça de levar dinheiro vivo, pois muitos estabelecimentos não aceitam cartão! Eu contei com detalhes cada custo da viagem em Quanto custa viajar para o Jalapão.

 

rio-sono-jalapao-min-780x585 Planeje sua viagem para o Jalapão Tocantins

Fervedouro Rio Sono

 

PACOTES NO JALAPÃO

A viagem acaba saindo cara porque a logística para explorar o Jalapão é complicada. Você precisa contratar uma agência de qualidade, que faça manutençnao constante nos carros e que ofereça um bom serviço de alimentação. Se tentar economizar nesse quesito, eu já te aviso: você VAI passar perrengue. E tenho certeza que você não quer isso para suas férias. Para te ajudar a guardar uma grana e para pegar a dica uma agência de confiança, não deixe de ler o texto Pacotes no Jalapão com desconto – como comprar o seu.

 

O QUE FAZER NO JALAPÃO

Você vai se jogar na natureza! Não é à toa que o Jalapão é um grande destino de ecoturismo no Brasil. Você vai mergulhar em uma cachoeira azul e de água quente, a Cachoeira da Formiga. Vai tentar afundar nos famosos fervedouros do Jalapão e vai se encantar com o por do sol nas dunas. As paisagens são inúmeras, e todas muito diferenciadas. Para conhecer mais, não deixe de ver os principais pontos turísticos em 9 Fotos de babar – o que você vai ver no Jalapão!

Para finalizar de organizar sua viagem para o Jalapão, já pensou em combinar seus dias com outras regiões do Tocantins? Te convido a conhecer as Serras Gerais, um paraíso escondido do Brasil!

Indico pegar o roteiro de 5 dias no Jalapão e, se possível, combinar mais 4 dias nas Serras Gerais. Não deixe de ler tudo o que publicamos aqui no blog e boa viagem!

 

Quero ir para o Jalapão! Tudo o que você precisa saber

9 fotos do Jalapão de babar: principais pontos turísticos

Onde fica o Jalapão? Como chegar? (com mapa!)

Jalapão: pacote com desconto – PREÇOS e como comprar

O que levar na mala para o Jalapão – looks e dicas!

Hotel em Palmas Tocantins – 6 opções com bom custo benefício

Quanto custa viajar para o Jalapão? Quanto dinheiro levar?

Descubra as Serras Gerais, o paraíso escondido do Tocantins