sex
22 jun
2018

Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Postado por Thaís Towersey - 12 Comentários

Quando programei minha viagem para o Chile, estava louca para fazer um bate e volta de Santiago para Cajón del Maipo. Era um dos lugares mais bonitos que tinha visto no Instagram durante minhas pesquisas, mas não sabia como ir. E como você não pode perder essa paisagem linda também, vou te contar tudinho o que você precisa para programar sua ida. Descubra nesse texto o preço do tour para Cajón del Maipo, as temperaturas e climas da região e muito mais!

 

++ Leia sobre os melhores hotéis e regiões para se hospedar em Santiago
++ Descubra quanto custa viajar para Santiago

 

cajon-del-maipo-embase-min-780x520 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Vai me dizer que da pra perder isso aqui?

 

Quando vi o azul das fotos, não consegui acreditar que aquele lugar ficava tão perto de Santiago. Eu já tinha ido várias vezes à capital Chilena e por isso dessa vez Cajón del Maipo não ia ficar de fora do meu roteiro. Se você também está com esse sentimento, fica tranquilo porque aqui nesse texto você vai aprender:

 

Onde fica Cajón del Maipo e Embalse El Yeso?

Cajón del Maipo é uma região do Chile que fica a 100 kms de distância de Santiago, o que da mais ou menos 2:30h de carro. Ela é banhada pelo rio Maipo e com a Cordilheira dos Andes ao redor. Cajón del Maipo ficou muito famoso pela represa Embalse El Yeso, construída em 1964 com 8 kms de extensão (sim, isso é uma represa e não um lago.. hehe).

Quando o gelo dos Andes derrete, ele fica concentrado na represa, que hoje é um dos maiores pontos de abastecimento de água potável de Santiago!

Justamente por estar tão perto de Santiago, Cajón del Maipo e Embalse el Yeso viraram o refúgio de fim de semana para o povo local. Muita gente vai pra lá fazer churrasco e se banhar nas águas e o lugar bomba. Por isso NÃO indico fazer seu passeio no fim de semana, senão sua experiência pode ser estragada pela multidão.

 

cajon-del-maipo-chile-min-650x836 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

A cor é essa! Sem filtro, maravilhosa!

 

Muita gente me perguntou no Instagram se as fotos que estava postando tinham edição ou se a cor da água é assim azul esverdeada mesmo. Não sei se você sabe, mas toda água de geleira tem esse tom surreal! É o mesmo o que acontece no Peru, na região de Huaraz e da Cordilheira Branca.

 

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

 

Temperatura em Cajón del Maipo e quando ir

É um lugar que da para ir praticamente o ano inteiro, mas dependendo da época da sua viagem a paisagem estará completamente diferente. O que é bacana que dá para visitar mais de uma vez, né? A região fica a mais ou menos 2.800 de altitude, o que influencia no frio, por isso geralmente venta bastante por lá.

Muita gente não indica visitar Cajón del Maipo no inverno por conta da neve e baixas temperaturas, mas eu acho que é um visual que vale a pena! Meu amigo Fábio do Viagens Cine foi no inverno, olha só que espetáculo que fica!

 

Cajon-del-Maipo-Embalse-el-Yeso-20-1-780x585 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Fábio, arrasou na foto, sensacional!

 

CAJÓN DEL MAIPO NO INVERNO

Sim, existem muitos contras em visitar Cajón del Maipo no inverno, principalmente para nós brasileiros. As temperaturas podem chegar a menos de 10ºC, e eu sei que muita gente não da conta desse frio todo hahaha Você deve se agasalhar de verdade, ir com um sapato fechado, de preferência estilo botinha de trekking.

Quem visita Cajón del Maipo em Junho, Julho e Agosto (que são os meses de inverno no Chile) verá as montanhas LINDAS branquinhas, mas também pode pegar parte da estrada fechada por causa da neve. Muitas vezes é preciso fazer uma mini trilha para chegar em Embalse el Yeso no inverno. Os carros não passam a partir de certo ponto, e por isso a dica da botinha.

 

cajon-del-maipo-inverno-min-780x585 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Mini trilha para chegar em Embalse el Yeso | Foto 321 Chile

 

Você tem que tomar um cuidado extra na hora de escolher a agência para fazer seu passeio a Cajón del Maipo no inverno, por que a estrada e neve criam um cenário periogoso. Essa não é a hora de economizar com um tour qualquer, gente. É preciso escolher alguém de confiança que vai cuidar de vocês 💙 (E nem pensar em ir até lá de carro alugado, ein?)

 

++ Leia também sobre as temperaturas em Santiago e melhor época

 

 

CAJÓN DEL MAIPO NO VERÃO

Ahhh, aqui o clima fica muito mais agradável! Eu fui a Cajón del Maipo no verão, em fevereiro, e por isso a paisagem das montanhas estava totalmente marrom. Você perde um pouco da beleza pela falta de neve, mas em compensação a cor da água fica mais azul intensa.

Como vocês podem ver aqui em baixo, eu usei uma camisa jeans e calça, e fiquei com calor.. hahaha Não foi uma boa escolha. As temperaturas em Cajón del Maipo em Dezembro, Janeiro e Fevereiro sobem até mais de 30ºC, e a galera do meu grupo estava de shorts. Teve gente que até entrou na água, mesmo super gelada. Mas de qualquer forma minha dica é levar um casaco, porque quando o vento bate, da uma boa esfriada!

 

visao-cajon-min-780x520 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

O look que me fe passar calor.. haha

 

Na hora de escolher a época que quer visitar Cajón del Maipo, lembre-se que são dois cenários e propostas bem diferentes. Mas os dois são lindos, você não vai se decepcionar!

Como é o tour para Cajón del Maipo?

Bem, não tem outra forma como ir para Cajón del Maipo sem ser de carro. Eu tinha ouvi falar que as estradas não eram muito boas, então fiquei doidinha atrás de uma agência de brasileiros que fizesse tour para lá. Eu não queria me arriscar indo de carro alugado de jeito nenhum. Foi aí que conheci a 321 Chile, do Artur e da Paula, que me receberam maravilhosamente bem (e lá em baixo vou falar mais a respeito, guenta aí!)

A van nos buscou no hotel (ótimo custo benefício, esse!) por volta das 7:00. Prepara porque seu dia vai começar super cedo! As vans da agência são menores e, a não ser que o seu grupo seja grande, você não vai dividir com mais de 8 pessoas seu passeio. Nada de muvuca, porque odeio!

Ficamos super à vontade em Embalse el Yeso para tirar fotos, e depois seguimos para a parte de baixo para fazer um lanche com o visual azul dessa água!

 

carro-cajon-del-maipo-min-780x518 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

A van da 321 Chile, e o lugar onde comemos

 

Comemos queijos, salames e batatinhas que foram servidos com vinho e cerveja ali na beira das águas. Achei um pouco simples, mas pelo o que percebi esse é o padrão servido pelas agências nesse passeio. Ali ficamos suuuuuper livres para comer e bater papo, e nosso grupo se entrosou demais. Outro lado de bom de ir para Cajón del Maipo com uma empresa de brasileiros é isso, no fim, todo mundo se ama e é uma grande festa! rs

 

DICA: Tente tomar café da manhã no hotel, pois a gente sai cedo e o lanche rola lá pras 12:00, somente. Eu não comi e quase morri 😂

 

brasileiros-chile-min-780x520 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Nós e os gaúchos no passeio! Ô grupo bom!

 

OPÇÕES DE TOUR PARA CAJÓN DEL MAIPO – COM OU SEM TERMAS? 

Na hora de escolher seu tour para Cajón del Maipo e Embalse el Yeso, você vai ter a opção de ir ou não até as termas. Nós não quisemos, pois ouvimos que a estrada para chegar até lá era pior ainda, e que não valia a pena pena distância. Como ainda por cima era verão, não tive a menor dó de cortar, pois eu não ia entrar em uma termas de água quente em baixo desse sol. Não ia ser gostoso rs

 

lanche-cajon-min-780x585 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Lanche servido pela 321 Chile

 

Acho que no inverno pode ser até legal incluir as termas, mas saiba que seu passeio vai aumentar em muitas horas! Fazendo sem as termas, já estávamos de volta no hotel antes das 15:00. Com as termas você vai chegar só no fim do dia, sendo bem mais cansativo.

Na volta, nosso guia Marcelo ainda fez uma parada em uma cachoeira super linda, que fica escondida, não da pra ver da estrada e não tem nenhuma sinalização. Fizemos uma caminhadinha de nem 10 minutos, mas pra ver essa beleza aqui:

 

cachoeira-cajon-min-780x520 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

 

BANHEIROS EM CAJÓN DEL MAIPO 

Você deve estar se perguntando onde você vai xixi durante o dia inteiro de visita a Cajón del Maipo! 😂Acho importante falar, pois muitas meninas tem essa dúvida. Tanto na ida quanto na volta fizemos uma parada para banheiros na estrada, que custa $500. Ali também tem um restaurantezinho para comprar café ou comer algo, o que eu deveria ter feito na ida.. hahaha. O banheiro é pago, mas é limpinho e tem papel.

 

banheiro-cajon-min-780x585 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Banheiros no caminho

PREÇO DO PASSEIO PARA CAJÓN DEL MAIPO

Os valores dos tours para Cajón del Maipo obviamente vão variar de agência para agência, e pelo o que elas oferecem. Na 321 Chile eles cobram $29.000 Pesos por pessoa, o que da mais ou menos R$170,00.

++ Leia sobre câmbio no Chile: onde trocar dinheiro em Santiago

 

E pra te ajudar mais, consegui um desconto de 5% para os leitores do blog, por que coisa boa a gente compartilha! 🙂 É só preencher esse formulário aqui pedindo sua cotação para garantir o desconto. Eles também nos levaram a Viña del Mar e Valparaíso e para fazer passeio em vinícolas mais distantes!

Como disse, eles são dois brasileiros super atenciosos! Elem tiram todas as suas dúvidas via email ou Whatsapp em português, e ainda te unem com um grupo bacana como o nosso. Mas também fazem passeios particulares, claro. Peça a cotação, assim você já agenda tudo o que precisar em Santiago com eles e paga mais barato.

 

Faça aqui a cotação com a agência 321 Chile e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
321-chile Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

DA PARA IR A CAJÓN DEL MAIPO POR CONTA PRÓPRIA?

Olha, até da, mas eu não acho bacana, não. Como já dito, a estrada para Cajón del Maipo não é grandes coisas, e acho um pouco perigoso fazer por conta própria. Quando você chega mais perto de Embalse El Yeso os caminhos ficam estreitos. É complicado manobrar por ali, porque todas as van estacionam lá em cima e fica apertadinho meeeeesmo!

E sinceramente? Não acho que a economia de alugar um carro seja super grande para você ter esse tipo de estress!

 

cajon-del-maipo-no-inverno-min-780x585 Cajón del Maipo: o passeio em Santiago que você NÃO PODE perder!

Galera da agência levando você no inverno! | Foto 321 Chile

 

Se for no inverno aí mesmo que não indico ir de carro! Ninguém aqui tem experiência em dirigir em neve e sua segurança tem que estar em primeiro lugar! Até mesmo a agência que você vai escolher tem que ser de confiança. Infelizmente muitas empresas só estão interessadas no seu dinheiro e não fazem manutenção dos carros ou até enfrentam as estradas mesmo em condições alarmantes. Fique de olho 👀

 

Dicas finais de Cajón del Maipo

Acho que a melhor forma de explorar esse lugar tão lindo e pertinho de Santiago é contratando um tour privado, de preferência em português. Não deixe de considerar a época do ano que você for viajar, pois se não gosta de frio ou tem dificuldade de mobilidade, ir para lá no inverno pode não ser a boa para você. O negócio é frio mesmo!

E claro, selecione as roupas certas para curtir o dia. Não esqueça aquele casaco básico… se não precisar, você deixa na van!

 

 

Se ainda tiver QUALQUER dúvida sobre Cajón del Maipo,
joga nos comentários e eu te ajudo 😉

 

 

LEIA MAIS

 

*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Fevereiro de 2018. Agradecemos à 321 Chile pelo dia incrível!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

12 Comentários:

  1. Wallace05/11/2018

    Oi, ótimo relato, e uma foto sua me intrigou. Você postou uma foto com a legenda de uma “mini trilha” para o passeio da represa. Estou indo a Santiago mês que vem, somos uma família de 4, e meu pai já tem 70 anos. Essa mini trilha para chegar na represa é como? Por conta da idade, você acha que o passeio mostrará mais dificuldades? Desde já agradeço.

    Responder
    • Thaís Towersey05/11/2018

      Oi Wallace, Dezembro é verão no Chile, então não terá neve. Nesse caso não tem trilha 🙂

      Responder
  2. Camilla23/10/2018

    Oi Thaís! Te acompanho desde a viagem pro Japão que foi mara! Vou pra Santiago no feriadão do Réveillon e apesar de serem apenas 4 dias quero fazer caber esse passeio. Queria só confrimar com você esse horário de chegada no hotel. Você disse que já estava de volta no hotel as 15h, foi isso mesmo? Porque se for “rápido” assim eu ainda consigo ir num museu. É que dia 1.01 vai tá tudo fechado e isso tá ferrando com a minha programação hahaha. E queria muito ir no museu de arte pré colombiana e na Lá Chascona. Beijos!

    Responder
    • Thaís Towersey26/10/2018

      Oi Camilla, bem vindaaaa! :))
      Então, você precisa confirmar com eles se o passeio que você está tem termas ou não. O com termas é bem mais longo!
      E sempre pode ter atrasos de trânsito, seu hotel ser o último da van, e esse tipo de coisas. Então nunca da pra garantir um horário certinho!

      Responder
  3. mayra04/10/2018

    faz ideia se é possível fazer esse passeio + uma vinícola? porque eu vi que tem muitas vinícolas nessa região <3 obrigada!

    Responder
    • Thaís Towersey05/10/2018

      Oi Mayra, não conheço vinícolas nessa região. Tem muitas no caminho pro passeio de Viña del Mar e Valparaíso, você não está se confundindo, não? De qualquer forma, perde isso pro Artur aí no formulário. Se tiver e puder, ele faz pra você 🙂
      Beijão

      Responder
  4. Embalse el Yeso26/09/2018

    Que passeio incrível e que fotos maravilhosas!

    Responder
  5. Mariana05/03/2018

    Sim! Lá e no Valle Nevado. Foi lindo *.*

    Responder
  6. Mariana04/03/2018

    Oi!

    Eu estive no Embalse el Yeso em novembro de 2017. Dei sorte de pegar neve, ainda, foi maravilhoso! Passeio imperdível para quem vai à Santiago =)

    Responder
    • Thaís Towersey05/03/2018

      Oi Mariana,
      caraca, eu quero voltar pra ver nevado, esse lugar é lindo demais, né? Você pgou a neve caindo mesmo????
      Bj

      Responder

Conta aí o que você acha! :)