sex
29 jul
2016

Passeio de balão na Capadócia: como é voar nesse lugar mágico

Postado por Amilton Fortes - 4 Comentários

Talvez um dos maiores clichês para quem vai à Turquia seja fazer um passeio de balão na Capadócia. Em meio a uma das mais exóticas formações rochosas do mundo, o cenário é propício para essa aventura muito marcante que com certeza não decepciona.

 

balão na Capadócia

 

COMO CHEGAR E ONDE FICAR

Primeiro, para chegar até a Capadócia, a melhor opção é pegar um voo saindo de Istambul até o aeroporto de Kayseri, o que fica mais próximo dessa dita região na Turquia. O local está a cerca de 1 hora de Goreme, a principal cidade dessa região e onde praticamente todo mundo se hospeda para explorar os atrativos como o passeio de balão na Capadócia.

Por se tratar de uma lugar que recebe muitos turistas o ano inteiro, é extremamente recomendado que você já viaje com seu hotel reservado para não enfrentar nenhum perrengue. Outra mão na roda é o transfer para o hotel, já que chegar até Goreme por conta própria pode ser bastante complicado (não pense que não pesquisei!), então recomendo que reserve antecipadamente também o transfer com seu hotel, informando o dia e horário da chegada do seu voo, lembro que foi algo em torno de R$50 reais.

Chegou no hotel? Então pergunte sobre as possibilidades de realização do passeio. É que voar de balão na Capadócia não é a coisa mais simples e nem certa do mundo. Tanto que a Thaís já compartilhou algumas histórias frustradas de tentativas de voo, portanto tenha em mente que a experiência pode não dar certo, sobretudo por conta de condições climáticas.

 

13653055_1203837739649220_2316381148541101948_o

 

EU CONSEGUI!

Eu tinha apenas três noites nesse paraíso, viajei no meio do inverno (novembro) e até nevou por lá. Além disso, já tinha cinco dias que nenhum balãozinho subia, mas eu consegui voar! Então me considero uma pessoa de sorte, muita sorte… A minha primeira dica importante é: não saia do Brasil com o passeio pago, afinal não há como garantir que ele será realizado. Sugiro que converse e tente reservar apenas quando já estiver na Capadócia, quando eles de fato terão condições de dizer sobre as chances reais de você fazer o voo.

 

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, E VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, mas super me ajuda a continuar postando conteúdo GRÁTIS!

 

 

QUANTO CUSTA UM PASSEIO DE BALÃO NA CAPADÓCIA

Muita gente tem dúvida sobre o preço, o que pude constatar é que basicamente existem três valores padronizados de passeios de balão na Capadócia, e isso depende da quantidade de pessoas que vão no balão junto de você. É assim: quanto mais vazio for o cesto, mais caro será pago e quanto mais barato o preço, mais gente estará disputando o espaço com você para tirar fotos e apreciar a vista.

 

Minha segunda dica: pague o valor intermediário. Nem o mais barato nem o mais caro, pois esse grupo tem maiores chances de ir com menos pessoas.

 

O grupo mais cheio pode voar até com 28 pessoas, imagina? Se não me engano paguei algo em torno de 120 euros e voei em um grupo de 12 pessoas. Mas isso não é regra, pelo que vi os turcos não são muito organizados, na hora é meio que salve-se quem puder e eles vão colocando as pessoas nos balões sem muita ordem.

 

Até dá para pesquisar preços, mas pelo que percebi também era tudo meio tabelado, preferi reservar diretamente no meu hotel e eles avisaram que uma van passaria para pegar os passageiros por volta das 4h30min da manhã, deixando bem claro que havia chances do passeio decolar ou não. Madrugada afora, entrei na van meio zonzo de sono e fui até uma espécie de base da empresa onde precisei assinar um termo dizendo que assumia os riscos do voo e que eles estariam isentos de qualquer responsabilidade no caso de uma queda. Felizmente isso é uma mera burocracia, não há registros desse tipo de incidente no local. Outra informação relevante: tem passeio o ano todo, inclusive no inverno!

 

esperando meu balão na Capadócia

Muitas pessoas foram chegando em diversas vans e o grupo foi só crescendo. Percebi que a galera meio que se mistura entre as tantas empresas que realizam o passeio, se não estou certo se havia uma fitinha que designava qual era o meu grupo. Dali, seguimos para o meio de um grande campo bem plano, onde os balões começavam a ser cheios. O dia estava raiando e os tons de laranja e vermelho no céu eram surreais, parecia até que eu estava sonhando.

E depois de muito vai, não vai, alguns ensaios de balões que tentavam subir e não conseguiam e de já terem dito que o passeio seria cancelado, finalmente começaram a decolar e então entramos dentro de um cesto que não demorou nada para subir e proporcionar uma vista incrível lá do alto daquela pitoresca paisagem de balão na Capadócia.

 

Na medida em que o dia ia ficando mais claro e mais e mais balões ocupavam o céu não tinha como não ficar emocionado.

 

Passei por cima de muitas rochas, pedras, árvores, estradas, e para dar ainda mais charme a toda aquela experiência, era possível avistar montanhas cobertas de neve ao final do horizonte. Era novembro, fazia um frio bastante considerável.

 

balão na Capadócia

Eu, todo feliz por ter conseguido!

 

A experiência durou cerca de vinte minutos e entrou para aquelas coisas inesquecíveis que fiz na vida. Ao final do pouso, comemoramos o voo com champanhe e medalhinhas de participação, além de mais fotos, dessa vez da gente no chão com alguns balões ainda no ar. Essa incrível região ainda conta com muitos outros atrativos para deixar sua viagem mais marcante, confira o post sobre O que fazer na Capadócia lá no meu site e programe sua viagem.

Dentre os vários fatores que contribuíram para que eu pudesse voar, talvez o principal deles tenha sido o vento. Existe uma que não permite a decolagem de nenhum balão se o vento estiver a mais de 10 quilômetros por hora. Portanto reze, ore, faça uma prece, uma dancinha e peça para que o destino ajude nesse quesito, pois é a natureza quem manda. 🙏

 

Outra coisa interessante de se pensar é na posição onde você irá ficar do balão, sugiro que tente ocupar uma das pontas dianteiras, mas isso também não é uma regra.

 

Durante o voo é o danado do vento quem manda, então o que você irá ver e os lugares por onde irá passar, tudo será uma questão de sorte. Então desejo toda a sorte do mundo e muitas viagens para você!

 

E para quem quiser saber mais dicas e informações da Capadócia e de outros destinos incríveis, acesse meu site: www.turisteiro.comcurta a página no facebook e me siga no instagram. Até logo!

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , ,
Amilton Fortes

Um cara simplesmente apaixonado por viagens e que adora dar dicas dos lugares por onde passou. Fácil de agradar, quer desbravar o mundo de todas as formas possíveis, além de amar feirinhas, lembranças e colecionar ímãs de geladeira. Um mineiro sorridente que não frequenta academia. Ache-o no Instagram, no Facebook e não deixe de acessar seu site Turisteiro.com.

Deixe seu comentário

4 Comentários:

  1. passeio18/05/2017

    Gostaria muito de fazer… deve ser algo inesquecível!!

    Responder
  2. Julia29/07/2016

    Esse passeio é realmente incrível! Fiz em Abril do ano passado, estava um friozinho de primavera, porém tivemos um nascer do sol indescritível. Digo que esse foi um dos passeios mais emocionantes que já fiz na minha história de lugares já visitados. Vale muito a pena!!! Se eu tiver oportunidade, farei de novo =D

    Responder

Conta aí o que você acha! :)