seg
03 fev
2014

Metrô em Londres: dicas para economizar

Postado por Thaís Towersey - 30 Comentários
O metro em Londres é o maior e mais antigo do mundo, o que pode intimidar os turistas com a diversidade de linhas e maneiras diferentes de chegar ao mesmo local, parecendo impossível de entender. Mas na verdade é muito simples se deslocar via tube, principalmente se você tiver o passe/ticket certo para suas necessidades. Vamos ver qual o melhor pra sua viagem e economizar?


metro-de-londres Metrô em Londres: dicas para economizar

 

 

VOCÊ SABE O QUE É O OYSTER CARD?
O Oyster Card é um cartão utilizado para se transportar, principalmente pelo metrô em Londres. Com o mesmo cartão você poderá andar de metrô, ônibus, overground e trens locais, somente passando o cartão na máquina, como fazemos aqui no Brasil com Rio Card, Bilhete único, etc.



ONDE COMPRAR O CARTÃO ?
Ele pode ser adquirido em qualquer estação de metrô em Londres, em um caixa comum ou comprado nas máquinas, que aceitam dinheiro e cartão de crédito. Indico fortemente que seja a primeira coisa que faça quando chegar na cidade, para poder economizar ao máximo e evitar comprar tickets avulsos.



HÁ APENAS UM TIPO DE OYSTER?

Não, e é aí que começa a brincadeira. Há diversos tipos, e você deve achar o ideal para o tamanho da sua vagem para não perder dinheiro. O metrô em Londres é um dos mais caros do mundo, portanto não podemos dar mole escolhendo errado! Os principais para turistas são o Travelcard ou Pay as you go.


TRAVELCARD?

É um cartão com valor fechado e com passagens ilimitadas. Por exemplo, Você vai ao caixa do metrô em Londres e compra o Travelcard para 1 semana. No momento que utilizá-lo pela primeira vez começará a contar como o 1º dia dessa semana, e até o 7º dia, você poderá pegar quantos transportes quiser, várias vezes por dia.


Lembre-se que esses dias serão corridos. Não são 7 dias quaisquer que você utilizar, é uma semana corrida. Mesmo se você não usar no segundo dia, por exemplo, ele continuará contabilizando como um dia utilizado.

 

SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Seguros Promo como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 10% de desconto, sendo 5% pagos em boleto e + 5% usando o cupom GUIAMUNDOAFORA05.

 


Vamos lá, se você usou seu Travelcard de 1 semana no dia 12, ele estará ativo até o dia 18, e no dia 19 não funcionará mais, mesmo se no dia 14 e 15 você não o usou nenhuma vez, entendeu?

Nessa modalidade você pode comprar os cartões de 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano. 

 

PREÇOS DO METRÔ EM LONDRES

Tudo vai depender de por onde você vai andar. O metrô em Londres é dividido em zonas, de 1 a 9. Os valores dos tickets dependem das zonas que você vai circular: quanto mais longe, mais caro. O centro se encontra nas zonas 1 e 2, e tudo o que te interessa estará nelas. Eu me hospedei na zona 3, em minha última viagem, então tive que comprar meu Oyster até a zona 3. Fique de olho nisso.
mapa-metro-londres-650x434 Metrô em Londres: dicas para economizar
Para vocês terem uma noção de preço, o Oyster Treveler para 1 semana, andando na Zona 1 e 2 (centro turístico), sai por £30,40. E é isso que pagará somente, independente de quantas vezes o usar durante esses 7 dias. Legal, né?


PAY AS YOU GO?

O Pay as you go é um cartão que você vai carregando com o valor que quiser. 

Pode colocar £30, £105.. qualquer valor! Cada vez que passar o cartão no metrô em Londres ele vai contabilizando suas passagens, mas com um preço mais barato do que se comprasse o ticket avulso. Para você ter uma noção: um trecho com ticket avulso custa £4,50, mas com o Pay as you go sai por £2,10, para zona 1.


Toda vez que você sai do metrô em Londres, você tem que passar o cartão mais uma vez, e isso acontece por conta do Pay as You go. No momento que você sair, ele verá em qual zona você está saltando e diminuirá o preço correto para o trecho.


Não se preocupe com quanto está recarregando seu cartão, pois antes de ir embora da cidade você pode passar em um caixa, e pegar o valor que restou de volta, sem levar nenhum prejuízo!



QUAL O MELHOR PRA MIM?
Tudo depende. Eu já fiz uma viagem com Treveler de 1 semana e com Pay as you go e prefiro o primeiro. Se você for ficar  6, 7 dias, não tenho nem dúvidas que o Treveler é a melhor opção. Você anda ilimitadamente, e acredite, você vai usar muuuuito! Ter essa disponibilidade facilita sua viagem. Não esqueça de pedir para as zonas corretas!

Agora, se você for ficar em Londres, por 3, 4 dias, pegue o Pay as you go, pois provavelmente economizará mais. Mas mesmo assim, faça o cálculo. Se você tiver um roteiro muito intenso e pretende pegar o metrô 10 vezes ao dia, rodar bastante, aí será melhor comprar o Treveler, mesmo de 1 semana, por ser ilimitado.


SÓ FICAREI 1 OU 2 DIAS EM LONDRES
Também existe o ticket diário, que não é um Oyster, é um papel. Com ele você anda ilimitado por 1 dia inteiro, por £8,80 para zona 1 e 2. Vale muito a pena!


NÃO ESQUEÇA DE DEVOLVER SEU OYSTER
Quando você compra o Oyster, independente do tipo, paga por volta de £3 a £4 somente pelo cartão. Mas você pode devolve-lo em qualquer caixa do metrô em Londres, e pegará esse valor de volta. Tudo muito honesto!

 

DE METRÔ PARA O AEROPORTO HEATHROW
O aeroporto fica na Zona 6, e se você pedir seu Treveler até a zona 6 só por causa desse trecho sairá caro demais. Peça seu Treveler para as zonas essenciais, e um ticket unitário até a zona 6. Pronto! Sua volta está garantida!

LEIA MAIS

 

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

30 Comentários:

  1. Camila18/05/2018

    Olá, estou indo a Londres em junho, vamos ficar 3 dias, nós vamos sair do hotel de manhã e voltaremos a noite, pelo que fiz a lista, os lugares que queremos visitar, São todos perto da Leincester Square, coca cola… Então, bateremos perna direto…. e queria saber qual seria o ideal do bilhete. Obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey30/05/2018

      Oi Camila, se você for usar poucuo, o ideal é comprar o cartão Pay as you go! 🙂

      Responder
  2. Neya16/10/2017

    OThaís tudo bem amei seu post . Estou a quase 1 semana pesquisando transporte no google e seu post me ajudou bastante, mas ainda tenho duvidas. Esse oyster card, vc disse que ele funciona igual o bilhete único em SP, minha duvida hé, recarregou ele mensal e pego quantos ônibus, trem, metro eu quiser no dia pagando uma unica tarifa? Por favor explique mais essa opção. Estou indo para Londres estudar, mas onde vou ficar e em Slough a 50 minutos da escola, e vou precisar usar o metro todo dia durante 1 ano. Como faço para comprar o oyster card? Obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey16/10/2017

      Oi Neya, você compra em qualquer estação de metrô. Você vai pagar o valor mensal e usar ilimitado, exatamente como você falou 🙂

      Responder
  3. Hérico22/02/2017

    Bom dia, não sei se ainda está respondendo …
    Vou ficar hospedado na Zona 3, o aeroporto fica na zona 6. Pergunta: Comprando o passe da zona 6 posso andar nas zonas 5, 4, 3, 2 e 1? Pergunto pois estou com receio de como chegarei ao hotel, partindo do aeroporto. Outra pergunta: acredito que a melhor opção para mim seja o pay as you go, pois ficarei 4 dias, como ficarei na zona 3, para ir para as zonas 1 e 2 pagarei preços diferentes ou por ter comprado zona 3 posso andar nas inferiores?
    Muito Obrigado

    Responder
    • Thaís Towersey22/02/2017

      Oi Herico, claro que pode.
      Se você comprar Zona 6, vai andar da 1 a 6.
      Se compra para 3, vai andar da 3 a 1, normalmente.
      Eu acho o Pay as You Go caro, se você usar muuuito o metrô. Eu compraria um ticket único de Zona 6 para sair do aeroporto e um semanal que vá atéb a Zona 3 para rodar na cidade, assim vc usa à vontade!

      Beijão

      Responder
  4. […] Metrô em Londres: Como usar o Oyster Card. […]

    Responder
  5. […] públicos, há algo mais turístico de se fazer em Londres? A passagem está inclusa no seu Oyster (leia tudo sobre o passe de metrô aqui), então suba, mesmo que não tenha para onde ir. Circule por aí e admire a cidade pela última […]

    Responder
  6. Wellington S. Rodrigues11/08/2015

    Olá Thaís, parabéns pelo site, é muito bom.
    Você poderia, por favor, me ajudar com uma dica sobre o Oyster?
    É o seguinte, minha esposa e eu ficaremos hospedados e estudaremos em Beckenham (zona 4), entre 04/10 e 31/10/15, totalizando 28 dias. Com certeza nós iremos conhecer os principais pontos turísticos e também explorar Londres.
    Minha dúvida é, mesmo que não usemos todo dia o transporte público, o Oyster mensal ainda é a melhor opção? E se não usarmos todo o crédito, o reembolso desse restante é total ou existe um limite máximo?

    Muito obrigado.

    Abs,
    Wellington

    Responder
    • Thaís Towersey13/08/2015

      Oi Wellington,
      que delícia, 1 mês em Londres!!
      Então, vocês nnao usarão metrô pra se deslocar pra faculdade todo dia?
      Se sim, com certeza vale apegar o Oyster mensal, pois você pode usar ilimitado, inclusive em ônibus.
      Você só recebe reembolso se escolher a opção Pay as you go, que você basicamente coloca créditos e eles vão debitando a cada vez que você usa.
      Eu já tentei das duas formas para viagens de 1 semana e saindo de transporte todo o dia, e achei que pegar o de passagens ilimitadas saiu mais barato!!
      Beijão

      Responder
  7. Raquel16/06/2015

    Ola Thais.

    Nos vamos agora para londres e temos uma dúvida… para fazermos o travelcard 7dias é necessário fotografia? Nós precisamos de fazê lo numa estação de comboio para termos direito a algumas promoções.

    beijinhos

    Responder
    • Thaís Towersey16/06/2015

      Oi Raquel,
      não, você só compra o cartão lá na bilheteria, não tem seu nome e nem nenhuma identificação sua, não.
      Beijão!

      Responder
  8. Guacyra Nunes31/07/2014

    oi Thais, td bem?
    vou agora em setembro para Londres, vamos passar 9 dias. O hotel que vou ficar é em Watford, pertinho do Studio do Harry Potter… e minha duvida é: qual a zona que fica esse hotel? nao sei para qual zona tenho que carregar meu Oyster (alem da 01 e 02 claro) você poderia me ajudar? Ou sabe algum site que eu consiga ver essa informação.
    Obrigada pela atenção? beijinhos!

    Responder
    • Thaís Towersey31/07/2014

      Oi Guacyra,
      você quer ficar em Londres?
      Watford é outra cidade, a 40 min de metrô para o centro de Londres.
      Tem certeza que era isso que você queria reservar?

      Se sim, você não só vai ter que pegar o metrô, mas o trem diariamente para ir pro Centro de Londres.

      Beijão

      Responder
  9. Caio Moura30/07/2014

    Olá! Passaremos 9 dias em Londres e ficaremos hospedados na zona 3. Considerando que iremos ao estúdio do Harry Potter (estação Watford Junction) e ao estádio Wembley (estação Wembley Park), qual a quantia que você recomenda para acrescentar ao valor do Travelcard semanal para as zonas 1-3? Também levando em conta a ida e a volta para o Aeroporto Heathrow. Obrigado pela atenção. Caio Moura.

    Responder
    • Thaís Towersey30/07/2014

      Oi Caio,
      não sei se não entendi sua pergunta ou se você não me entendeu no post. Deixa eu explicar:
      Se você comprar um passe semanal, você vai pagar um valor fixo pra andar 1 semana, ilimitado pelas zonas escolhidas. Você não recarrega nada.
      Se você escolher o Pay as you Go, aí sim você recarrega quantas vezes quiser e anda em todas as zonas.

      Se você pegar um semanal para zona 1-3, vai ter que pegar um ticket separado para ir para Heathrow (que é na 5, se não me engano) e para qualquer outra área fora da 3. Se pegar o Pay as you go, ele jea debita direto. Aí você vai ter que calcular os custos e ver o que vai sair mais em conta!

      Beijão

      Responder
    • Guacyra Nunes31/07/2014

      Caio, boa tarde!! o hotel que voce vai ficar é em Watford? pois o meu sim.. e nao sei a qual zona tarifaria ele pertence!!!

      Responder
    • Thaís Towersey31/07/2014

      Guavyra,
      da uma olhada em qual estação ele está e olhe no mapa do metrô aqui no blog. No fundo tem as marcações das regiões em cinza claro! 🙂

      Responder
  10. Mateus Biondi25/07/2014

    Thaís, vamos em 4 pessoas.

    Já fiz tofo o roteiro e vi que vamos utilizar o metrô 8 vezes no total, ao longo de 4 dias.

    Qual a melhor opção?

    Parabéns pelas informações e obrigado pela ajuda!

    Responder
    • Thaís Towersey26/07/2014

      Oi Mateus,
      só 8 vezes? Uma ida e uma volta por dia?????
      Se for só isso, carregue crédito no sistema Pay as you Go.

      Beijão

      Responder
  11. eu e uma amiga ficaremos 1 ano,qual indicaria pra nós?? Obrigada fico no aguardo

    Responder
    • Thaís Towersey27/06/2014

      Oi Marileia,

      olha, tudo vai depender de quanto vai ser seu uso.
      Você vai trabalhar ou fazer um curso todos os dias?
      Se sim, com certeza vale a pena pegar um passe anual. Ela ta saindo 1470 libras para zona de 1 a 3.

      Mas se você não for usar tanto assim, indicaria você a pegar o Pay as you Go no primeiro mês pra ver quanto você vai gastar e como vai ficar sua rotina. Aí faz os cálculos com os valores mensais, trimestrais e anuais e vê o que sai com em conta! 🙂

      Beijão

      Responder
  12. Giovanna Gilio12/06/2014

    Oi, eu vou ficar um mês em Londres e minha acomodação é na zona 3 e meu curso na zona 1. Voce tem noção de quanto sera necessario carregar? (provavelmente nao viajarei muito) obrigada.

    Responder
    • Thaís Towersey27/06/2014

      Oi Giovanna,
      Como você vai fazer curso, deve pegar metrô todo dia né?
      Recomendo comprar o passe mensal, que você pode andar quantas vezes quiser. Sai 141 libras!

      Se realmente for usar pouco, pegue o Pay as you GO e vai recarregando conforme necessidade.

      Beijão

      Responder
  13. Oiii bom dia meu nome é Christian, estou indo a Londres entre os dias 17 e 22 de agosto de 14, gostaria de saber se eu comprar um travelcard de sete dias, esse mesmo travelcard pode ser usado para mim e para minha esposa, ou terei que comprar dois travelcards? Obrigado

    Responder
    • Thaís Towersey09/05/2014

      Oi Chirstian,
      cada um tem o seu. Ele trava se passar duas vezes seguida.
      Compre o semanal que vai ser ótimo para vocês!

      Beijão

      Responder
  14. nathalia nunes09/04/2014

    E se for pra 3 pessoas, como que faz? Compra 3 cartões, ou passa o mesmo cartão na máquina 3 vezes?

    Responder
    • Thaís Towersey06/05/2014

      Oi Nathalia,
      desculpe a demora para responder, mas estava em Orlando.

      Se você colocar crédito como “pay as you go” até da pra usar um cartão só, mas pode dar algum erro.
      Se comprar semanal, diário ou mensal, um para cada um!

      Beijão

      Responder
  15. Gabriela Moniz04/02/2014

    Post muito bem explicado. Adorei!!
    Esses passes de metrô são uma mão na roda, hein? Se utilizarmos esses tipos de bilhetes, principalmente nas grandes capitais, a economia será muito grande.

    Responder
    • Thaís Towersey04/02/2014

      Obrigada! 🙂
      Tem que saber essas coisinhas, afinal de contas, ninguém quer perder dinheiro em uma viagem!

      Responder

Conta aí o que você acha! :)