sex
28 set
2018

Mala roubada no aeroporto ou extraviada: como evitar e o que fazer?

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

Você planeja suas férias com o maior carinho, sonha com aquele momento de descanso, economiza o ano inteiro para comprar lembrancinhas e BANG! Sua mala é extraviada! Ou pior, vem uma mão leve e rouba sua mala no aeroporto… Nossa, me da raiva só de pensar, porém todos nós estamos sujeitos a esse tipo de problema quando viajamos! Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe o que fazer se acontecer com você? Quais as dicas para evitar que você seja alvo?

 

 

 

Problemas com bagagem nos aeroportos

A ideia aqui não é ser pessimista e nem “urucar” a viagem de ninguém, mas o assunto do texto de hoje é importantíssimo, pois muitas pessoas não param para pensar nos inúmeros problemas que podem acontecer com suas malas durante uma viagem, e por conta disso, acabam não se prevenindo!

Como já dizia minha mãe: “melhor prevenir do que remediar” – Vixi, to ficando velha mesmo! Citando até a mãe no post hahaha Mas é verdade! Se ficarmos alertas com as situações chatas que podem acontecer em nossas viagens, mais chances temos delas não rolarem com a gente.

E infelizmente não são poucos os casos de malas roubadas no aeroporto ou extraviadas, gente. Em 2015, a ANAC registrou quase 5 mil reclamações sobre bagagens nos aeroportos brasileiros e esse número não para de crescer. Apesar de existir quase uma “máfia” de furto de produtos de valor nos aeroportos (e não é só no Brasil não, ok? Isso acontece no mundo todo!), existem vários outros incidentes que podem fazer você sair prejudicado.

 

Veja aqui alguns casos de problemas que você pode ter com sua bagagem:

  • Alguém pode pegar sua mala por engano;
  • A mala pode ser extraviada ou se perder pelo caminho;
  • Sua mala pode chegar quebrada (porque os funcionários jogam sem dó nem piedade);
  • Ela pode até chegar encharcada! Já aconteceu comigo;
  • Objetos de valor podem ser furtados de dentro da sua mala.

 

E como me prevenir de ter problemas com minha mala?

Viajar é isso gente, estamos sujeitos a muita coisa. Apesar de não ter nada que possa garantir 100% de segurança às nossas queridas malinhas, existem sim algumas dicas e medidas de segurança para diminuir as chances de acontecer com a gente!

Por isso vou te apresentar o serviço da Protec Bag, que considero suuuuper completo e foi minha descoberta na última viagem. Ele é quase um multiuso 4 em 1 que evita vários problemas com sua mala, sabe? 😂

Para quem não conhece, a Protec Bag é a primeira empresa do mundo de embalagem de mala no aeroporto com plástico super resistente. Você provavelmente já viu algum stand deles por aí:

 

protec-bag-guarulhos-780x665 Mala roubada no aeroporto ou extraviada: como evitar e o que fazer?

Embalando nossas malas com Protec Bag

 

Eu vou confessar que nunca tinha parado para pensar em quantos benefícios eu podia ter embalando minha mala no aeroporto. Sempre achei que fosse coisa de quem não quer unicamente quebrar a mala, sabe? Mas depois de experimentar os serviços na minha viagem pro Japão, pude comprovar o custo benefício.

O processo é super simples e rápido, eles lacram sua mala em menos de 5 minutos. Eles estão presentes em 25 aeroportos no Brasil, e antes de fazer o check in você passa ali, embala tudo e não perde tempo. Não precisa comprar com antecedência, é só chegar! O serviço custa R$65,00 e tem mais benefícios do que eu esperava. Na real, ele ajuda você a evitar quase todos os casos de problemas com malas no aeroporto que citamos aqui.

Para só para pensar comigo:

 

Ele identifica bem que a mala é sua

Sabe aquele pretinho básico que todos amamos? Para a mala não é um bom look! Quão mais chamativa e diferente sua mala for, menores as chances de alguém se confundir e pegar a sua por engano ou até de alguém sair de fininho com sua mala depois da esteira.

 

E não é à toa que o plástico da Protec Bag é vermelho! O ideal é ter aquela mala chamativa que você vê de longe, sabe? Para ajudar mais ainda, o funcionário da Protec Bag ainda nos deu uma canetinha para escrevermos o que quiséssemos na mala. Já mandei um Guia Mundo Afora gigante! 😂 E o negócio durou, viu? Foi super fácil achar a bicha na esteira no aeroporto de Nagoya.

 

Pendure também mil fitas coloridas e não esqueça nunca de ter uma tag de identificação na mala. Não precisa de luxos, pode ser qualquer identificação simples, mas que contenha seu nome e telefone atualizado. Sabe a etiqueta com o nome do destino que os atendentes colocam na nossa mala no momento do Check in? Se ela rasgar e cair da sua mala, os funcionários não tem como ter IDEIA para onde aquela mala vai e de quem ela é. Uma simples tag pode te ajudar numa situação dessas!

 

Evita danos na sua mala

Se sua mala está embalada, ela está protegida contra os danos do “joga pra lá / joga pra cá” que faz tantas quebrarem no trajeto. Além disso ela fica impermeável! Eu já recebi uma vez minha mala COMPLETAMENTE ENCHARCADA! Estava chovendo no momento do desembarque, ela era de tecido e ficou lá, pegando chuva. Tive que botar a mala inteira pra secar no hotel… mas tudo ficou fedido, um horror. 😥

E vocês tinham que ver o estado do plástico quando retiramos a mala no Japão. Com voos longos desse jeito, cheios de conexões, você está mais a mercê ainda de ter a mala danificada.

 

Lacra bem a mala para ninguém te roubar!

Não preciso nem dizer que não é seguro despachar ítens de valor. Óbviamente você vai levar seu laptop, dinheiro e documentos importantes na mala de mão. Mas quando estamos retornando de viagem e compramos vários perfumes, cosméticos e roupas novas, não tem como levar isso dentro do avião, infelizmente. E é aí que ficamos a mercê da “máfia” do aeroporto, onde os caras fazem uma limpa em tudo o que tem de bom na sua mala (muitas vezes funcionários do aeroporto 😥)

Se sua mala estiver embalada, menores os riscos da sua ser o alvo! O plástico é duro e não é fácil de tirar. Confesso que sofri para abrir a mala quando cheguei no Japão, até porque não tinha uma tesoura, faca, nada a mão na hora (enfiar uma chave ajuda!). Óbvio que o ladrãozinho vai roubar ítens de valor da mala de alguém que não embalou, não colocou cadeado, nem nada. Ele não vai perder tempo tentando rasgar o seu plástico.

 

mala-embalada-780x520 Mala roubada no aeroporto ou extraviada: como evitar e o que fazer?

O plástico desencoraja os ladrões e identifica bem sua mala.

 

Além disso é sempre bom lembrar que usar um cadeado comum não protege sua mala do golpe da cesária!! E mais: se alguém tiver mexido na sua mala você vai saber!! Aí facilita demais o processo de reclamação no caso de ítens faltantes.

Outra dica para desencorajar os furtos é enrolar as coisas boas no meio das roupas e não deixar por cima. Coloque meias e calcinhas sujas por cima de tudo! É meio nogento fazer uma auê dentro da mala, mas se você está com nojo (e a meia é sua), o ladrãozinho pode ficar também e acabar desestindo da sua mala.

 

Já tem seguro viagem incluso!

Você sabia que o serviço da Protec Bag já inclui um seguro para sua mala? Eu não! Logo depois de embalar as bichas, você preenche um mini formulário com seus dados e recebe automaticamente no seu email o seguro que cobre extravio da sua bagagem de até $500, inclusos nos R$65,00 que você pagou.

 

seguro-protec-bag-650x858 Mala roubada no aeroporto ou extraviada: como evitar e o que fazer?

Email que recebi automático com as apólices de seguro das malas.

 

É triste pensar nisso, mas pode acontecer. Se você tiver um seguro viagem, ele vai te reembolsar sem grandes brigas (as cias aéras são obrigadas a te reembolsar pela lei, mas nem sempre isso acontece de forma amigável).

 

Protege sua mala na volta

E aposto que você está pensando: ah, mas e na volta que é quando eu tenho mais objetos de valor? Fique tranquilo, pois a Protec Bag te da um “kit volta”, que eu também não conhecia. É esse plástico aqui:

 

protecbag-retorno-780x585 Mala roubada no aeroporto ou extraviada: como evitar e o que fazer?

Com esse pleastico vocie garante a proteçnao também na volta, dentro do valor

 

Você embala sua mala no hotel antes de partir e passa um secador de cabelo para grudar o plástico na mala com o calor. Assim você fica protegido na ida e na volta. Fiquei bem surpresas com a quantidade de vantagens da Protec Bag e o serviço está aprovado! Indico para todos os viajantes, pois realmente é um ótimo custo benefício.

 

BRINDE: E como eu gostei muito de tudo, conversei com eles e os seguidores do GMA ganham um travesseiro de pescoço se falarem que são seguidores aqui do blog 🙂 Mais um incentivo para vocês se protegerem!

 

O que fazer em casos de roubos na mala ou extravios?

Gente, se mesmo assim acontecer de sua mala chegar quebrada, faltando coisas importantes ou simplesmente não chegar, você vai fazer o seguinte:

Faça reclamação no balcão da cia aérea

A primeira coisa é fazer a reclamação por escrito com a cia aérea. Para isso você vai precisar do cartão de embarque e o comprovante de despache de mala (nunca perca isso, é sua garantia legal!). Uma vez que você faz check in e despacha sua mala, a cia aéra tem OBRIGAÇÃO de zelar pelos seus bens enquanto estiverem sob o poder dela. Se qualquer coisa acontecer eles são responsáveis sim, não importa o que eles digam. Você tem direito de ser ressarcido!

Guarde todos os protocolos e papéis pois você pode precisar no futuro. E isso serve para voos nacionais ou internacionais, ok?

 

Em casos de furtos, é preciso fazer BO

Sevocê tiver sua mala roubada no aeroporto ou furtada, além da reclamação com a cia aéra será preciso fazer um BO junto à polícia, que estão sempre nos maiores aeroportos. Sem isso você não vai conseguir nenhum reembolso.

Apesar de o ideal ser fazer a reclamação na hora, você não perde o direito de reivindicar danos e objetos furtados ao deixar o aeroporto, ok? De acordo com a Anac, o viajante tem um prazo de 15 dias para reclamar de bagagens extraviadas e 7 dias para malas danificadas ou com artigos furtados, aqui no Brasil. Se for no exterior é preciso checar os prazos.

Saiba seus direitos! Segundo a ANAC: “A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Não sendo localizada e entregue no prazo indicado, a empresa deverá indenizar o passageiro em até 7 dias.”

 

Acione o seguro viagem

E por último, munido de todos os protocolos acima, acione o seguro viagem para receber seu reembolso. O seguro da Protec Bag funciona apenas nos casos de extravio definitivo da bagagem (quando ela não é encontrada). Mas fique de olho: se sua bagagem atrasar para chegar no destino, guarde todos os comprovantes de gastos emergenciais. Segundo a ANAC as cias aéreas são obrigadas a te reembolsar com esses valores.

 

Dicas finais de segurança

Mesmo fazendo de tudo para esses imprevistos não acontecerem com a gente, pode ser que ainda role! Para evitar mais dores de cabeça eu SEMPRE levo pelo menos uma muda de roupa, roupa íntima e escova de dentes na mala de mão. Se minha mala atrasar ou se perder no caminho, eu consigo ter dignidade pelo menos na primeira noite.. hahaha

 

Já aconteceu algum caso com você? Como foi resolvido?
Conta pra gente para ajudarmos mais pessoas!

 

LEIA MAIS

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)