Vocês ficaram apaixonados pela Laguna 69 e outras fotos que postei da região de Huaraz no Peru, mais precisamente na Cordilheira Branca, e me perguntaram muito sobre como organizar uma viagem pra esse paraíso! Por isso vou juntar aqui um guiazinho resumido, que vai te ajudar a entender a dinâmica do lugar e planejar tudo agora!
Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnoPeru para ver mais fotos!
sobre Huaraz e a Cordilheira Branca
Huaraz no Peru é uma cidadezinha que ficou famosa por ser a maior base de exploração de trilhas lindas como a Laguna 69, Lagos Llanganuco e Laguna Churup, que ficam especificamente dentro do Parque Nacional de Huascarán!
A localização exata do parque está na chamada Cordilheira Branca, mas acabou que se convencionando dizer que você “vai viajar pra Huaraz”, igual quando dizemos que vamos pra Disney e não Orlando, sabe? rs
A Cordilheira Branca é o paraíso dos viajantes que buscam paisagens naturais, trekkings e montanhas incríveis, ainda tão pouco exploradas por nós brasileiros! A bicha simplesmente é a cordilheira tropical mais alta do mundo e Patrimônio Natural da Unesco desde 1985!
Por ter mais estrutura na parte hoteleira e por ser o local onde a maior parte das agências se encontram, a cidade de Huaraz no Peru se tornou o ponto de saída para os trekkings, apesar da cidade de Yungay ser a mais próxima de verdade no Parque de Huascarán.
Infelizmente há anos atrás aconteceu uma avalanche que detonou a cidadezinha de Yungay, acabando com o turismo local. É uma pena, porque forçou todos os turistas a dormirem mais distante dos trekkings…
como chegar em huaraz
A melhor forma de chegar em Huaraz no Peru é de ônibus! Peguei um busão saindo de Lima que demora mais ou menos umas 8 horas de viagem, já que são 400km de estrada. Minha passagem custou $125 Soles por trecho, já que comprei o melhor assento de todos no ônibus noturno (que deitava 180º), mas os preços podem sair na faixa de $40 Soles para poltrona convencional.
Existe avião como opção, mas as passagens custam caro e não da pra levar bagagem quase nenhuma, o que me fez desistir na hora! Contei com detalhes como foi minha viagem e dicas para comprar a passagem nesse texto aqui.
CHIP DE INTERNET COM 15% DE DESCONTO
Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip do O Meu Chip tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 15% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!
o que fazer
Aguns dos trekkings mais lindos do Peru se encontram na Cordilheira Branca! A maior parte exige esforço físico moderado, mas nada que uma pessoa com saúde não consiga fazer! Vou citar aqui alguns que fiz (com links dos posts específicos) e outros que já estão na minha lisitinha pra próxima 😍
- Lagos Llanganuco: 3.900 m de altitude
- Laguna 69: 4.650m de altitude – Leia tudo sobre aqui
- Ice of Huandoy: 4.000 m de altitude – Leia tudo sobre aqui
- Laguna Churup: 4.450 m de altitude
- Laguna Parón: 4.155m de altitude
- Trekking Santa Cruz: 4.200 m de altitude, 3 dias de caminhada
quando ir e quantos dias ficar
A melhor época do ano para visitar Huaraz no Peru e a Codilheira Branca é entre Abril e Setembro, quando o clima é mais estável e época das secas. De Outubro em diante você pode correr riscos de chuva, assim como em Machu Picchu, mas que não é impossível de se visitar, não.
Eu separei 5 dias em Agosto de 2017 para visitar Huaraz e fazer os principais trekkings, que foram Ice of Huandoy, Lagos Llanganuco, Laguna 69 e Laguna Churup, tirando um dia de descanso. Ou seja, da pra fazer em 4 dias, ou no mínimo 3, se você cortar alguma coisa, mas achei essa quantidade a ideal para conseguir aproveitar bem as trilhas sem morrer de exaustão.
Mas se quiser explorar a fundo a região, como vocês viram acima, o que não faltam são opções. Da pra passar facilmente 1 semana caminhando por lá se sua vibe for aventureira 😁
DICA: Vale lembrar que você estará fazendo passeios em altitude e é necessário aclimatar o corpo. Se já tiver passado por Machu Picchu e Cusco antes, você estará preparado para subir um pouco mais e encarar essas altitudes, se não, separe mais dias para não passar mal!
++ Leia sobre Altitude no Peru e os efeitos no corpo
Onde se hospedar
Bem, o “problema” de se hospedar em Huaraz no Peru é que a cidade não fica perto dos trekkings. Para chegar na Laguna 69, por exemplo, são 3 horas só de estrada para cada trecho! Ou seja, se já não bastasse todo o esforço das caminhadas em altitude, você toma aí nas costas mais 6 horas de estrada para completar seu dia…
O MEU HOTEL
Eu me hospedei no hotel Llanganuco Lodges, que é o único Lodge que fica exatamente dentro do Parque Nacional de Huascarán. Gente, a localização facilitou demaaaaais nossa vida para as caminhadas, algumas não precisamos nem de transporte, e nenhuma usamos guia. Fizemos tudo por conta!
Vou contar mais detalhes sobre o hotel em outro post, mas quero deixar aqui algumas fotos pra você já se animar (e procurar logo sua reserva, pois eles são pequenos e lotam rápido!)
DESCONTO PARA VOCÊ NO LODGE
Consegui um desconto de 15%na hospedagempor ser meu leitor colocando o código THAISBRA, se fizerem a reserva direto pelo site deles aqui.Vocês vão amar! ❤️
EM HUARAZ
Quando cheguei em Huaraz estava passando bem mal, e acabei ficando 1 noite na cidade, no hotel El Tumi. É um hotel simples, limpo e bem localizado. Adorei o atendimento, a equipe era muuuuito prestativa e o restaurante do hotel baratinho também. Aprovado!
Outras opções que parecem boas e ainda mais em conta são o hotel Al Kilpo e o hostel Campo Base, para quem está mochilando.
Não posso também deixar de dar a dica do Hotel Cuesta Serena, para quem quiser se isolar uns dias ou passar um fim de semana romântico de frente pras montanhas. Passamos um dia por lá e ficamos apaixonados, olha só:
Agora ficou mais fácil de organizar sua viagem, né? Se ainda ficaram dúvidas, manda ver nos comentários que te ajudo com o roteiro 🙂
LEIA MAIS
- Preciso de seguro viagem para ir ao Peru?
- Chip de viagem internacional – chegue no Peru com o seu!
- Trilha Ausangate e Vinicunca: paisagens incríveis te esperam
- Câmbio no Peru: levo dólar ou Real e valores (atualizado)
- Quanto custa viajar para Machu Picchu? Quanto dinheiro levar?
- 7 paisagens incríveis no Peru para incluir no seu roteiro
- TODOS OS POSTS SOBRE O PERU
Психолог Автодор
https://bit.ly/holostyachka-stb-2021-2-sezon-1-seriya
http://buystromectolon.com/ – Stromectol
can i buy cialis online
Olá Thaís, tudo bom! Gostei muito dos teus posts sobre a cordilheira Branca! Vou ficar 3 dias no Llanganuco em agosto e fiquei com dúvidas na volta. Pensei em voltar no ônibus prime das 21:30, mas o check out é às 11h. Será que eu consigo deixar as malas no hotel Llanganuco e aproveitar o dia da saída para mais uma trilha sem o custo da diária? Ou é melhor ir no ônibus das 12: 15 que é o econômico?
Oi Edison, que bom que gostou 🙂
Olha, impossível saber.. hehe Manda um email pro Charlie e acerte isso com ele antes de você fechar sua passagem, assim será mais garantido!
Beijos
Oi, Tudo jóia? Gostaria de saber se dá pra fazer um “bate e volta” de Lima para Huaraz, tipo ir de Lima, passar um dia e voltar, será que é possível? Conhecer pelo menos uma das Lagoas e voltar rapidinho para Lima.?
Oi Juliana, impossível. São quase 10 horas de ônibus para lá…
Você teria que passar a madrugada, chegar, fazer uma trilha leve (porque não poderia ir para a Laguna 69 por conta da altitude, por exemplo) e voltar no outro ônibus noturno. Ao meu ver, impossível!
Bjs
Olá Thaís, tudo bem ?
Você poderia por favor me passar qual seria o melhor roteiro e melhor época (pois queria ver os pontos de Huaraz com neve) para conhecer Lima,Huaraz, cusco,nazca, Puno, Vale Sagrado e Machu Picchu ? Se é que possível, rsrsrs Quantos dias seria necessário mais ou menos ?
Tenho um sonho de conhecer estes lugares e seria minha primeira viagem internacional.
Desde já agradeço sua atenção.
Oi Alex,
não sei te dizer sobre esses outros destinos, não conheci. Mas em MP são pelo menos 2 dias para visitar com calma. Em Huaraz fiquei 5.
Beijos!
Que post bem escrito !!! Parabéns !!! Acabei de ver sobre Huaraz e já estou montando meu roteiro ainda sem data se viagem mas já previsto ir em Abril/Setembro. 🙂
Oi Angelo, fico feliz que gostoooou! 🙂
Olá… Boa tarde
Vou para huaraz em janeiro, porém minha hospedagem e pelo airbnb, e necessito de internet para poder falar com o proprietário, você teria alguma empresa de internet móvel para indicar, plano e se funciona bem?
Obrigado
Boa noite Thais , primeiramente parabéns pelo seu blog , estou indo a huaraz em minhas próximas férias , porém não defini as datas exatamente , meus pais gostariam de ir , porém nao sei se eles aguentariam fazer as trilhas até chegar aos lagos e por conta da altitude tbm . È necessario ter um bom preparo físico?
Tem trilhas mais leves ou dá pra fazer essa e outras na região sem muito preparo? Qto tempo leva em média uma trilha na região? Confesso que fiquei com vontade mas a minha pegada não é fazer longuíssimas caminhadas.
Oi Thaís,
Esse hotel Llanganuco Lodges, fica apartado do centro de Huaraz, é isso? Bem dentro do Parque, tipo aqueles de luxo de Torres Del Paine? rs No site deles só tem all inclusive, meio caro pro padrão Peru, procede? Me interessei por esse “esquema”, a ideia de partir em comboio todos os dias pela manha, rumo as montanhas, não me agrada. Gosto de ficar “solta” pros bate-e-voltas e tô disposta a fazer alguma travessia de dias, acampando, também. Qual você me indica, além da Santa Cruz?
Oi Barbara, isso, é dentro do parque, estilo Torres del Paine. Por isso você faz as alimentações lá dentro mesmo!
Não acho caro pro conforto e localização, não, até porque você não vai precisar pagar passeios e agência para fazer os trekkings 😉
Sobre as travessias, tem o Monte Pisco, no deles fala um pouquinho. Clique aqui!
Beijao!!
Oi Thaís,
Esse hotel Llanganuco Lodges, fica apartado do centro de Huaraz, é isso? Bem dentro do Parque, tipo aqueles de luxo de Torres Del Paine? rs No site deles só tem all inclusive, meio caro pro padrão Peru, procede? Me interessei por esse “esquema”, a ideia de partir em comboio todos os dias pela manha, rumo as montanhas, não me agrada. Gosto de ficar “solta” pros bate-e-voltas e tô disposta a fazer alguma travessia de dias, acampando, também. Qual você me indica, além da Santa Cruz?
Oi Barbara, isso, é dentro do parque, estilo Torres del Paine. Por isso você faz as alimentações lá dentro mesmo!
Não acho caro pro conforto e localização, não, até porque você não vai precisar pagar passeios e agência para fazer os trekkings 😉
Sobre as travessias, tem o Monte Pisco, no deles fala um pouquinho. Clique aqui!
Beijao!!
olá, como foi de huaraz para o hotel (perto da trilha 69?), alugaram carro? onde aluga? obrigada
Oi Alice, nós fizemos tudo com motorista / táxi pré agendado.
O pessoal do hotel que indiquei organiza tudo pra você depois da reserva, eles indicaram o motorista, inclusive pra chegar no hotel.
Beijão
olá, como foi de huaraz para o hotel (perto da trilha 69?), alugaram carro? onde aluga? obrigada
Oi Alice, nós fizemos tudo com motorista / táxi pré agendado.
O pessoal do hotel que indiquei organiza tudo pra você depois da reserva, eles indicaram o motorista, inclusive pra chegar no hotel.
Beijão
Olá, tudo bom? Tem como sair de Cusco para Huraz? Pernoitar e fazer o Parque, pelos pontos principais (Laguna 69, pelo menos), em um dia? Depois retorno a Cusco
Oi Marcia, como falei no texto, impossível. São 8 h de viagem de Lima, de Cusco é mais distante, e não acredito que tenha voo de lá.
Da uma olhada na lida no post da Laguna 69, é passeio de dia inteiro.
Tem que reservar uns dias só para Huaraz mesmo!
Beijos
Olá, tudo bom? Tem como sair de Cusco para Huraz? Pernoitar e fazer o Parque, pelos pontos principais (Laguna 69, pelo menos), em um dia? Depois retorno a Cusco
Oi Marcia, como falei no texto, impossível. São 8 h de viagem de Lima, de Cusco é mais distante, e não acredito que tenha voo de lá.
Da uma olhada na lida no post da Laguna 69, é passeio de dia inteiro.
Tem que reservar uns dias só para Huaraz mesmo!
Beijos
Oi Charlene,
são somente 10 soles, por dia, mas você não paga se não for fazer trekking, só se entrar para caminhar mesmo!
Beijão
Oi, Thais!
Tudo bem?
Peguei férias em abril e estou morrendo de vontade de ir para Huaraz, mas confesso que estou bem tensa com esse lance de passar mal, soroche e etc., porque estou indo sozinha…vi tu comentando que chegou passando mal.
Fui atleta durante muitos anos, ainda pratico exercícios regularmente, mas comecei a tratar hipertensão há mais de um ano e fiquei bem preocupada quando li os depoimentos do pessoal que passou mal =(
É tão ruim assim? Vale a pena mesmo ir?
Obrigada =)
Oi, Thais!
Tudo bem?
Peguei férias em abril e estou morrendo de vontade de ir para Huaraz, mas confesso que estou bem tensa com esse lance de passar mal, soroche e etc., porque estou indo sozinha…vi tu comentando que chegou passando mal.
Fui atleta durante muitos anos, ainda pratico exercícios regularmente, mas comecei a tratar hipertensão há mais de um ano e fiquei bem preocupada quando li os depoimentos do pessoal que passou mal =(
É tão ruim assim? Vale a pena mesmo ir?
Obrigada =)
Oi Mariana,
eu nnao sinto quase efeitos de altitude, mas senti um pouco pra dormir quando cheguei em Cusco, pois já é um choque alto.
Isso varia demais de corpo pra corpo. Você já viajou pra algum lugar de altitude? Tem gente que sente demais… tem gente que sente só dor de cabeçe e falta de ar… mas nada que um remedinho e muita água não resolva. O principal é dar tempo pro corpo aclimatar e tirar dias para isso. Leia aqui meu texto sobre Soroche que vai te ajudar.
Eu acho que fazendo um roteiro certinho pra aclimatar, vale MUITO a pena. Mas você deve conversar com seu médico sobre sua condição, para pegar a opinião dele!
Beijão
Oi Thaís, como fica o valor pago na entrada do parque se ficar hospedado lá dentro?
Oi Thaís, como fica o valor pago na entrada do parque se ficar hospedado lá dentro?
Oi Charlene,
são somente 10 soles, por dia, mas você não paga se não for fazer trekking, só se entrar para caminhar mesmo!
Beijão
Boa tarde Thais, tudo bem?
gostaria de deixar uma recomendação para as pessoas que vão viajar ao Peru.
Que roupa se recomenda levar para o Peru?
É aconselhável levar roupa de frio em qualquer época do ano e principalmente em inverno, devido à presença da cordilheira dos Andes e a altitude a temperatura muda bruscamente, por isso é aconselhável estar preparado com roupas de frio e calor, como calças, camisetas, casacos, sapatos confortáveis e folgados, protetor solar, chapéu, boné, óculos de sol e capa de chuva para a época de chuvas (novembro até março).
espero ajude alguém .
Oi, Ricardo, ótima dica!! Vou fazer ainda um post sobre roupas mesmo, é um tópico muito importante!
Beijão
Tô com a mesma dúvida, to indo pra lá no inverno (julho/2019) mas também vou pra cidade mais quentes, queria saber se é realmente necessário levar casacos pra enfrentar frios de temperaturas menores que 0º.
Oi Giulianna, dependendo das trilhas que você for fazer, sim. Venta bastante e você vai estar em altitude. Não subestime o frio nesses lugares!
Beijão
Boa tarde Thais, tudo bem?
gostaria de deixar uma recomendação para as pessoas que vão viajar ao Peru.
Que roupa se recomenda levar para o Peru?
É aconselhável levar roupa de frio em qualquer época do ano e principalmente em inverno, devido à presença da cordilheira dos Andes e a altitude a temperatura muda bruscamente, por isso é aconselhável estar preparado com roupas de frio e calor, como calças, camisetas, casacos, sapatos confortáveis e folgados, protetor solar, chapéu, boné, óculos de sol e capa de chuva para a época de chuvas (novembro até março).
espero ajude alguém .
Oi, Ricardo, ótima dica!! Vou fazer ainda um post sobre roupas mesmo, é um tópico muito importante!
Beijão
Tô doido pra colocar estas dicas em prática!!!
Este ano devo fazer um repeteco pelo Peru, e sem dúvida esta região estará no roteiro!
Já até comecei a dar um up no condicionamento físico pra conseguir fazer todas estas trilhas! hahaha
Ótimas dicas!
E as fotos estão incríveis!
Abraço
hahaha faz bem dar o up.. to no trabalho agora pra Patagônia! rs
To doida pra voltar pro Peru também, lugar lindo demais!
Valeu pela visita, Murilo 🙂
Beijos
Tô doido pra colocar estas dicas em prática!!!
Este ano devo fazer um repeteco pelo Peru, e sem dúvida esta região estará no roteiro!
Já até comecei a dar um up no condicionamento físico pra conseguir fazer todas estas trilhas! hahaha
Ótimas dicas!
E as fotos estão incríveis!
Abraço
hahaha faz bem dar o up.. to no trabalho agora pra Patagônia! rs
To doida pra voltar pro Peru também, lugar lindo demais!
Valeu pela visita, Murilo 🙂
Beijos
Olá, boa tarde!
Eu e meu namorado estamos programando uma viagem para o Peru em Julho.
Temos 10 dias e queremos fazer vários lugares. Pelo que vi nos seus post’s, você fez quase tudo de ônibus né? E as distâncias são grandes.
Você acha viável alugar carro (considerando segurança e tempo)?
Obrigada.
Gabi Mazzei
Oi Gabriella,
que banaca, foi a mesa época que viajei! Fecha tudo com antecedência porque é alta temporada!
Então, sô fiz de ônibus esse trecho Lima – Huaraz – Lima. Para Machu Picchu fui de trem (leia aqui) e de Cusco pra Lima de avião!
Eu nem cogitei em alugar um carro porque não queria perder tempo e me cansanod dirigindo.. mas parece que é de boa, viu?
Mas com 10 dias de viagem, eu não perderia tempo me deslocando de carro não.. pegaria voos ou ônibus noturno, como fiz para Huaraz, assim você “economiza” tempo e dinheiro 🙂
Beijo grande boa viagem!
Olá, boa tarde!
Eu e meu namorado estamos programando uma viagem para o Peru em Julho.
Temos 10 dias e queremos fazer vários lugares. Pelo que vi nos seus post’s, você fez quase tudo de ônibus né? E as distâncias são grandes.
Você acha viável alugar carro (considerando segurança e tempo)?
Obrigada.
Gabi Mazzei
Oi Gabriella,
que banaca, foi a mesa época que viajei! Fecha tudo com antecedência porque é alta temporada!
Então, sô fiz de ônibus esse trecho Lima – Huaraz – Lima. Para Machu Picchu fui de trem (leia aqui) e de Cusco pra Lima de avião!
Eu nem cogitei em alugar um carro porque não queria perder tempo e me cansanod dirigindo.. mas parece que é de boa, viu?
Mas com 10 dias de viagem, eu não perderia tempo me deslocando de carro não.. pegaria voos ou ônibus noturno, como fiz para Huaraz, assim você “economiza” tempo e dinheiro 🙂
Beijo grande boa viagem!