ter
13 maio
2014

Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Postado por Thaís Towersey - 6 Comentários

A mesquita de Abu Dhabi é um dos templos mais bonitos que já visitei. Você com certeza já viu alguma imagem dela em algum momento de sua vida e é de tirar o fôlego, não é? Imagine pessoalmente! Sabe aquelas coisas que você tira mil fotos e nunca se cansa, pois todos os ângulos são bons? É bem por aí. Saiba que visita-la te faz quase parar de respirar.

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da viagem de 2015.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnosEmirados 😉

Esse artigo foi SUPER atualizado em Maio de 2015! 🙂

mesquita-abudhabi-650x435 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

 

Seu nome original é Sheikh Zayed Grand Mosque, vulgo a “Mesquita Branca”. Construída a mando do Sheikh Zayed (o Sheik que unificou os Emirados), é a única em Abu Dhabi que aceita a visitação de não islâmicos, já que é uma Mesquista que procura interagir com outras culturas.Sua filosofia se baseia na seguinte passagem do Alcorão:

“O mankind! We created you from a single soul, male and female, and made you into nations and tribes, so that you may come to know one another. Truly, the most honored of you in God’s sight is the greatest of you in piety. God is All-Knowing, All-Aware” (Qur’an 49:13)

“Ó humanos! Nós vos criamos de uma única alma, macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para que você possa vir a conhecer um ao outro. Verdadeiramente, o mais honrado de você diante de Deus é o maior de vocês piedade. Deus é Onisciente, Consciente de tudo. “(Alcorão 49:13)

 

Atualização: Minha primeira ida a Abu Dhabi foi em 2013, e agora acabei de voltar de lá (maio/2015) como vocês viram nas redes socias. Vou atualizar tudo aqui, pois muuuuitas regras mudaram, está tudo está mais rígido, então é sempre bom já chegar preparado para a visitação para tentar evitar esporros e não se estressar. Eu tomei VÁRIOS esporros, pois estava fazendo coisas que em 2013 eram liberadas, e agora são proibidas. Que fase!

 

QUANDO VISITAR A MESQUITA DE ABU DHABI

Nós só podemos entrar na Mesquita de Abu Dhabi quando não for o momento oficial de prece islâmica, que acontece de tempos em tempos depois de um chamado oficial. O melhor horário para visitação é na parte da manhã, pois à tarde esses horários costumam mudar bastante.

 

Definitivamente mudei de ideia quanto ao horário de visitação! Cheguei na Mesquita por volta de 18:30 para ver o por do sol (que estava rolando às 19:00 em Maio) e pudemos apreciar ela de dia, no sunset e à noite. Ela iluminada é simplesmente FANTÁSTICA! Super indico pesquisar quando será o por do sol na época da sua viagem para fazer esse esquema, assim você poderá enlouquecer em todos os horários 😉

Não deixe também de consultar os horários atuais no site para ver quando acontecerão os mini tours guiados, em inglês. Fique de olho se estiver planejando sua visita para uma sexta feira, pois é o dia santo deles, como nosso Domingo, e apesar da Mesquita abrir, os horários são bem restritos.

 

mesquita-night-650x432 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Linda ou não é??

 

O QUE PODE E NÃO PODE

Desde minha última viagem, as regras para visitação da Mesquita de Abu Dhabi ficam muuuuuito mais rígidas. Eu tomei vários esporros, porque fazia coisas que não eram proibidas em 2013 e agora são. Por exemplo, olhem essa foto que tirei com o marido na frente da Mesquita. Hoje em dia você não pode mais fotografar a sua linda pessoa ali, MESMO FORA DA MESQUITA, se não estiver de burca. O guardinha veio atrás da Flávia e mandou ela deletar a foto!

 

mesquita-abu-dhabi-650x433 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Eu e o marido antes de entrarmos

 

EMBARQUE JÁ COM INTERNET NO SEU CELULAR

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis usando o nosso cupom de desconto: GUIAMUNDOAFORA. Compre aqui!

 

Aí fomos lá dentro pegar a burca, que já já vou contar como é, para podermos tirar as fotos na santa paz. Depois que estava toda montada, fui fazer um Snap e eu abri meus braços para mostrar a roupa para vocês. Aí veio outro guardinha brigar comigo, e eu já pensei “o que que eu fiz dessa vez, né?”. A resposta do cara foi “Don’t do any actions” (não faça nenhuma ação). Posso respirar?

Ou seja gente, é visitar, andar igual a um zumbi, não fazer nenhum tipo de brincadeira, mesmo lá fora, tirar suas fotos e não fazer nenhum tipo de movimento brusco, senão vai chover esporro!

 

O QUE VESTIR NA MESQUITA DE ABU DHABI

Para as meninas entrarem na Mesquita de Abu Dhabi sem colocar a burca, vão ter que estar de mangas longas, calças, sem decote e com um lenço na cabeça, e tudo isso sem ser colado no corpo. Ou seja, burca para ti!

Eles emprestas a vestimenta sem nenhum custo, mas tem que preencher um cadastro e deixar um documento como garantia,  até você devolver. Eles não ficam com seu passaporte, então levem RG ou habilitação do Brasil mesmo.

Os homens passam por pouca restrição, só não podem entrar de bermuda, mas se quiser usar a roupa típica pode pegar emprestado e acredito que seja no mesmo esquema.

 

roupas-mesquita-abudhabi1 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Quadro das roupas permitidas ou não dentro da Mesquita.

 

Apesar de querer muuuuito usar a burca para sentir o que as árabes passam dentro dela, eu estava um pouco apreensiva delas serem suadas e fedorentas; mas me surpreendi. Após o uso, as burcas são jogadas diretamente para lavagem. Você recebe a sua super limpinha e cheirosa! Agora continua o mesmo, e eles oferecem até de tamanhos diferentes!

 

mesquita-branca-abudhabi Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

De burca e com lenço para dar um cor.

 

Não esqueça de levar lenços coloridos para dar um pouco de cor ao modelito! Vale a pena para fazer fotos diferentes! 🙂

Outra exigência para entrar na Mesquita de Abu Dhabi é tirar os sapatos. Há prateleiras do lado de fora para guardar os chulés. E naquele calor é simplesmente uma delícia pisar naquele tapete persa gigantesco e fresquinho!

 

sapatos-mesquita-650x435 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Onde guardar seus sapatos

 

É permitido fotografar no interior da Mesquita, sem flash. Lá dentro, você deve falar baixo, andar atrás dos homens e tomar cuidado com todos seus movimentos, pois tudo significa alguma coisa. Abaixar, sentar, tudo tem um sentido. E agora o esporro está rolando solto!

 

interior-mesquita Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Atrás do marido.

 

No interior da Mesquita de Abu Dhabi há o maior tapete persa do mundo e muuuuuito ouro nos lustres e detalhes. Mesmo com tantas regras vale muuuito a pena fazer essa visita, pois ela é incrível por dentro e por fora.

 

mesquita-detalhes-650x760 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

 

lustre-mesquita-650x435 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Lustre feito de ouro e pedras preciosas!

 

piscina-mesquita-650x435 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

 

esteior-mesquita-650x435 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

 

Agora algumas fotos dessa última visita com ela iluminada:

 

shiekh-zayed-mosque-650x432 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

 

mesquita-sunset-650x432 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

Por do sol <3

 

mesquita-noite-650x760 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

mesquita-noite-lua-650x432 Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi

 

A visita à essa grandiosidade é completamente grátis! Entrada, burca e estacionamento. Não tem como deixar de ir, não é? E me contem nos comentários se preferiram ela de dia ou iluminada!!!

 

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

6 Comentários:

  1. […] – é, claro, seguindo as restrições de vestimentas locais e horários apropriados. No Guia Mundo Afora você encontra um post especial sobre o […]

    Responder
  2. Adorei o post, Thaís. Várias dicas que vou levar pra minha viagem. Parabéns pelo blog, muito bem escrito.

    Apenas uma correção: a burqa é a vestimenta que cobre o corpo inteiro, inclusive o rosto. Existem 4 tipos de vestimenta islâmica: o hijab, que é o véu que cobre só a cabeça; o chador, que cobre o corpo e a cabeça deixando o rosto todo à mostra; o niqab, que cobre o corpo inteiro e só deixa os olhos à mostra, e a burqa, que cobre tudo. Pelas fotos parece que te deram um chador.

    Responder
    • Thaís Towersey14/08/2017

      Oi Renato, obrigada pelo elogio e a descrição das roupas! A gente acaba chamando tudo de burca quando não entende, né? rs Erro meu mesmo 🙂

      Beijão e boa viagem!

      Responder
  3. Fabiano Terroso26/12/2015

    Vou visitar a mesquita dia 31/12 e vou com mais 3 pessoas. Sou obrigado a fazer reserva pra visita ou posso chegar la e entrar na mesquita sem hora marcada? Nao sei que horas vou la pois estarei em Dubai e nao sabemos ainda a hora de chegada.

    Responder
    • Thaís Towersey26/12/2015

      Oi Fabiano,
      não precisa fazer reserva, mas eu indicaria dar uma olhada no horário de funcionamento no site deles, por ser ano novo!
      Beijão

      Responder
  4. […] restrições de roupas são aplicadas. Sim, você deve usar uma burca, girl! Leia o post completo “Conhecendo a Mesquita de Abu Dhabi” e veja como é por dentro esse lindo […]

    Responder

Conta aí o que você acha! :)