qua
12 jul
2017

Seguro viagem na Europa: é obrigatório mesmo?

Postado por Thaís Towersey - 2 Comentários

Talvez a pergunta que eu mais receba no blog e em redes sociais quando se trata de Europa é se o seguro viagem é realmente obrigatório. Compreensível, já que ninguém quer gastar dinheiro à toa, que poderia ser usado em ingressos ou alimentação. Por isso vim esclarecer algumas dúvidas sobre o seguro viagem na Europa para vocês poderem economizar com tranquilidade 🙂

Vou tentar ser bem didática e objetiva pra facilita a vida, ok?

 

Seguro viagem na Europa

Foto de Designer491 Via Shutterstock

 

Se você chegou aqui e só quer comprar seu seguro, clique nesse link e coloque o cupom GUIAMUNDOAFORA05 para ganhar desconto 🙂

 

O seguro é obrigatório ou não?

Pra começar logo respondendo ao título. Sim e não. 😅 Gente, a União Européia é composta de 28 países, e quase todos eles fazem parte do Tratado de Shengan, que torna obrigatório para turistas terem o Seguro Viagem na Europa de pelo menos 35.000 Euros de cobertura em gastos médicos. Portanto, quase todo país da Europa que você resolver pisar vai ter exigir SIM esse seguro.

 

Agora, se você viajar para Rússia, por exemplo, o seguro não seria obrigatório, já que ela não faz parte do Tratado.

 

Os países que fazem parte do Tratado de Shengen são:

– Alemanha
– Áustria
– Bélgica
– Dinamarca
– Eslováquia
– Eslovênia
– Espanha
– Estônia
– Finlândia
– França (e Guiana Francesa)
– Grécia
– Holanda (Países Baixos)
– Hungria
– Islândia
– Itália
– Letônia
– Liechtenstein
– Lituânia
– Luxemburgo
– Malta
– Noruega
– Polônia
– Portugal
– República Tcheca
– Suécia
– Suíça

 

Nesse site aqui você pode ler mais informações do Tratado em português 😉

 

 

O que acontece se eu viajar sem seguro?

Quando você passar na imigração, o comprovante do seguro viagem na Europa pode ser pedido, e se você não tiver ele em mãos pode até ser mandado de volta pro Brasil. Pouquíssimas seguradoras fazem seguro depois que você já saiu do país de origem, então seria quase impossível dali do aeroporto conseguir contratar algo.

Eu, sinceramente, NUNCA correria esse risco. E não só por ser obrigatório para seguir as regras, mas por por segurança da minha saúde e do meu bolso.

 

O barato sai caro..

Na minha viagem pra Europa agora em Junho/2017 eu tive um problema de saúde e fui pra emergência em Berlim. Só para começar a ser atendida tive que pagar 300 Euros, antes mesmo de ver a cara de um médico. Isso mesmo TREZENTOS, podendo ser mais caro caso necessitasse fazer outros exames e seguir com algum tratamento.

O que eu fiz? Peguei a nota fiscal do valor que paguei, e assim que cheguei no Brasil pedi reembolso do seguro viagem na Europa que eu tinha, e recebi mais de R$1.000,00 na minha conta. Detalhe: meu seguro custou R$200,00. Da pra entender a matemática?

 

E eu estava com algum tipo de infecção urinária (a gente não bebe água viajando, dá nisso!), não era nem nada tão sério, e pode acontecer com qualquer um de nós. Imaginou se eu tivesse caído e quebrado a perna? Por isso não viaje sem seguro, gente, sério mesmo!!

 

apólice seguro viagem na Europa

Modelo de Apólice que recebemos com telefones de contato.

 

como funcionam os seguros?

Thaís, você falou que pediu reembolso… mas eu sempre tenho que pagar e receber o valor depois?

Funciona assim:

Depois que você comprar seu seguro viagem na Europa, receberá uma apólice por email com seu nome, as datas, e os telefones que deve ligar em caso de necessidade, como essa daí de cima. O correto é telefonar para alguns desses números para que eles te encaminhem diretamente para algum médico ou hospital credenciado, assim você não precisa pagar nada.

 

Se não existir nenhum profissional credenciado naquela cidade, ou se for muito distante de onde você está hospedado, ou seja por qual motivo, você pode se encaminhar para o hospital mais próximo, fazer o atendimento e pegar a documentação para reembolso, como eu fiz! O único porém disso é que você vai precisar ter um cartão de crédito ou cash para pagar pelo seu tratamento. O melhor é sempre telefonar e fazer tudo diretamente com o seguro!

 

Se for pedir reembolso, guarde toda a documentação possível do seu atendimento para que o processo seja mais rápido: nota fiscal original assinada e com carimbo, laudos médicos, laudo de exames.. tudo mesmo o que puder guardar, ok?

 

E o seguro do cartão de crédito?
Muitos cartões de crédito oferecem como benecífico o seguro viagem na Europa ou pra qualquer outro país, desde que a passagem de ida e volta tenha sido comprada com o cartão deles. O Visa Platinum é muito famoso por isso, e você já deve ter ouvido falar. Mas e aí? Vale a pena usar esse?

 

Gente, pode até valer, mas você tem que ficar atendo as pegadinhas. Uma amiga recentemente comprou o seguro viagem dela aqui no blog, pois ela descobriu que o cartão dela só oferecia um seguro de 25.000 dólares em coberturas médicas. EPA! Mas o obrigatório é cobertura mínima de 30.00 euros! Como pode?

Ela até mandou a cópia da apólice para mostrar pra vocês:

 

Seguro viagem do cartão

Olha só, um pequeno detalhe que faz toda a diferença.

 

Achei um absurdo isso! Vcoê confia que seu cartão de crédito vai oferecer o seguro correto, e se não prestar atenção nesses detalhes pode acabar caindo em roubada!

 

Outro ponto que já aconteceu comigo: a maior parte dos cartões pedem que você entre em alguma área restrita do site deles e emita a apólice antes da sua viagem. Se esquecer de emitir, já não conta mais, perdeu e você viajou sem.. Então fiquem muito de olho nesses detalhes!

 

Onde comprar o seguro viagem na europa?

Eu compro todos os meus seguros e da minha família com a Seguros Promo, que é parceria aqui do blog. Não só eles oferecem ótimas condições, como funcionam como um comparativo de valores de várias seguradoras diferentes. Em uma mesma pesquisa você encontra preços da Assist Card, Travel Ace e várias empresas de confiança.

Fiz uma cotação agora para 2 semanas de seguro viagem na Europa, e olha só o que apareceu:

 

Valores seguro viagem na Europa

Valores super em conta!

 

Entre no site da Seguros Promo por esse link, e selecionando “Europa” já vão aparecer todas as opção que se enquadram no Tratado de Shengen! Após a confirmação do pagamento você receberá no seu email uma apólice:

 

Email seguro viagem na Europa

Você vai receber esse email. Só clicar e baixar a apólice!

 

É só imprimir e pronto 🙂 E ah! Leitor do blog tem desconto!!!!!

 

DESCONTO PARA VOCÊ NO SEGURO

Coloque o cupom GUIAMUNDOAFORA05 e garanta 5% de desconto a mais! Vai por mim e clica!😉

 

Se tiverem ainda dúvidas sobre o Seguro viagem na Europa (ou qualquer outro), gritem aqui que ajudo! Temos mais um texto também falando a respeito, se quiserem complementar a leitura 🙂

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  
Thaís Towersey
Casada, "mãe" orgulhosa de três gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para conhecer com o marido, outro viciado em voar! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

2 Comentários:

  1. Dicas importantes: mais vale um seguro na mão do que ver a sua viagem acabar voando.

    Responder

Conta aí o que você acha! :)