seg
08 maio
2017

Cerro Quimal – a montanha feminina do Atacama

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

Um dos passeios novos que fui experimentar no Atacama foi subir o Cerro Quimal, uma montanha pouquíssimo conhecida por turistas ainda, e com o nível de dificuldade moderado. Me animei demais em fazer esse trekking, principalmente pela história dessa montanha, que não é qualquer uma!

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnoAtacama e #NoTopoDoChile para ver mais fotos!

 

 

Nosso guia Elias no Cerro Quimal

Nosso guia Elias no Cerro Quimal!

 

Se prepara para uma história de amor da Disney do Atacama 😂 😍 :

O Cerro Quimal é conhecido no Atacama como a montanha feminina, segundo lendas indígenas Atacamenhas, que acreditam que ela é sagrada! A história é que a princesa Quimal tinha sido prometida por seu pai (o vulcão Lascar) ao vulcão Licancabur. Mas Quimal se envolveu com o irmão de Licancabur chamado de Juriques. Claro que seu pai, Lascar, ficou aborrecido e acabou mandando cortar a cabeça do Juriques (essa montanha não possuis cume, e fica do lado do Licancabur).

 

Lascar afastou o Cerro Quimal dos demais vulcões que, hoje, estão enfileirados olhando para a única princesa da região. Mas isso não impediu que Juriques e Quimal se encontrassem. Até hoje as sombras dos dois se juntam depois do solstício de inverno (nos primeiros dias de agosto), quando é comemorado o ano novo likan-antay. Por conta dessa história, o Quimal recebe cerimônias dos likan-antay para assegurar a chuva na região. A cultura indígena local acredita também que o cerro representa a fertilidade da mulher.

 

Topo no Cerro Quimal no Atacama

Lá em cima! Vista exclusiva!

 

Só a história já faz dar vontade de conhecer o Cerro Quimal, não é mesmo? E para completar, por ser uma montanha ainda desconhecida, se torna um daqueles pedacinhos únicos do deserto. Já falei outras vezes, mas vocês não têm noção da paz que é estar de frente pra paisagens lindas, praticamente exclusivas para você! 🙏

 

como subir o cerro quimal?

Bem, o passeio foi feito com a FlaviaBia Expediciones, que acabou de lançar, fresquinho e inexplorado! Saímos de San Pedro por volta das 6:00, porque rola um longo trajeto de 2 horas de carro até chegar no Cerro Quimal. O fim da “estrada” é bem ruim e sacode bastante… pra quem enjoa vale a pena levar um remedinho, just in case.

 

Tomamos café e começamos a caminhada, que durou 3 horas na subida. Pessoas mais preparadas que eu podem subir em 2, mas calcule por volta de 3 a 4 horas, pra se preparar psicologicamente. Inclusive, indico a leitura do texto “Eu não vou conseguir”, que falo sobre todas as sensações de subir uma montanha, para pessoas inexperientes!

 

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, E VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, mas super me ajuda a continuar postando conteúdo GRÁTIS!

 

 

O terreno é cheeeeeio de pedras, que te faz fazer um esforço maior a cada passo. Usamos bastões de trekking, oferecidos pela agência, para dar mais equilíbrio durante a subida, mas na descida eles foram essenciais na minha vida!

 

Cerro Quimal

Pedra, pedra, pedra!

 

Nosso guia, Elias, é maravilhoso e sabe guiar o grupo em um ritmo bom para que ninguém se canse demais logo no início. Fomos em um passo bem tranquilo e com paradas estratégicas para descanso de tempos em tempos.

 

DESCONTO PARA VOCÊ NOS PASSEIOS

Se você estiver indo pro Atacama eu indico demais essa agência para passeios comuns e para os trekkings. Mande um e-mail para a brasileira Flavia ([email protected]) e diga que viu o post da Thais no Guia Mundo Afora, assim você vai ganhar um desconto especial por ser meu leitor ❤️

 

 

Eu vou conseguir subir o cerro quimal?

Claro, é só querer 🙂 O Cerro Quimal é recomendado para quem quer treinar o passo em pedras e principalmente na descida, que foi MEGA difícil pra mim! Caí diversas vezes, mas não me machuquei em nenhuma, que é o que importa. Foi super importante pra me ajudar a perder o medo, o que me ajudou em vários outros trekkings que fizemos depois. A evolução é impressionante, gente!

 

Chegando no topo, comemos, batemos papo e aproveitamos a vista exclusiva lá de cima, a 4.278m de altitude!

 

O bacana dessa montanha é que ela é “pesada” em esforço de perna, mas não é tão alta como o Lascar, por exemplo, sendo um ótimo treino de aclimatação para quem quer subir montanhas de maior altitude!

 

Topo Quimal Atacama

No Topo do Cerro Quimal

 

que roupa usar no cerro quimal?

Como o Cerro Quimal está na cordilheira de Domeico, faz calor! Fiz esse trekking em Março, que tem temperaturas super amenas, mas dei uma sofrida com o calor. O ideal é usar calça leve ou shorts, botas de trekking — que são indispensáveis — e uma blusa levinha. Eu até levei um casaco na mochila, mas foi super dispensável.

 

++ Leia mais sobre 10 equipamentos de trekkings essenciais para iniciantes

 

Roupas no Cerro Quimal

A roupa que usei na subida do Cerro Quimal

 

O passeio da Flavia oferece um kit para trekking, com barrinhas, fruta, nozes, água e tals, mas é importante levar mais água ainda! Eu bebi uma média de quase 3 litros de água em 5 horas de caminhada, fora o trajeto de ida e volta que é longo. Se hidratar é uma das partes mais importantes de qualquer trilha, gente, e com o calor que faz então, não da pra acabar a água!

 

Ficha Técnica do Passeio:*

  • Saída: 6:00 horas (passeio de dia inteiro)
  • Subida: entre 2 a 4 horas (fizemos em 3h)
  • Descida: 1h30 (fizemos em 2 h)
  • Tempo total: Em média 7 a 8 horas.
  • Dificuldade: Nível médio
  • Altitude: 4.278 metros.
  • Entradas: não possuem
  • Incluído: Café da Manhã + snack de trekking
  • Temperatura: média de 28º em Março
  • Roupas: Bota de trekking, short ou calça fina, blusa leve, boné

 

O que acharam da lenda da Montanha feminina no Atacama?

LEIA MAIS

 

*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com o tempo e a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Março de 2017. Agradecemos a FlaviaiBia Expediciones pelo dia incrível!

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , ,
Thaís Towersey
Casada, "mãe" orgulhosa de três gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para conhecer com o marido, outro viciado em voar! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

0 Comentários:

Conta aí o que você acha! :)