qua
28 dez
2016

Vacina da Febre Amarela: preciso mesmo para viajar?

Postado por Thaís Towersey - 6 Comentários

Uma coisa que sempre li e reli em mil blogs de viagem era sobre a necessidade de ter tomado a vacina da Febre Amarela e ter o Certificado de Vacinação Internacional para viajar para alguns países. Mas até então, isso para mim era uma lenda. Nunca tinham me pedido, e olha que eu rodo, ein! rs

 

Como viajante prevenida que sou, claro que eu tinha toda a documentação certinha e sempre levei meu Certificado de Vacinação Internacional juntinho do meu passaporte para todo o lugar que vou e minha vacina da Febre Amarela tinha sido tomada há anos. Se chegar lá e te pedirem, você tem! Essa é a estratégia mais segura, sem dúvidas.

 

Certificado de Vacinação Internacional

 

Até que um dia me deparei com um país que não deixa brasileiros entrar sem essa vacina, e levam bem a sério isso: a Tailândia!

 

ATUALIZAÇÃO - Fev/2017

Com o surto de Febre Amarela no Brasil a tendência é que cada vez mais países peçam o certificado e proíbam brasileiros que não possuem o documento de embarcar. Já saiu a informação que a Copa Airlines já está cobrando o Certificado dos seus passageiros que foram desembarcar no Panamá.

Ou seja, galera, tomem a vacina e tirem o Certificado, não importa para onde forem!

 

A VACINA DA FEBRE AMARELA

A vacina da Febre Amarela é exigida para brasileiros em alguns países do mundo, já que o Brasil é considerado uma área de risco. A região do norte do país, como Amazonas e Tocantins são mais afetadas pela doença, mas o Brasilzão todo precisa apresentar a comprovação da vacina.

 

É só se encaminhar a um posto de saúde (ou em algum lugar privado, fica a seu critério) e tomar uma picadinha. Dizem que algumas pessoas podem sofrer certos leves efeitos colaterais, mas eu não senti nada. A vacina é gratuita na rede pública!

 

O efeito da vacina começa a valer no organismo 10 dias depois da vacinação. Você tem que tomar com antecedência da sua viagem!

 

 

MAS, THAÍS, E QUE CERTIFICADO É ESSE?

Meu caro amigo, você vai se vacinar e receber um comprovante dessa vacinação, certo? Mas o papelzinho do posto de saúde da esquina, não vale absolutamente nada em uma viagem internacional. Você precisa do Certificado de Vacinação Internacional que é reconhecido mundialmente. Ele nada mais é que um papel em inglês dizendo que você tomou a vacina.

 

 

COMO TIRAR O CERTIFICADO DE VACINAÇÃO INTERNACIONAL?

Com o comprovante da vacina da Febre Amarela em mãos, é só se dirigir a um posto da Anvisa com seu RG ou Passaporte para emitir o certificado. Eles vão pedir mil dados seus (ou você pode adiantar o processo pelo site), e te dar um papel carimbado como esse:

 

Vacina da Febre Amarela

 

Guarde essa bodega com mil clips no seu passaporte (já vi muita gente grampeando) e vai com Deus para onde tu quiser! rs

 

Confira aqui os postos da Anvisa no Brasil que oferecem o serviço gratuito.

 

 

AGORA É SÉRIO: REALMENTE PEDEM ESSE PAPEL?

Como disse no início do post: nuuuuuuuuunca tinham me pedido isso. Mas na Tailândia você precisa passar pelo ‘Health Control’, que é um stand feito só para conferir se você tem a vacina da Febre Amarela. Sem passar por ali e a moça carimbar seu formulário, nem perca seu tempo indo pra imigração!

Pesquisando melhor sobre o assunto, li que alguns países já te barram no aeroporto do Brasil sem esse certificado. Por isso, levem muito a sério, principalmente na questão dos 10 dias antes de viajar… não ter esse prazo pode acabar com sua viagem!

 

Health Control Tailândia

Pare aqui nos aeroportos da Tailândia antes de ir na Imigração!

 

E QUAL A VALIDADE DA VACINA DA FEBRE AMARELA?

Antigamente a Vacina da Febre Amarela valia por 10 anos, mas agora é pra vida toda! Uma vez com seu Certificado de Vacinação Internacional em mãos, você nunca mais se preocupa com isso. É só não perder (como a esperta aqui fez. Vou contar em um outro post o que fazer nesse caso) e ser feliz 😄

 

 

LEIA MAIS

 

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

6 Comentários:

  1. Adriana09/07/2017

    Olá tudo bem moro em Dubai e vou para a tailandia vi em alguns blogs que a vacina só é exigida em países de risco como aqui não existe será que é nescessario tomar ou consigo tomar lá mesmo na tailandia obrigada

    Responder
    • Thaís Towersey11/07/2017

      Oi Adriana, mas seu passaporte é do Brasil, não é? Não sei se no caso eles aceitariam algum comprovante de residência pra provar que você não vive na área de risco..
      Acho que o ideal é ter o certificado e ficar tranquila. Caso não dê, eu já ouvi dizer que eles dão na hora no aeroporto, mas nunca passei pela experiência, então não posso garantir.

      Beijo grande!

      Responder
  2. Oi Thais,

    Estou indo para Thailandia no Domingo e só tomei a vacina hoje, qual a sugestão ? Eles mandam a gente de volta ?

    Responder
    • Thaís Towersey03/05/2017

      Olá! Não acredito que volte não, pois ouvi dizer que eles dão a vacina na hora caso você não tenha ou perca o papel. Me conta depois se complicaram com algo???
      Beijos e boa viagem!

      Responder
  3. Franciele Pescarolo dos Anjos Simioni11/04/2017

    Oi Thais! Estou lendo todas suas dicas para Dubai e Abu Dhabi eee também perdi meu certificado de vacinação de febre amarela, como você fez?? Obrigadaa

    Responder
    • Thaís Towersey11/04/2017

      Oi Franciele!
      Só fui em um posto da Anvisa e pedi 2ª via. Mostrei RG somente eles já tiraram outro gratuitamente 🙂

      Beijos

      Responder

Conta aí o que você acha! :)