ter
20 set
2016

Mergulho na Lagoa Misteriosa em Bonito

Postado por Thaís Towersey - 0 Comentários

Uma das experiências mais desejadas em Bonito é poder mergulhar na Lagoa Misteriosa. Não só por ela ser extremamente exótica, como também porque a época onde a mergulho é liberado é bem limitada e exclusiva.

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da viagem!
Você também pode procurar pela Tag #GMAemBonito

 

Lagoa Misteriosa

 

SOBRE A LAGOA MISTERIOSA

A Lagoa Misteriosa simplesmente tem seu fundo desconhecido. O mais profundo que alguém já conseguiu alcançar foi 220m de profundidade (tipo, uau) e mesmo assim não chegou lá em baixo.

A ideia de mergulhar em um lugar assim anima qualquer mergulhador, principalmente porque a água é incrivelmente cristalina e a sensação de infinito é bizarra.

 

TEMPORADA DE MERGULHO

O segundo ponto que torna a Lagoa Misteriosa um objeto de desejo: só é possível visitá-la em certas épocas do ano. Durante o verão, uma espécie de alga se prolifera e toma mais ou menos 12m de profundidade da lagoa, afetando completamente a visibilidade da água. Ou seja, nada de mergulho.

 

Lagoa Misteriosa

Chegando na Lagoa, você faz uma trilha

 

Somente quem visita Bonito de Abril a Setembro terá a oportunidade de mergulhar na Lagoa Misteriosa, e mesmo assim deve confirmar a abertura da temporada na época da sua viagem. Mais um motivo para visitar em Junho, como listei em outro post 🙂

 

MERGULHO E FLUTUAÇÃO

Bem, eu fui em Junho, como vocês sabem, e tinha meu mergulho e do Alan agendados pela Big Tour!! Mesmo quem não é certificado (não tem curso de mergulho e carteirinha) ou quem nunca mergulhou na vida pode fazer o batismo na Lagoa Misteriosa, onde você vai descer até 8m de profundidade.

 

As profundidades de acordo com credenciamento:

Batismo: 8 m de profundidade
PADI básico: 18 m de profundidade
PADI avançado: 25 m de profundidade

 

Para quem tem medo e não quer mergulhar, da pra fazer só a flutuação e conhecer a Lagoa Misteriosa do rasinho. (e acabou sendo o que fiz…rs)

 

O BASTISMO NA LAGOA MISTERIOSA

Um casal do meu grupo estava lá para fazer o batismo, e fiquei observando como seria o andamento, já que já ouvi muitas histórias de instrutores que praticamente te jogam na água sem muita explicação (não em Bonito especificamente, mas na vida…).

 

Lagoa Misteriosa

A cor da Lagoa Misteriosa

 

Fiquei boba com a dedicação do instrutor que estava com eles! O cara realmente explicou passo a passo tudo, e deu uma aula de segurança e movimentos básicos, antes mesmo de colocarem o equipamento. Achei muito legal a forma como foi dirigida a atenção para quem nunca mergulhou na vida – e provavelmente estava assustado.

 

O QUE ACONTECEU COMIGO

Bem, nosso grupo era de 4 pessoas, e cada uma com uma situação diferente. Tinha o casal que ia fazer batismo; eu que tenho o curso básico e podia descer 18m e o Alan que tem o avançado e podia descer 25m. Resumo da ópera: tinham 3 instrutores disponíveis, um específico para cada caso. Já achei isso mara.

Já falei mil vezes aqui, no snap (guiamundoafora) e até no ig como eu tenho pavor de mergulho. Sim, eu sou credenciada, mas só Deus e Jesus Cristo sabem como isso aconteceu, na boa. Depois de toda montada com o equipamento, paniquei e não consegui descer de jeito nenhum. NE-NHUM.

E não era porque meu instrutor não era bom, não, muito pelo contrário, ele era incrível! Teve uma paciência de Jó comigo (nem eu estava com paciência comigo), mas mesmo assim o pânico falou mais alto.

 

Lagoa Misteriosa

Olha eu! Alan tirou essa foto lá do fundo, a 25 m.

 

Para quem tem sensação de claustrofobia, a Lagoa Misteriosa pode ser um problema. Diferente do quando se mergulha no mar, lá você vê os paredões ao redor da Lagoa, e isso me deixou muito assustada. Fora que você olha pro fundo e não vê o fundo. 😳

Acabei fazendo uma flutuação, somente, e foi bem bonito! Mas até onde vale a pena ir até lá só para flutuar, não sei te dizer, até porque não há praticamente vida animal nenhuma na Lagoa Misteriosa, somente alguns poucos peixinhos. Olha só eles passando na cara do Alan:

 

Lagoa Misteriosa

Só há uns micro peixinhos. A graça da Lagoa é a profundidade!

 

Acho que o mergulho que realmente torna especial a experiência, e que você deveria MESMO tentar fazer! 🙂

 

Passeio bom para combinar com: Flutuação no Rio da Prata ou Buraco das Araras

 

Esse foi o único dia que ficou corrido no meu roteiro. Fiz o Rio da Prata de manhã, a Misteriosa depois do almoço e no fim da tarde o Buraco das Araras. Esses 3 passeios realmente são colados uns nos outros, e bem distantes do centro, mas se você conseguir separar e fazer só 2 em um dia, acho que vai ficar menos corrido e você aproveitará melhor 😉

 

FICHA TÉCNICA DO PASSEIO*

  • Agência: Big Tour 
  • Horários: Tanto faz, eu fiz à tarde
  • Onde: Lagoa Misteriosa
  • Distância: 54km do centro / 1 h
  • Valor: R$332,00 o mergulho de cilindro e R$140,00 a flutuação
  • Temperatura média no inverno: 18 graus
  • Roupa: Roupa de banho, o resto eles fornecem.

 

 

E você? Conseguiu organizar sua viagem para a temporada?

 

 

LEIA MAIS

 

*Os passeios, preços e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Junho/2016. Agradecemos à Lagoa Misteriosa e a Big Tour pelo convite. 

 

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , ,
Thaís Towersey
Casada, "mãe" orgulhosa de três gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para conhecer com o marido, outro viciado em voar! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

0 Comentários:

Deixe uma resposta