ter
29 dez
2015

8 dicas para se virar em Zhangjiajie na China

Postado por Thaís Towersey - 12 Comentários

Já mostrei milhões de fotos lindas e acho que te convenci a incluir Zhangjiajie no seu roteiro, não é? E se não está convencido ainda, leia o post sobre as atrações da cidade aqui, até para entender sobre os lugares que vou citar no texto. Mas agora vocês precisam aprender as coisas práticas sobre como como se virar na cidade. Aqui vão algumas dicas de ouro que teriam feito minha visita incrivelmente mais fácil! Já que a minha não foi, pelo menos espero que a sua seja moleza ;D

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da viagem de 25 dias.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnaChina 😉

 

Zhangjiajie

 

1 – COMO CHEGAR EM ZHANGJIAJIE

A cidade fica há 19 horas de Shanghai e quase 24h de trem até Beijing. Definitivamente não fica pertinho das cidades grandes, mas de avião você demora só 3 horinhas, fiquem calmos!
Eu, muito bonita e esperta, decidi que queria voltar de Zhangjaijie até Beijing no trem noturno de 24 horas, pra poder conhecer e ter essa experiência única (e infernal, depois descobri). NÃO FAÇAM ISSO! Não importa o valor do avião, sempre vai valer a pena!

Se você estiver em uma cidade próxima for pegar um trem bala, aí sim é legal! Eu mostro nesse vídeo um pedacinho de como é um de segunda classe:

Eu comprei todas as minhas passagens pelo site da China Highlights, mas ouvi muitas pessoas falando bem do CTrips também. Planeje tudo com muita antecedência pois as passagens boas acabam MESMO! E às vezes até as ruins, e você fica sem conseguir se deslocar. Multidões, multidões, multidões…

 

2 – DO AEROPORTO AO CENTRO DE ZHANGJIAJIE

O aeroporto da cidade é bem pequenininho, quase uma sala, só! Mas recebe voos diários de várias partes da China. Nós chegamos bem à noite, por volta de 22h e não tivemos outra opção além de táxi para ir para o centro. Qual o problema disso? Eu ainda vou explicar em outro post (ou vídeo se preferirem, me falem nos comentários!), mas é extremamente complicado pegar táxi na China. Eles querem cobrar valores absurdos porque somos turistas, e muitos nem param para nós, pois não vão conseguir se comunicar.

Nós oferecemos 50 yuans (uns 25 reais) e o cara aceitou sem pestanejar, então acredito que pagamos um valor bem mais alto do que daria a corrida, mas ainda não saiu caro.

O Alan leu em algum fórum da vida que existem ônibus que levam até o centro, e eles ficam do lado de fora do aeroporto. Tente programar sua passagem para chegar durante o dia e tentar pegar um desses ônibus.

viagem-com-thais-posts

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, E VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, mas super me ajuda a continuar postando conteúdo GRÁTIS!

 

3 – ONDE FICAR EM ZHANGJIAJIE

A cidade é pequena e bem de interior, ou seja, reflete bastante o lado mais pobre da China, e consequentemente você encontrará muitos hotéis horríveis mascarados de bons, por isso tome muito cuidado! Eu fiquei no PIOR hotel da minha vida em Zhangjiajie e chegou a traumatizar, pra falar a verdade. Conseguiu ser pior do que quando dormi na obra em Guilin…

Pelo menos a localização era MUITO boa, bem pertinho da entrada para a Tianmen Mountain, dava pra ir a pé. Estávamos também há 5 minutos a pé da estação de trem e de ônibus e há 15 min de táxi do aeroporto.

 

Hotel california

Minha indicação: Hotel California. Foto: Google

 

Do lado do meu buraco do inferno tinha um hotelzinho muuuuuuito fofo, onde tomamos café da manhã um dia e onde a recepcionista salvou nossa vida mil vezes. Ela era a única da região que falava inglês e nos ajudou demais em tudo que precisamos, mesmo nem estando hospedados no hotel!!!! 😱 Ele se chama Hotel California e você pode reservar aqui.

Fiquei realmente encantada com o serviço e digo que não me surpreende ter visto tantos gringos hospedados lá, pois na região ele era o único hotel que parecia preparado para receber turistas não asiáticos.

Mas se por algum motivo qualquer você não quiser ficar lá, não deixe de conferir a localização do hotel, pra ver qual é a área boa para se hospedar em Zhangjiajie. E por hipótese ALGUMA fique no hotel Zhangjiajie Travel Inn. Ele parece arrumadinho nas fotos do booking, mas é o inferno em forma de hospedagem.

 

4 – QUANTOS DIAS FICAR EM ZHANGJIAJIE

Eu fiquei 3 dias inteiros e foi mais que suficiente. Usamos 1 dia para a Tianmen Mountain e 2 dias seriam para o Zhangjiajie National Park, mas como não conseguimos nos deslocar lá como contei aqui e estávamos exaustos, acabamos usando o terceiro dia para descansar.

É importante dizer que o ingresso do Zhangjiajie National Park custa 245 yuans e é válido por 4 dias, então se você estiver muito fissurado para explorar o parque, pode até estender sua visita na cidade por mais tempo, já que o ingresso já estará pago, mas sinceramente acho too much.

 

> Leia mais: 5 lições para se virar bem na China

 

5 – CONTRATAR OU NÃO UM GUIA?

É impossível explorar o Zhangjiajie National Park sem um guia. Não tem praticamente nenhuma placa em inglês e ninguém sabe te explicar nadica de nada que não seja em chinês. Compramos um mapa em inglês antes, e ele não batia com os mapas do parque, era uma loucura!

Para se deslocar dentro do parque você deve pegar ônibus (que estão inclusos no ingresso). Nós pegávamos os errados, saíamos em lugares que não fazíamos ideia de onde estávamos…resultado: não conseguimos ver nada. Eu dei uma olhada e os dois sites que indiquei a cima vendem pacotes de tours por Zhangjiajie, inclusive com hospedagem. Eu mandaria um email também pedindo um orçamento só com guia.

 

Placas Tinamen Mountain

Placas em inglês na Tinamen Mountain

 

Durante as minhas pesquisas também achei esse site aqui com ofertas de vários guias turísticos particulares pelo mundo! Cheguei a orçar com alguns, mas acabei não fechando nada. Que burra, da zero pra ela… Às vezes a gente faz umas economias porcas, né? 😳

Agora para a Tianmen Mountain você pode ir tranquiiiiilo e sem supervisão, pois lá há muitas placas em inglês e fizemos tudo com muita facilidade.

 

6 – COMO EXPLORAR A TIANMEN MOUNTAIN

Da região que indiquei se hospedar, você vai a pé até a entrada da Tianmen Mountain, são menos de 10 min. Compre o ingresso que custa 258 yuans, incluindo o trajeto de cable car e ônibus e escolha uma forma de subir. Essa escolha vai influenciar totalmente a forma como você vai organizar seu dia, olha só:

a) Você pode subir de cable car direto para a montanha, explorar a Tianmen toda, e depois descer de escadas rolantes para o Heaven’s Door. Depois disso você pode voltar tudo e pegar o cable car de volta para baixo ou descer de ônibus.

Lado positivo 👍 : Você pode chegar na fila do cable car antes dele abrir e evitar maiores filas.
👎Lado negativo : Você vai chegar no Heaven’s Door já no topo e não vai ter tanta graça do que pisar na base dele de cara.

 

zhangjiajie

Heaven’s Door

 

b) Você pode subir de ônibus, subir as escadas do Heaven’s Door até o buraco, depois subir de escada rolante até a Tianmen e descer tudo no cable car. Foi esse trajeto que fiz.

Lado positivo 👍 : Você chega na base do Heaven’s Door e explora ele logo pela manhã.
👎Lado negativo : Você pode pegar filas enormes na descida do cable car, dependendo da época e horário. Eu fiquei 3 horas. 😫

 

7 – FAZER UM DOS TRAJETOS DE ÔNIBUS

Você pode até ficar pensando que seria mais fácil subir e descer tudo de cable car e fazer dois trajetos no maior teleférico do mundo, mas eu não indico. A estrada de subida é LINDA e também é um dos pontos turísticos de Zhangjiajie. São 99 curvas de subida até chegar no pé de Heaven’s Door e a vista é incrível.

E olha, eu costumo enjoar muito em carro e em subidas assim, mas nessa eu achei bem de boa, não senti nada!

 

Estrada de 99 curvas em Zhangjiajie

Estrada de 99 curvas para subir na Tianmen

 

8 – QUE ROUPA USAR NOS PASSEIOS EM ZHANGJIAJIE

Nós viajamos no verão, em agosto de 2015, que é uma das épocas mais bacanas para explorar áreas mais naturais da China, mas é um calor da porra! Por isso vá com uma roupa bem confortável e fresca. Tênis é essencial, pois você vai subir 999 degraus e andar bastaaaante na montanha.

 

Heavens Door, China

Jeans e regata para a subida.

 

O engraçado é que você vê cada coooooooisa lá em cima! Mulheres de vestido de festa, rasteirinha, salto alto, TUDO! Não vá na onda dessas chinesas, não, confie em mim! rs

Também leve lanchinhos, biscoitos e muita água, pois apesar de ter alguns poucos quiosques no alto, tem muitas pessoas que tem problemas com a comida chinesa, e não da pra enfrentar essa maratona de um dia inteiro sem se alimentar e hidratar.

 

Bem espero que tenham curtido, e me contem o acharam aí, vai 🙂

 

 
  LEIA MAIS:

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

12 Comentários:

  1. Cauê25/04/2017

    Me atentarei as dicas. Com certeza farei.

    Valeu pela disponibilidade em responder tudo. 😀

    Beijo

    Responder
  2. Cauê25/04/2017

    Ah bão! Tinha visto e não tinha associado Yellow Mountain com Mount Huashan.
    Vou abusar um pouco de ti e perguntar umas coisinhas:
    – A entrada do park vale pra quantos dias?
    – Dá pra fazer o melhor do park em um dia ou precisa de dois? Pois tava na cabeça que seria um bate-volta de Xi’an e faria tudo no mesmo dia.
    – A chamada “trilha mais perigosa do mundo”, vocês foram? Seria essa: https://misteriosdomundo.org/caminho-perigoso-china/

    O seguro viagem e reservas já fizemos, mas continuarei acompanhando vocês aqui. Ótimos relatos das viagens. =)

    beijo

    Responder
    • Thaís Towersey25/04/2017

      Olha, talvez eu mude o título, achei que a maior parte das pessoas conhecia por Yellow Mountains! XD

      Então, não me lembro sobre q questão dos dias, acho que tinha opção de comprar 1 ou mais. De Zhangjiajie eu lembro que vale por 3 dias. Nós fizemos tudo em 1 dia só inteiro, e não senti falta de nada, saí super satisfeita.
      Dormirmos 2 noites nesse hotel aqui, na primeira visitamos umas cachoeiras ali perto, mas super dispensáveis (não lembro nem o nome) e no dia seguinte acordados mega cedo pra montanha. Indico MUITO o hotel, eles facilitaram horrores nossa vida.

      Não fomos nessa trilha não!

      Beijos

      Responder
  3. Cauê25/04/2017

    Oi,

    Vocês foram pro Mount Huashan próximo a Xi’an? Tá difícil achar informações de quem já foi pra lá e teu site ajudou muito com as dicas sobre Zhangjiajie.
    Faremos Hong, Kong, Shanghai, Zhangjiajie, Beijing, Xi’an e Chengdu (com ida ao Jiuzhaigou Park).
    Valeu mesmo pelas dicas, ajudou bastate. =)

    Abraços

    Responder
    • Thaís Towersey25/04/2017

      Oi Cauê, fui sim, tem post aqui no blog, clique aqui.
      Incrível, a China é demais, vai adorar esse roteiro!! Não esquece de reservar hotéis e seguro viagem com a gente ein 🙂

      Beijão

      Responder
  4. jose stalin24/08/2016

    Muito legal. Parabéns pelo site. Estamos indo para China em março/17 e queremos incluir essa montanha no roteiro!

    Responder
  5. Oi Thaís! Comprei pela China Highlights mesmo e por enquanto só sucesso! 🙂
    Não fiz seguro porque estou achando tudo MUITO caro! E não vou pra Zhangjiajie, somente Beijing, Shanghai e Nanjing!!

    Beijos

    Responder
    • Thaís Towersey10/05/2016

      Oi Gabrielle,
      maraaa! Eu gostei bastante deles, deu tudo certo!
      Assim que chegar em Beijing retira tudo, pq tem orário de atendimento no balcão, não deixa pra tirar na hora do trem não.
      Sobre o seguro, da uma olhada nesse aqui que é parceiro do blog. Eles buscam em várias seguradoras ao mesmo tempo e geralmente tem opções bem baratas.
      Não viajar sem seguro não, deus te livre acontecer algo lá, o povo não fala inglês quase nada..

      E que pena que não vai pra Zhangjiajie, lá é top! 😉
      Beijão

      Responder
  6. Oi Thais, tudo bem?

    Seus posts tem me ajudado muito a planejar minha viagem pra china (principalmente o do visto hehe)! obrigada <3

    Como foi sua experiência de comprar passagem de trem com a China Highlights? Você precisou buscar as passagem na estação de trem? Eu estava quase fechando com a Ctrip, mas como a cobrança seria em Yuan-Dolar-Real, no fim ia ficar elas por elas…

    Muito obrigada!!

    Responder
    • Thaís Towersey21/04/2016

      Oi Gabrielle,
      que bom que está curtindo!!! :))
      Então, eu gostei muito deles. Sim, as passagens devem ser retiradas na estação, mas da pra tirar todas de uma vez. Eu fiz isso em Beijing. To devendo post disso, né? rs
      Acho que voce deve comparar o preço das duas e ver qual sai mais barata!
      Já fechou hotel e seguro também?
      Vai pra Zhangjiajie?
      Beijão!

      Responder

Conta aí o que você acha! :)