qui
13 ago
2015

Muralha da China: como é explorar essa maravilha!

Postado por Thaís Towersey - 23 Comentários

Um dos meus maiores sonhos era conhecer a muralha da China. Não só a história milenar sempre me impressionou, mas tinha certeza que ficaria encantada com a estrutura. Além de todas as fotos que já havia visto serem simplesmente de tirar o fôlego…

Sem sombra de dúvidas foi o lugar/passeio na China que mais pesquisei, para não dar errado de forma alguma esse meu dia tão especial. Ah, e como foi especial!

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da viagem de 25 dias.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnaChina 😉

Muralha da China

ESTRUTURA DA MURALHA DA CHINA

Primeiramente tenho que dizer que fiquei muito impressionada com a estrutura de entrada da Muralha da China. Há um super estacionamento em Mutianyu, diversas barraquinhas de souveniers e MUITOS restaurantes. Tinha até Burger King no pé da Muralha, minha gente! Sinceramente não estava esperando esse avanço todo.

 

Estrutura na Muralha da China

Então, se ao descer da sua caminhada der aquela fome, dá pra sentar para almoçar com calma em algum restaurante típico chinês ou encarar um fast food. Tem para todos os gostos.

 

ÁREAS DA MURALHA DA CHINA

Para chegar na Muralha da China há 3 entradas mais conhecidas, algumas de mais fácil acesso que outras, mas definitivamente todas bem distintas.

A parte mais conhecida e mais fácil de chegar se chama Badaling, onde a maior parte dos pacotes e passeios turísticos vão, por ser a mais perto de Beijing. Ou seja, cheeeeeio demais. Eu não fui nessa área então não posso te dizer que é insuportável andar por lá e que não valeria a pena (até porque acho difícil qualquer pedaço da Muralha da China não valer a pena), mas se você puder evitar, evite. Tenho certeza que você não quer mil chineses nas suas fotos. Mas se decidir comprar o tour, você pode dar uma olhada nas características aqui.

A terceira parte, se chama Jinshanling, e é a mais distante de todas e que parece requerer um esforço físico bem maior. As caminhadas são mais longas e difíceis, e eu só indicaria para quem tem muito tempo pra dispor e muita energia para gastar, pois só o caminho de carro demora 4 horas cada trecho!  É pros aventureiros natos que querem explorar uma área mais original e com pouca restauração.

viagem-com-thais-posts

Lembrando que se você fizer sua reserva através dos links parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, E VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, mas super me ajuda a continuar postando conteúdo GRÁTIS!

mutianyu

Já a segunda parte, a que fui, se chama Mutianyu e fica há umas 2h de carro de Beijing. Por ser um pouco mais afastada, ela é bem menos explorada que Badaling, mas não tão difícil de chegar quanto Jinshanling achei perfeita!

 

COMO CHEGAR NA MURALHA DA CHINA

Vou contar tudo sobre Mutianyu obviamente, pois foi a que conheci.
Não há transporte público para chegar nessa área de Muralha da China, então você deve contratar um tour ou um motorista particular. Escolhemos um motorista, pois não queríamos nos prender a nenhum horário de grupo, e foi a melhor coisa que fizemos.

 

The Great Wall of China

 

Peguei a indicação do Michael no blog da Dri Everywhere, que por sinal tem um manual bem legal de como chegar por conta própria na Muralha da China, na parte de Badaling.
A indicação foi ótima! Michael combinou tudo com a gente por email e estava às 7:00 em ponto em nosso hotel para nos buscar. Chegamos super rápido (1:30h) na muralha pois não tinha nenhum trânsito, e depois de comprar nossos ingressos e dar algumas dicas sobre como explorar a Muralha, ele nos deixou soltos pra percorrer o quanto quiséssemos.

O motorista particular nos caiu tão bem, tão bem, que tivemos a liberdade de andar por 4 horas seguidas em baixo desse solão do verão chinês. A cada passo que dávamos a vontade de andar só crescia, mesmo estando mega cansados. Michael nos disse que normalmente as pessoas caminham mais ou menos por 2 horas somente, que foi a média que li nos grupos fechados, mesmo.

 

Canal na Muralha da China

Feliz demais na Muralha!

 

Pagamos 800RMB pelo carro com ar, motorista, pedágios e estacionamento. Se o grupo for de 4 pessoas fica bem em conta! Super aprovado! Caso queriam falar com o Michael, o email é esse: [email protected]

 

> Leia mais: Conheça Zhangjiajie, cheia de montanhas lindas!

 

INGRESSOS PARA MURALHA DA CHINA

Você vai precisar de um ingresso de entrada, que é somente para acessar a Muralha da China e mais algum tipo de ingresso para subir. Claro que você pode escalar ela a pé, mas não vejo porque perder todo seu tempo nisso.

O normal é comprar um ticket de teleférico que você pode usar pra subir e descer, ou subir de teleférico e descer escorregando por uma ladeirinha, como eu fiz e indico.

 

tobogas

Não é radical e nem desce super rápido, não, caso você esteja com medo, pois você tem que manter uma distância da pessoa da frente. Mas é uma forma bem diferente e divertida de descer a Muralha da China. Na verdade, vi nas minhas pesquisas que existe esse escorrega em quase todas as montanhas escaláveis aqui na China, vamos ver!

E não posso deixar de dizer que a vista do teleférico aberto de subida é espetacular. Você já fica abobalhado desde ali e a ansiedade sobe a níveis quase insuportáveis!

 

ANDANDO PELA MURALHA DA CHINA
Chegando no topo, Michael tinha indicado seguirmos primeiro pro lado direito, onde é uma parte menos restaurada e tem muito sobe e desce, muita escada, o que requeria mais esforço, mas que a vistas eram lindas. E realmente eram!!!

Foi ótimo ir nessa parte primeiro, pois depois de andar por algumas horas e quando o sol começa a pegar, fica bem complicado encarar as escadarias.

 

Muralha da China

Parte a Muralha com mais subidas e descidas

 

Não saciados, depois seguimos para o lado esquerdo e exploramos toda a muralha até a segunda descida de teleféricos, e voltamos.
Atenção! Se você quiser escorregar Muralha a baixo, você deve descer na área que subiu! Não há escorregas na área esquerda, só teleféricos fechados.

 

O QUE LEVAR PRA MURALHA DA CHINA

Nós fomos de mochila, principalmente para levar as 365 câmeras que eu carrego, mas além disso foram 4 garrafas de água, dois sanduíches e lanchinhos. Se você quiser economizar, definitivamente indico já ir montado como nós, mas fique tranquilo que há (poucas) vendinhas em cima da própria muralha da China.

 

lojas-muralha

Dá pra comprar água gelada, comida e lembrancinhas, mas obviamente que os preços são bem mais altos, pois eles tem que carregar todo o estoque até lá em cima! Compramos mais água (não deixe de se hidratar muito!) e estava custando 10RMB cada uma!

Junto dessas vendinhas tinha sinal de WC (banheiros) também, mas a gente suava tanto, tanto, que nem senti vontade de ir ao banheiro nessas 4 horas.

 

O QUE EU ACHEI DA MURALHA DA CHINA

Difícil descrever em palavras! Sabe aquele lugar que nunca dá vontade de parar de fotografar? A Muralha da China é assim…Ô lugar fotogênico! Confiram mais algumas fotos:

muralha da china mutianyu

muralha da china mutianyu  muralha da china mutianyu

muralha da china mutianyu

Cada subida, cada estação tem a sua graça e os ângulos se tornam irresistíveis de não capturar. Se perca, se entregue, esgote toda sua energia, pois te garanto que você nunca mais será o mesmo depois dessa visita.

 

Felizes na Muralha da China

 

 

LEIA MAIS

 

Faça suas reservas aqui pelo blog

Cada vez que você reserva algo por algum link aqui do blog, recebemos uma pequena comissão que nos ajuda continuar a atualizar o conteúdo. E você, leitor, não paga nada a mais por isso! Então reserva, vai? :)

Compartilhe

Se gostou das dicas,
receba gratuitamente por email!

Tags:  , , , , ,
Thaís Towersey
29 anos, "mãe" orgulhosa de dois gatos e um tanto desequilibrada (veja no Stories!) Trocou as paisagens cariocas pela vida agitada de São Paulo, que hoje ama como sua cidade natal. Apaixonada por viagens e gastronomia, está sempre procurando novos destinos para explorar e mostrar a vocês! Ache-a no Google + e no Instagram.
Deixe seu comentário

23 Comentários:

  1. Maíra Oliveira19/07/2017

    Você apagou meu post pois ganha comissão? Qual o motivo de apagar uma informação importante que é possível chegar a mala sem Tour?

    Responder
    • Thaís Towersey19/07/2017

      Oi Maíra, não ganho comissão nenhuma, minha dica é genuína.
      Apaguei seu post pois seu email é [email protected], acho que tem algo estranho aí, não é mesmo?
      Tenho todo o direito de não deixar em meu site a publicação de uma informação que não sei se é verídica, de alguém que tem um email com nome TRASH e SPAM no meio.

      E você não deveria vir na página de alguém com as palavras “NÃO É VERDADE”. Isso é rude e completamente desnecessário.
      Se eu estou errada, tenho o maior prazer de modificar minha informação (que foi publicada pela minha experiência e com as minhas pesquisas), mas se existe mesmo essa forma de chegar na Marulha, gostaria de ver os links com essa informação, como você disse.

      Responder
  2. SANDRA15/06/2017

    Sobre Pequim é só esse post da Muralha?

    Responder
  3. Cyndi26/08/2016

    Ultimas perguntas, prometo!!*-*
    Como foi chegou em Huangshan?
    Para reservar pelo booking por aqui é so clicar no link que vc colocou ne? ele direciona p o site, mas sabe que foi a partir daqui?

    Responder
    • Thaís Towersey26/08/2016

      Oi Cyndi,

      se você fizer pelo link que etá no post, ou nesse aqui, eles sabem que a indicação veio por mim 🙂
      Eu não contei lá? Fui de trem! Comprei as passagens pelo site China Highlights, de Xangai para Huangshan, da uma olhada lá.

      Se você buscar qualquer hotel em Xangai ou Pequim nesse link aqui, me ajuda bastante, viu? 🙂
      E pode perguntar quanto quiser! Adoro falar da China!

      Bj

      Beijão

      Responder
  4. Cyndi25/08/2016

    Pois é, ja li tudoooo que vc escreveu. Tinha pensado em Pequim e Xangai, apenas. Qd li seu roteiro fiquei apaixonada!!! Mas 13 dias é pouco tempo p todos esses lugares ne? Também achei Xi’an bem interessante.
    Estou na maior dúvida. O q vc me sugere? please!!!!rsrs

    Responder
    • Thaís Towersey26/08/2016

      Oi Cyndi, fica pouco sim, eu fiz emq uase 1 mês.
      Se eu fosse você faria Xangai, Pequim e Huangshan, que fica perto de Xangai e te da uma visão incrível do lado de montanhas da China, saindo um pouco das cidades grandes!
      Beijão

      Responder
  5. Cyndi Oliveira Werneck25/08/2016

    Oi Thaís! tudo bem?
    Adoro demais seu blog!!
    Estou planejando uma viagem para Hong Kong e China. Não tenho muitos dias. Tomara que você possa me ajudar..rs..
    Em que ordem vc fez as cidades? Tenho 13 dias na China o que vc recomendaria?

    Responder
    • Thaís Towersey25/08/2016

      Ooi Cyndi.. uuuui, difícil! rs Depende muito do que você gosta.. curte montanhas?
      Da uma lida nessas duas cidades que visite aqui: Huangshan e Zhangjiajie.

      Estou devendo mesmo um post re roteiro né?

      Responder
  6. Alexandre Lima31/07/2016

    Oi Thais, tudo bem? Duas perguntas, o Michael fala bem o inglês, certo? Outra dúvida, além de explorar a muralha, meu sonho 1.2 é descer no tobogã da muralha.. Rsrs, você comentou de 3 regiões e pretendo visitar a mesma que a sua. Nela tem o tobogã?.. Rs bj e obrigado.

    Responder
    • Thaís Towersey31/07/2016

      Oi Alexandre,

      sim e sim! 🙂
      Ele fala beeeem pra um Chinês, mas da pra se coumiunicar completamente. E eu desci no tobogã! Torce pra não tert nenhuma criança na sua frente, pois elas costumam ser mais lerdinhas.. heheh

      Bj

      Responder
  7. […] Muralha da China: como chegar e qual parte visitar […]

    Responder
  8. Antonio Juliani15/09/2015

    Thais
    Incrivel seus registros, tambem estive visitando a essa incrivel muralha e confesso que vi coisas novas no seu site.

    Responder
  9. Rachel22/08/2015

    Thaís, não encontrei o código para desconto do seguro viagem. Poderia me informar?? Obrigada.

    Responder
  10. Que demais!! Eu quero!
    Adorei Thaís! Ta na minha bucket list!

    Responder
    • Thaís Towersey20/08/2015

      Eu finalmente tirei da minha! Era um sonho!
      Não deixe de ir, não, um dos lugares mais incríveis que já visitei…
      (Quando escrevi o post não tinha rodado mais a China.. haha)

      Bj

      Responder
  11. Georgia16/08/2015

    Thaís, muuuuito bom!

    Responder
  12. Bruno Oliveira13/08/2015

    Muito legal seu relato. Realmente é um passeio bem diferente do que estamos acostumar a fazer.

    Responder

Conta aí o que você acha! :)